29 dezembro, 2023

Paris-Brest



O natal não foi fácil aqui por casa. Primeiro porque estive doente com uma gripe enorme, com direito a febre e tudo, que começou no dia 24 de Dezembro à noite e continuou mais uns dias, e demorei uns dias a sentir-me realmente capaz. Ainda não sei bem como consegui ultrapassar o almoço de dia de natal com 14 pessoas aqui em casa. Mas tudo se fez.

Os dias que se seguiram foram ainda de uma Joana delimitada, mas com almoços de amigos a entrarem pela tarde dentro a 27 e 28 de Dezembro.

Os meus compadres que vivem em Inglaterra e padrinhos do António, foram surpreendidos com um fantástico (modéstia à parte) Paris-Brest. Segui à risca uma receita do meu querido Rui Ribeiro, do Faz e Come e não podia ter corrido melhor!

Deixo-vos de sugestão e quem sabe para estar presente na mesa de fim de ano ou do primeiro almoço do ano! Prometo-vos que merece!


Ingredientes para a massa:

(Receita original aqui: https://www.instagram.com/p/C0Pak2tN4NH/)


150 ml de água

75 gr de manteiga

1 colher sopa de açúcar 

½ c. chá de sal

125 gr de farinha

3 ovos


Ingredientes para o recheio:


200 ml de natas para bater bem frias

250 g de queijo creme ou mascarpone

50 g de açúcar em pó


Preparação:


Para a massa, coloque um tacho ao lume com a água, a manteiga, o açúcar e o sal.

Quando levantar fervura, junte a farinha de uma só vez e mexa até ficar uma pasta. Retire e deixe arrefecer um pouco. Adicione os ovos, um de cada vez, e misture até ficar homogéneo.

Coloque depois a mistura num saco pasteleiro e forme um círculo com cerca de 22 cm de diâmetro. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante uns 45 minutos, retire e deixe arrefecer completamente numa grelha.

Abra depois ao meio com uma faca de serrilha e reserve.

Para o recheio, bata as natas com o queijo creme e o açúcar em pó, até ficar bem firme.

Recheie o Paris-Brest com o creme usando também o saco de pasteleiro e coloque a tampa. Se quiser decore com frutos vermelhos ou lemon curd que também pode usar para servir.

Termine polvilhando com um pouco de açúcar em pó.


Bom Apetite!


28 dezembro, 2023

Arroz de Miúdos de Cabrito no Forno



Ainda do natal e mais um registo. Faço quase sempre arroz de forno com os miúdos do cabrito, além de umas batatinhas assadas e dos grelos.

Percebi que nunca tinha aqui partilhado a receita, e portanto faz todo o sentido deixa-la aqui ficar. Já não vai a tempo do natal de 2023, mas cá estará para a Páscoa e todos os próximos natais. Estava delicioso e foi muito apreciado!


Ingredientes para 10 a 12 pessoas:


2 cebolas

4 dentes de alho

1 folha de louro

Azeite q.b.

Miúdos de 1 cabrito partidos em pedaços (podem também juntar a cabeça se gostarem)

150 ml de vinho tinto

150ml de molho do cabrito assado (pode ser retirado enquanto o cabrito assa)

Sal e pimenta q.b.

Picante ou tabasco q.b. (opcional)

1 raminho de salsa

2,5 chávenas (250ml) de arroz carolino

620ml de água (o dobro da quantidade de arroz)


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite, numa caçarola de ferro larga (ou num tacho, mas depois terá de mudar de recipiente para colocar o arroz no forno). Junte o louro e deixe refogar alguns minutos até a cebola estar bem lourinha. Acrescente depois os miúdos do cabrito e a cabeça partida ao meio (se usar) e envolva bem no refogado deixando saltear uns minutos até ganharem cor. Junte depois o vinho tinto e deixe ferver em lume brando uns 5 minutos. Junte depois o arroz e envolva bem no refogado. Acrescente o molho de assar o cabrito, acrescente a água e ratifique de sal e pimenta acrescentando o picante se usar. Acrescente o raminho de salsa inteiro, e assim que levantar fervura coloque o tacho no forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar até que a água tenha evaporado e o arroz esteja cozinhado. 

Se não estiver a usar um recipiente que possa ir ao forno, mude o arroz para uma assadeira de barro ou pirex e coloque no forno até a água ter evaporado e o arroz estar cozinhado. Sirva de imediato como acompanhamento do cabrito assado.


Bom Apetite!


27 dezembro, 2023

Cabrito Assado Tradicional



Foi Natal. Teve rabanadas, coscorões, sonhos, bilharacos, torta de laranja, bebinca, bolo rei, pão de ló molhadinho, tarte de chocolate e natas e uma deliciosa bola. Teve bacalhau, peru, polvo, queijo e enchidos e tronco de natal. Teve família e amigos. E no dia 25 teve a minha casa cheia e um almoço muito tradicional com cabrito, arroz de forno e grelos e um delicioso prato de frutas. 


Ingredientes para 10 a 12 pessoas


4,500kg de cabrito partido em pedaços

6 dentes de alho

sal e pimenta q.b.

