28 junho, 2024

Delícia de Chocolate Branco e Maracujá



Ultimo dia de escola do António. Dia de aniversário da minha mãe. Ultimar as coisas para irmos uns dias para o Algarve. O tempo passa a correr e o ano lectivo já acabou e começa a saga das férias de verão. Entre ATL e, este ano, tempo extra no Algarve, lá temos estes dias mais ou menos organizados. 

Entretanto acabamos o mês e a semana com uma receita fresca e deliciosa. 


Ingredientes:


150g de polpa de maracuja de conserva ou fresca

100g de manteiga derretida

200g de bolachas com chocolate

250g de chocolate branco

180ml de natas 35% gordura


Preparação:


Comece por preparar a base de bolacha. Num robot de cozinha triture as bolachas de chocolate com a manteiga até ficar uma mistura homogénea. Coloque depois numa forma redonda de fundo amovível e coloque no frigorífico.

Prepare o recheio. Leve um tachinho ao lume com as natas e deixe aquecer até levantarem fervura. Junte depois o chocolate partido em pedaços e desligue do lume. Mexa até o chocolate estar derretido e deixe arrefecer, (pode levar ao frio)

Depois de frio bata  a ganache com a batedeira eléctrica até ficar firme e cremosa e verta sobre a base de bolacha. Leve novamente ao frio.

Antes de servir decore com a polpa de maracujá a gosto.


Bom Apetite!


27 junho, 2024

Massa com Bróculos, Atum e Queijo



Dias sem tempo. Dias de receitas rápidas com o que há na despensa e no congelador. Dias de despachar o almoço ou jantar sem grandes preocupações.

A massa é quase sempre rainha, a par do atum que resolve quase tudo. Juntamos brócolos porque fazem bem e um bocadinho de queijo para a indulgencia. E já está!

Alimentados sem esforço.

Quem nunca!


Ingredientes para 4 pessoas:


3 latas de atum em azeite

225g de massa curta

1 cabeça de brócolos

150g de queijo mozarela ralado

Sal e azeite q.b.

1 cebola

2 dentes de alho


Preparação:


Coza a massa em água temperada de sal até que fique al dente.

Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar numa frigideira com um pouco de azeite. Pique grosseiramente os brócolos e envolva-os no refogado, deixando saltear. Tempere com sal e pimenta e acrescente o atum previamente escorrido. Envolva bem. Junte depois a massa  e metade do queijo e envolva tudo.

Transfira para um recipiente que vá ao forno e cubra com o restante queijo. Leve novamente ao forno a gratinar até que o queijo fique dourado.


Bom Apetite!


26 junho, 2024

Burritos na Travessa



Cá em casa este tipo de receitas costuma resultar muito bem. Os miúdos gostam de escolher as coisas que gostam mais. E já percebi que o facto de verem os ingredientes em vez de estarem todos misturados também ajuda a que percebam que gostam de tudo e que as receitas diferentes sejam sempre mais bem recebidas.

Deixo-vos esta ideia que por aqui resulta sempre bem. E podem sempre juntar outros ingredientes que sejam bem recebidos por aí. A imaginação é sempre o limite


Ingredientes para 4 pessoas:


150g de arroz basmati ou outro a gosto

300g de carne picada (vaca, porco ou mistura)

1 cebola + 1/2 cebola

2 dentes de alho

200g de tomate cereja

1 pepino ou pimento

Coentros frescos q.b.

Sal e pimenta q.b.

Cominhos q.b. (opcional)

Azeite q.b.

Couve coração ou lombarda ou alface iceberg para servir


Preparação:


Faça arroz como habitualmente.

Entretanto pique 1 cebola e os dentes de alho e leve a alourar num fio de azeite.  JunteAcrescente a carne de vaca, sal, pimenta e os cominhos, se usar e deixe tostar tostar e cozinhar bem a carne. 

Entretanto corte os tomates ao meio, junte 1/2 cebola picada, o pepino ou o pimento em cubinhos e junte também os coentros frescos. Envolva bem.

Sirva o arroz com a carne picada, a “salada” e couve em juliana fininha ou a alface iceberg.


Bom Apetite!


25 junho, 2024

Frango Assado na Airfryer



Apesar de gostar muito de usar a airfryer e de a usar muitas vezes, nunca tinha cozinhado um frango inteiro. Mas há sempre uma primeira vez para tudo e esta semana, que está a ser muito cheia e um bocado caótica, e a sentir a necessidade de despachar as refeições porque o tempo é muito escasso, decidi experimentar.

