Das semanas atípicas. Fim de semana com workshops em Lisboa e Porto significa uma semana a precisar de atalhos na cozinha. As compras da semana foram normalmente arrumados e os legumes colocados no frigorífico onde esperaram por mim durante todo o fim se semana. Segunda começou com a preparação desses mesmos legumes e orientar as nossas refeições para o resto da semana.
Dar uso ao que tinha em casa é sempre a prioridade.
Entre um bechamel de queijo que me tinham oferecido para experimentar, e uns cogumelos que tinha comprado, sai uma bela lasanha de cogumelos. Os miúdos não são fãs de cogumelos, mas basta não dizer o que leva a lasanha e comeram sem refilar muito, Escapou-se apenas um “não fiquei muito fã deste recheio”.
Ingredientes:
14 placas de lasanha seca (ou lasanha fresca a gosto)
750ml de molho bechamel (usei bechamel com queijo, mas bechamel normal caseiro é perfeito)
300g de cogumelos
2 cenouras grandes
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
Sal e pimenta q.b.
Oregãos q.b.
Preparação:
Pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume juntamente com um fio de azeite e a folha de louro. Deixe refogar um pouco e junte as cenouras e os cogumelos também picadinhos. Deixe cozinhar em lume alto sem parar de mexer e tempere de sal e pimenta e com os oregãos. Retire e reserve.
No fundo de um pirex coloque um pouco de molho bechamel e cubra com placas de lasanha. Por cima disponha 1/3 da mistura de cogumelos e coloque um pouco mais de molho bechamel (como usei bechamel de 3 queijos não juntei queijo ralado, mas pode colocar se usar bechamel normal). Coloque outra camada de placas de lasanha e repita as camadas até terminar com uma camada de massa e por cima desta bechamel.
Tape bem a lasanha com papel de alumínio e leve ao forno cerca de 40 minutos ou até a massa estar macia e cozinhada. Destape e deixe alourar a superfície.
Sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!