3 colheres de sopa de colorau

1 ramo de salsa

4 folhas de louro

azeite q.b.

2,5dl de vinho branco


Preparação:


Coloque o cabrito numa assadeira e tempere de sal, pimenta e colorau e esfregue-o com azeite. Junte o vinho branco, o louro partido, os dentes de alho picados e a salsa. Envolva bem. Deixe a marinar de um dia para o outro.

Leve a assar o cabrito no forno a 180ºC  e tapado com papel de alumínio, cerca de 3 horas e mais para o fim da cozedura retire o papel e aumente a temperatura do forno para ficar lourinho.

Sirva com acompanhamentos clássicos com grelos cozidos , se gostar, um arroz de forno. Ou outros acompanhamentos a gosto!


Bom Apetite!


26 dezembro, 2023

Natal 2023




Este ano tivemos menos duas pessoas à mesa. Duas pessoas que de certeza nos espreitaram lá de cima, enquanto fizeram o seu próprio natal juntamente com todos os outros que já nos deixaram.

Mas apesar de tudo o natal fez-se. A vida seguiu e lembramo-nos do que é realmente o natal. Estarmos aqui para os outros. Reunirmo-nos com quem amamos. Celebrar a vida com os que cá estão, celebrar a vinda de Jesus. Aprender sobre empatia e acolhimento.

Este ano foi um natal com mais lugares vazios. Mas com o coração cheio, e memórias que ficam para sempre. As pessoas que amamos serão sempre recordadas.


Que tenha sido um Santo e Feliz Natal!


22 dezembro, 2023

Presentes de Comer 2023: Brownie no Frasco



\Muitas vezes me dizem que fazer cabazes dá muito trabalho! Mas nem todas as receitas são demasiado trabalhosas. Além disso podem sempre escolher receitas em forma de DIY, sejam bolos, bolachas, panquecas ou mesmo misturas de scones.

Estes Brownies são também uma ideia que a Rosa da Be Nice Make a Cake publicou há alguns anos e que eu me lembro de na altura ter aproveitado. Mas nunca registei.

Este ano voltei a preparar para oferecer a umas queridas amigas, e sendo uma ideia tão incrivelmente simples e bonita, não queria deixar mesmo de a partilhar para que fique para consulta futura, e como, quem  sabe um presente de última hora!


Ingredientes para colocar pela seguinte ordem num frasco de 1L de capacidade:


140g de farinha 

30g de cacau em pó 

250g de açúcar 

140g de pepitas de chocolate ou chocolate grosseiramente partido

100g de nozes ou amêndoas


Feche o frasco decore a gosto e junte as seguintes instruções:


Preparação:


Coloque a mistura deste frasco numa taça e acrescente 150g de manteiga derretida e 3 ovos batidos. Misture bem e leve ao forno previamente aquecido a 170°C, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 30 minutos.

Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e partir em pedaços.


Bom Apetite!


21 dezembro, 2023

Presentes de Comer 2023: Preparado para Chocolate Quente



Os cabazes com o Kit de panquecas levaram também um chocolate quente delicioso e perfeito para uma tarde fria e para ser bebido em frente à lareira.

Também é um presente amoroso oferecido com umas canecas bonitas ou mesmo para fazerem e terem preparado em casa para qualquer ocasião.





Ingredientes para 1 frasco grande:


200g de chocolate com 70% cacau

10 colheres de sopa de cacau em pó

2 colheres de chá de canela

5 colheres de sopa de açúcar mascavado

5 colheres de sopa de chocolate em pó (nesquik, ovomaltine, …)



Preparação:


No robot de cozinha pique o de chocolate com 70% cacau. Coloque num taça e junte depois o cacau em pó, a canela, o açúcar mascavado e o chocolate em pó da sua preferência. Misture bem e coloque num frasco.


Para preparar o chocolate quente junte 1 colher de sopa por cada 150ml de leite e leve ao lume até ferver, mexendo sempre para dissolver. (Se oferecer a mistura não se esqueça de juntar num cartão o modo de preparação.)


Bom Apetite!


20 dezembro, 2023

Presentes de Comer 2023: Nutella Caseira



Tive dezenas de pedidos para esta receita, quando começaram a ver a preparação pelo Instagram. Fiz um cabaz com mistura de panquecas, de chocolate quente e para acompanhar as panquecas um pouco de curd de limão e de Nutella caseira.  A receita não é de todo nova e não é a versão “saudável” da coisa. Para quem tem o livro “Presentes com um sabor especial”, podem encontrar por lá a receita, bem como dezenas de outras ideias de presentes de comer. Mas como é Natal e pediram muito, deixo-vos o mimo por aqui.


Ingredientes:


75g de avelãs previamente torradas

100g de chocolate culinária

100g de leite condensado

1 colher de sopa de óleo de coco

4 a 6 colheres de água quente


Preparação:


No robot de cozinha coloque as avelãs torradas e triture até obter uma pasta. Junte depois o chocolate de culinária derretido com o leite condensado e o óleo de coco. Misture bem, no robot de cozinha e acrescente depois algumas colheres de sopa de água quente, sem parar de misturar, até obter a consistência desejada. Se desejar um pouco mais fluído é juntar um pouco mais de água do que a sugerida.