Resultado: ficou muito bem é é uma boa opção porque se torna muito mais rápido, se estiver calor ajuda porque a airfryer não aquece tanto o ambiente como o forno, e portanto ficou mais do que aprovado.

Usei temperos e sabores simples, mas deixo aqui as minhas dicas para ajudar a um bom resultado.


Ingredientes para 4 pessoas:


1 frango inteiro (cerca de 1,2 Kg)

1 limão

Sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de colorau

1 colher de chá de alho em pó

Azeite q.b.


Preparação:


Com a ajuda de uma tesoura, corte o frango pelas costas de modo a que fique aberto em maio em forma de “borboleta”. Faço isto porque assim o frango cozinha mais uniformemente e mais rápido.

Coloque o frango num recipiente e tempere de sal e pimenta, colorau, alho em pó e regue com metade do sumo de limão e regue com um fio de azeite. Esfregue bem sobre todo o frango e termine com o restante limão cortado em rodelas. (Se tiver tempo deixe o frango a marinar umas horas ou de um dia para o outro). 

Coloque depois o frango na Airfryer - com as rodelas de limão por cima - e leve a assar 45m a 190ºC. Se quiser vire-o a meio do tempo. (Dependendo do tamanho do frango pode demorar um pouco mais).


Bom Apetite!


24 junho, 2024

Massa com Molho de Tomate, Bacon e Mozarella



Digo sempre que todos devemos ter um repertório de receitas simples e rápidas que se preparam num instante. Esta é uma das preferidas e que faz sempre sucesso cá em casa, e que até costumo figurar nas receitas de férias, como molho de levo já de casa  congelado. Não tem nada que saber, mas é bom a valer!


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de esparguete

2 bolas de mozarela fresca

200ml de molho de tomate (usei o molho que partilhei na ultima publicação)

250g de bacon em cubinhos os tiras


Preparação:


Comece por cozer a massa em água abundante temperada de sal até que fique al dente.

Entretanto corte o bacon em tirinhas e coloque-as numa frigideira sem adicionar gordura e deixe saltear e cozinhar na sua própria gordura. Retire e coloque em papel absorvente.

Entretanto coloque o molho de tomate na frigideira e deixe aquecer. Escorra a massa e junte-a ao molho e envolva bem. Se necessário acrescente um pouco de água de cozedura para ajudar a soltar o molho.

Coloque no prato de servir. Por cima disponha a mozarella previamente cortada em rodelas e por cima o bacon salteadas. Termine com um pouco de manjericão fresco.


Bom Apetite!


21 junho, 2024

Molho de Tomate Especial



Sou uma pessoa muito pratica e gosto de receitas, ideias e atalhos que me façam poupar e rentabilizar o meu tempo!

Apesar de estarmos a entrar no verão o tomate ainda não está o mais maduro, e no entanto em gosto de ter molho de tomate sempre pronto a usar aqui por casa, seja para uma massa, seja para pizza ou outra coisa qualquer.

Enquanto o tomate de verão ainda não aparece em força, continuo a usar o que mais me satisfaz em termos de sabor, o tomate pelado de lata. Isto porque o tomate é apanhado de altura em que está mais maduro e faz um molho de tomate muito mais saboroso do que tomate de estufa. Usem a mesma receita no pico de agosto com tomate coração de boi bem madrinha e não se vão arrepender.

Faço sempre uma quantidade grande para congelar e ter sempre à mão para inúmeras receitas!


Ingredientes para 1,5l de molho de tomate


2 cebolas grandes

4 cenouras

2 dentes de alho

1 courgete pequena

200g de abóbora manteiga

4 latas pequenas de tomate pelado (ou 2 grandes)

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Prepare todos os legumes. Descasque e corte a cebola e os dentes de alho. Corte a abóbora em cubinhos pequenos, assim como a courgete e a cenoura.

Coloque todos os legumes no tabuleiro do forno. Tempere de sal, pimenta, um fio de azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar até os legumes estarem macios.

Assim que estiverem assados, retire os legumes do forno e coloque num tacho ou na bimby. Acrescente o tomate pelado, rectifique de sal e pimenta e deixe cozinhar uns 10 minutos em lume brando.

Ao fim desse tempo triture o molho muito bem com a ajuda de uma varinha mágica ou robot de cozinha. Em princípio o molho deve ficar bastante espesso por causa dos vegetais. Junte um pouco de água até obter a consistência desejada, e retifique de sal e pimenta.

Leve novamente ao lume para ferver e use conforme as suas necessidades.


Bom Apetite!


20 junho, 2024

Tofu salteado com Cogumelos e Tomate



O tofu ainda não é consensual aqui em casa. Eu gosto, o Miguel também, mas os miúdos ainda não estão muito convencidos com a textura e por isso faço algumas vezes só para nós enquanto os miúdos comem outra coisa. Não que goste muito desta solução, porque acho importante comermos todos o mesmo -  e faço até questão disso - mas há sempre excepções à regra!

Desta vez fiz o tofu de uma maneira diferente, que nunca tinha experimentado e gostei muito. A repetir certamente para tentar dar a provar aos miúdos que talvez gostem mais assim.


Ingredientes para 2 pessoas:


200g de tofu firme

250g de cogumelos castanhos

4 ceboletas (spring onions)

1 tomate

3 dentes de alho

5 folhas de manjericão fresco

2 colheres de chá de óleo de sésamo

3 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de chá de óleo de sésamo tostado

1 colher de sopa de sementes de sésamo

Molho agridoce para servir 

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Esfarele o tofu de modo a que se pareça com migalhas grossas. Reserve.Pique grosseiramente os cogumelos e reserve. Corte também o tomate em cubinhos pequenos, pique os dentes de alho e corte os ceboletas, assim como o manjericão numa juliana fina.

Aqueça depois uma frigideira com o óleo de sésamo e deixe aquecer bem. Junte o tofu esfarelado e um pouco de sal e mexa bem. Junte depois os cogumelos e metade das ceboletas picadas e com o lume sempre bem alto continue a mexer tudo para saltear. Junte depois o tomate envolvendo bem, o alho picado e as folhas de manjericão. Continue a saltear tudo em lume alto e junte o molho de soja e o óleo de sésamo tostado. Continue a cozinhar tudo, mexendo sempre, em lume bem alto de modo a que fique com um tom caramelizado.

Sirva sobre um pouco de arroz e finalize com as sementes de sésamo e o resto do cebolete picado. Se gostar acrescente molho agridoce antes de comer.


Bom Apetite!


19 junho, 2024

Empanada Deliciosa de Bacalhau




Numa altura de festas de final de ano, de piqueniques de dias de praia e de churrascos com a família e amigos, uma receita daquelas que se podem fazer e levar para partilhar! Uma empanada de bacalhau com uma receita bem simples de massa, que não precisa de levar e basta quase uma amassadela rápida.

Também é perfeita para aproveitar sobras de bacalhau!



Massa:

500 gr de farinha de trigo

2dl de Azeite

2 dl de Vinho branco

1 Gema

Sal q.b.


Recheio:

400g de migas de bacalhau

1/2 lata de tomate pelado

1/2 pimento verde

1/2 pimento vermelho

Azeitonas pretas

2 dentes de alho

1 Cebola

Azeite q.b.

Vinho branco q.b.

Pimenta


Preparação:


Num recipiente colocar a farinha e abrir um buraco ao meio onde se verte o vinho e o azeite. Juntar um pouco de sal a gosto e trabalhar os ingredientes até conseguir uma massa homogénea.

Para o recheio coloque um pouco de azeite num tacho juntamente com as cebolas picadas e deixe refogar um pouco. De seguida adicione os tomates cortados em cubinhos. Acrescente o alho picado, os pimentos cortados em cubinhos, as azeitonas em bocadinhos e deixe cozinhar em lume médio acrescentando um pouco de vinho branco e repita sempre que necessário para não deixar secar o preparado em demasia.

Quando achar que os pimentos estão praticamente cozidos adicione o bacalhau bem escorrido, tempere com sal e pimenta e deixe cozer sem mexer muito. Retire e deixe arrefecer.

Unte uma forma tipo tarteira e forre-a com metade da massa e fure o fundo da massa com o garfo. Em seguida coloque o preparado de bacalhau por cima da massa e feche a empanada com a outra metade da massa também estendida em círculo. Com as pontas dos dedos feche bem os rebordos da empanada para que não exista o risco do recheio sair.

Pique a empanada com um garfo, bata ligeiramente a gema do ovo e pincele todo o topo. Leve ao forno a 150ºC durante cerca de 30 a 40 minutos.

Sirva fria ou morna.


Bom Apetite!


18 junho, 2024

Batatas Crocantes na Aifryer



Eu sei que há quem não goste da Airfryer. Está tudo bem. Mas eu gosto e acho que é um equipamento que, quando bem usado, e usado a nosso favor dá imenso jeito e permite poupar imenso tempo.

Há coisas que passei a fazer quase em exclusivo na airfryer. Gosto muito de usar para fazer salmão porque é rápido e não deita cheiro, mas também para peitos de frango

E até para descongelar e aquecer coisas caseiras como empadinhas ou semelhantes.

Não faço muitas vezes batatas fritas em casa. Mas usar a airfryer em vez de fritar tem-se revelado uma boa opção. O que notava é que às vezes as batatas não ficavam tão crocantes. Mas aprendi um pequeno truque - que vos deixo na receita - e que faz toda a diferença quando se gosta mesmo de batatas crocantes por fora e macias por dentro


Ingredientes:


750g de batatas

Sal q.b.

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Azeite q.b.


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em palitos não muito finos. Coza-as em água temperada de sal e com o bicarbonato de sódio durante cerca de 8 minutos.

Retire as batatas, e escorra-as muito bem. Deixe arrefecer.

Coloque depois numa taça com uma colher de sopa de azeite e envolva bem. Se quiser pode adicionar temperos a gosto como ervas aromáticas, alho ou outras especiarias.

Coloque-as depois na airfryer durante cerca de 10 minutos a  200ºC até que fiquem crocantes.

Sirva com molhos a gosto.


Bom Apetite!


17 junho, 2024

Taco Bowl de Porco Desfiado com Ananás



Um dos miúdos já está de férias. Para o outro faltam 2 semanas. Estamos em modo pré férias dos miúdos e com mil coisas para fazer e tratar.

Portanto valem-me as coisas preparadas para despachar refeições como as sobras do cachaço de porco desfiado que publiquei na sexta feira.

Comemos uma vez com uma coleslaw e arroz, e as sobras viraram hoje uma taco Bowl deliciosa.


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de pulled pork

250g de arroz branco cozido

400g de ananás

20g de Coentros frescos

Sumo de limão q.b

100g de couve roxa

100g de alface ou rucula pronta a comer

Cebolete (spring onions) q.b.

Molho picante q.b.


Preparação:


Corte a couve roxa em juliana fina e reserve. Corte também o ananás em cubinhos e pique os coentros. Junte o ananás com os coentros e regue com um pouco de sumo de limão. Reserve.

Divida o arroz pro 4 taças, assim como o porco desfiado. Junte depois o ananás temperado, a couve roxa, a alface. Termine tudo com o cebolete picado e um pouco de picante, se gostar.


Bom Apetite!


14 junho, 2024

Cachaço de Porco “Pulled Pork” na Slowcooker



Cozinhar é sempre reconfortante para mim, Sabe-me sempre a casa. Mas as vezes são mesmo as circunstancias que mudam e que obrigam a que a nossa forma de cozinhar, ou o nosso planeamento e preparação de refeições seja diferente para poder estar de acordo com as circunstâncias.

Dizem-me muitas vezes que “a meal prep” não dá para mim!”, mas muitas vezes isso acontece porque se esquecem que não há uma forma de preparar e organizar as refeições da semana. Há dezenas de maneiras e que uma delas de certeza se adaptará a nós. E mais importante que isso. Numa mesma semana, podem usar várias e diferentes estratégias de meal prep, consoante as vossas necessidades. São sempre as estratégias que se adaptam às vossas necessidades e nunca o contrário. Uma pessoa que não tenha necessidade de ter as refeições todas cozinhadas e prontas a consumir, não o vai fazer. Mas pode ser importante para ela ter coisas prontas a confeccionar no congelador, ou ter os legumes preparados ou ter os lanches sempre prontos. A regra é mesmo adaptar o que mais no convém.

A receita de hoje vem um bocado nesse caminho. De ter refeições que não dão muito trabalho a fazer, que permitem poupar-nos tempo, que se fazem sozinhas e que permitem desenrascar mais do que uma refeição, fazendo em quantidade e aproveitando para várias coisas.

Nesse espeto acho sempre que a Slowcooker é uma ajuda, e apesar de não cozinhar regularmente refeições por lá, como ajudante neste tipo de preparações é incrível.


Ingredientes:


2kg de cachaço de porco com osso

Sal e pimenta q.b.

2 colheres de sopa de polpa de tomate

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de sopa de colorau fumado

2 colheres de sopa de massa de pimentão

100ml de vinho branco



Preparação:


Misture todos os ingredientes numa taça e barre bem todo o cachaço de porco com esta mistura, juntando também todo o tempero que sobrar já dentro da Slowcooker.

Tape e ligue para 8 horas em low.

Ao fim desse tempo com a ajuda de dois garfos desfie a carne e deixe embeber o molho que entretanto se formou.

Sirva em pãezinhos, wraps, ou simplesmente com arroz ou massa.


Bom Apetite!


13 junho, 2024

Salada Rápida de Grão de Bico e Bacalhau com Pimento



Uma opção boa para dias de calor e que resulta bem feita com alguns dias de antecedência e guardada no frigorífico num recipiente hermético. Também é uma excelente opção para marmitas de trabalho, piqueniques e mesmo para levar para a praia ou piscina, uma vez que nem sequer necessita de ser aquecida.

Aqui em casa resulta sempre bem.


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de migas de bacalhau demolhadas e descongeladas

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1/2 pimenta vermelho

4 ovos cozidos

500g de grão de bico

Coentros frescos picados

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Descasque e corte a cebola em meias luas fitinhas, e lamine os dentes de alho. Corte o pimento em tirinhas.

Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e junte a cebola, a folha de louro  e os dentes de alho laminados. Deixe refogar até a cebola estar loura. Junte depois o pimento em cubinhos pequenos e o bacalhau desfiado e envolva bem no refogado. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até o bacalhau estar refogado. 

Envolva depois o grão de bico, os ovos cortados em rodelas e os coentros picados.  Se necessário junte um pouco mais de azeite.


Bom Apetite!


12 junho, 2024

Bebida Proteica de Baunilha e Café



Ando viciada nesta bebida, e tem feito parte dos meus pequenos almoços!

A proteína whey não é uma coisa que consuma com regularidade, masé uma forma rápida e pratica de consumir a dose recomendada de proteína, e foi recomendada pelo nutricionista.

Junto algumas vezes a papas de aveia, iogurte mas esta passou a ser a forma preferida de a consumir.


Ingredientes para 1 pessoas:


2 scoops de proteína whey de baunilha

150ml de água ou leite ou bebida vegetal

1 café expresso

Gelo q.b.

Canela q.b.


Preparação:


Num copo alto coloque o whee e a água ou leite e misture bem de modo a dissolver. Acrescente o gelo e junte o café. Eu prefiro tirar o café diretamente sobre a mistura de proteína.

Polvilhe com um pouco de canela e está pronta a servir.


Bom Apetite!


11 junho, 2024

Wraps de Frango Panado e Coleslaw



No fim de semana que passou fomos passear. E teve direito a um piquenique partilhado em que cada um preparou qualquer coisa para levar.

Por aqui, além da pizza mais rápida do mundo, saíram também uns wraps de frango panados que fizeram as delícias de todos.

Optei por juntas no wrap uma espécie de coleslaw mas sem molho. Por dois motivos. Primeiro porque juntar alface ou umas folhas verdes mais sensíveis iriam deixar essas folhas meladas e murchas. Portanto optei por couve cortada fininha para obter crocância e textura mesmo ao fim de alguns dias. Outra coisa que fiz, foi não juntar nenhum molho no wrap para este não ficar mole. E levei molho à parte para acompanhar.

Estas dicas podem ser muito importantes na hora de preparar wraps. Porque ninguém gosta de wraps moles e sem textura!


Preparação:


500g de bifinhos de frango fininhos

Sal e pimenta q.b.

Sumo de limão q.b.

Pão ralado q.b.

2 ovos batidos 

Azeite q.b.

Cerca de 12 wraps

1/4 couve coração

1/4 de couve roxa

1 cenoura grande

Molho agridoce para acompanhar (ou outro a gosto)


Preparação:


Tempere os bifinhos de frango com sal, pimenta e sumo de limão e deixe marinar.

Escorra depois bem e passe-os por ovo batido e pão ralado. Pode fritar os paninhos, cozinhar no forno ou na airfryer. Eu coloquei an airfryer, numa camada só e dei uma sprayzada de azeite e deixe cozinhar 15 minutos a 180ºC.

Retire e deixe arrefecer. Corte depois  os panados em tiras para ser mais simples de montar os wrpas.

Entretanto e com a ajuda de uma mandolina corte finamente as couves  e descasque e rale a cenoura, Misture tudo numa taça, mas sem temperar.

Sobre cada wraps coloque duas ou três tiras de panado e um pouco da salada. Dobre as pontas do wrap para dentro e enrole.

Envolva depois em papel de alumínio e leve ao frigorífico.

Na altura de servir, corte o wraps ao meio e sirva com um pouco de molho agridoce onde pode molhar o wrap.


Bom Apetite!


07 junho, 2024

A Pizza mais Rápida do Mundo



Acho que todas as pessoas precisam desta receita na sua vida. Sem fermento em casa. Ou sem tempo para levedar massa? Ora ai está uma receita de pizza que, do principio ao fim, demora o tempo de aquecer o forno. Ideal para jantares rápidos de domingo, ou para preparar qualquer coisa num instante num dia mais a correr.

A massa é aquela de iogurte e farinha que não precisa de levedar e que além de massa de pizza faz pãezinhos para o lanche com a mesma rapidez.

Depois é só colocar molho de tomate ou tomate triturado, queijo e outros toppings e já está! Simples assim!


Ingredientes:


 1 copo de iogurte natural

1  + 1/2 copo  de farinha ou um pouco mais

1 colher de sopa de fermento em pó tipo royal

Sal q.b.

Polpa de tomate q.b.

Oregãos q.b.

200g de queijo mozarella ralado

200g de salame


Preparação:


Numa taça misture o iogurte, a farinha, o fermento e o sal até formar uma bola. Se necessário acrescente um pouco mais de farinha até a massa não estar peganhenta

Forme depois um disco com a massa (não precisa de repousar) e sobre este coloque a polpa de tomate e polvilhe com os oregãos, Junte depois o queijo e as fatias de salame e leve ao forno pre aquecido a 200ºC durante uns 10 a 15 minutos. Sirva quente.


Bom Apetite!


06 junho, 2024

“Pipocas” de Frango



Desde que em falaram nesta receita que não fui capaz de resistir a experimentar. A combinação parece estranha, mas na verdade é surpreendente e é impossível só comer um pedacinho.

A mim faz-me logo pensar em piqueniques, e mesmo que achem estranho, desafio-vos a experimentar que tenho a certeza que também vão gostar e achar a combinação tão surpreendente como saboroso.



Ingredientes:


500g peitos de frango

2 dentes de alho esmagados

Leite q.b.

Picante a gosto

1 colher de chá de cominhos

1 colher de chá de paprika

1 colher de chá de tomilho seco

Sal e Pimenta q.b

200g de Batatas fritas onduladas com sabor

Azeite q.b.


Preparação:


Corte os peitos de frango em cubos pequenos (cerca de 3 cm).

Numa taça coloque todos os ingredientes do tempero, junte os cubos de frango e cubra com o leite misturando tudo muito bem para que o tempero se envolva bem no frango. Deixe marinar durante pelo menos meia hora.

Coloque uma grelha sobre um tabuleiro de forno e unte a grelha.

Esmague uma boa dose de batata frita e envolva nela os pedaços de frango, apertando bem para que a batata fique bem agarrada.

Coloque os pedaços sobre a grelha, pulverize-os com um pouco de azeite e leve a forno pré-aquecido a 200º C durante 15 minutos. Vire os pedaços para tostarem do outro lado e leve de novo ao forno por mais 10 minutos.

Sirva depois as pipocas, com um molho da sua preferência.


Bom Apetite!


05 junho, 2024

Salada de Camarão e Ananás



Uma os últimos workshops, a ideia era fazer receitas para dias felizes. E nada mais feliz do que refeições ao ar livre, churrascos ou piqueniques e receitas frescas para dias grandes em família ou com os amigos. Esta é uma das receitas que vem direta desses workshops, uma salada refrescante, servida ao melhor estilo dos anos 80, dentro do ananás! Mas podem ser menos pirosos e servir apenas numa taça bonita!

Uma combinação clássica que complementei com uma maionese de coentros!


Ingredientes:


1 ananás

500g de camarão cozido

12 tomates cereja

1 abacate maduro

200g de bolinhas de mozarela fresca

Rucula q.b.

Coentros picados

Maionese q.b.


Preparação:


Corte o ananás longitudinalmente sem tirar a coroa e cuidadosamente retire a polpa de modo a formar uma taça. Corte a polpa em cubos e reserve.

Corte depois os tomates cereja ao meio e junte ao ananás. Junte também  o camarão descascado, o abacate em pedaços e as bolinhas de mozarela.

No findo do ananás coloque as folhas de rúcula e por cima disponha a mistura de camarão.

Prepare a maionese misturando os coentros picados e coloque um pouco sobre a salada.


Bom Apetite!