Guarde depois num recipiente fechado. Use depois como mais gostar.


Bom Apetite!


19 dezembro, 2023

Presentes de Comer 2023: Caramelo de Amendoim





Os cabazes deste ano começam a ganhar forma. Normalmente vou variando as coisas que ofereço e faço cabazes por grupos: dos tios, dos primos, dos amigos.

Este caramelo de amendoim acabou em quase todos os cabazes e é um dos favoritos aqui por casa além de ser incrivelmente simples de preparar é realmente delicioso. Poucos ingredientes e pouco tempo. Só não podem é ter medo de fazer caramelo! E se têm medo, arrisquem… afinal é só comida!





Ingredientes:


400g de açúcar

250g de amendoins torrados e salgados 


Preparação:


Forre um tabuleiro com papel vegetal.

Coloque o açúcar numa frigideira ou tacho e deixe derreter até obter um caramelo de cor dourada. Junte depois os amendoins ao caramelo e mexa até envolver.

Verta depois para o tabuleiro forrado com papel vegetal , espalhe o melhor que conseguir e deixe arrefecer e solidificar.

Depois de completamente frio, parta em pedaço e coloque em frascos ou saquinhos.

Decore e ofereça.


Bom Apetite!


18 dezembro, 2023

45



Ontem celebrei 45 anos. Obrigada a todos os que continuam por aqui a fazer parte deste caminho e que vêm este cantinho como uma parte importante das vossas vidas.

Obrigada por fazerem parte da minha vida. Obrigada por me trazerem tantos momentos felizes e por terem tornado a minha vida em algo que nunca imaginei.


15 dezembro, 2023

Presentes de Comer 2023: Bolachas de Cacau com Recheio de Caramelo Salgado



A primeira vez que fiz estas bolachas foi há 3 anos, também para colocar numas caixas de bolachas, mas para acabar de gastar um caramelo salgado. Essas caixas acabaram a ser entregues às professoras do António e do Zé Maria, e passaram a ser as preferidas da professora do António.

Desde esse ano, e com a professora Sandra sempre a gabar as bolachas, acabo sempre a fazer estas bolachas para colocar na caixa da professora.

Na verdade nunca tinha partilhado a “receita” que é uma junção de duas receitas que faço habitualmente. Mas gosto de aqui no blogue guardar as receitas que faço, mesmo que seja com as suas mil variações, e portanto faz-me todo o sentido colocar aqui esta versão também!





Ingredientes:


130g de farinha

20g de cacau em pó

100g de manteiga

50g de açúcar

Caramelo salgado q.b. (receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2018/11/caramelo-cremoso-e-mais-um-presente-de.html)


Preparação:


Coloque a farinha e o cacau numa taça e junte a manteiga previamente cortada em pedaços pequenos. Com as mãos esfarele bem a manteiga na farinha (como se estivesse a fazer crumble) até a massa formar umas migalhas. Junte o açúcar e amasse bem até formar uma bola maleável de massa. (É capaz de demorar um bocadinho a amassar e de ao início parecer que é preciso juntar algum líquido, mas é mesmo assim. Só têm mesmo de continuar a amassar.) Em alternativa poderá colocar todos os ingredientes num robot de cozinha e quando a massa estiver com o aspecto de migalhas retirar e amassar até formar a bola de massa.

Polvilhe uma superfície de trabalho e, com o rolo da massa, estenda a massa até ter cerca de 5mm de espessura. Corte depois com cortadores redondos e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repita até esgotar toda a amassa.

Leve as bolachinhas a assar cerca de 8 a 10 minutos (até começarem a querer ficar douradinhas) a cerca de 180ºC. 

Depois de completamente arrefecidas, recheie-as com o caramelo. Se fizer o seu próprio caramelo este deve estar completamente arrefecido - de preferência preparado de véspera - antes de rechear as bolachas. Coloque uma colherzinha de caramelo numa bolacha e feche com a outra.


Bom Apetite!


14 dezembro, 2023

Presentes de Comer 2023: Suspiros da Rosa



Há anos que estes suspiros não falham nos meus cabazes. Desde que a Rosa me ensinou a fazer suspiros perfeitos e eu fui aprendendo a fazer cada vez melhor. 

Nunca faltam claras nesta altura do ano, seja dos workshops, seja das receitas de natal e por isso os suspiros passaram também a ser imagem de marca dos meus cabazes…. Até porque uma grande parte dos meus amigos é grande fã de suspiros e por isso também, adoro incluir este mimo nos cabazes.

Esta é a receita da Rosa, a que nunca sai mal, mas que precisa de amor e carinho e de acertar com a temperatura do forno para ficarem sempre lindos!





Ingredientes:

(Receita original com video aqui: https://www.instagram.com/p/C0w8ss-slJq/)


65 g de claras (à temperatura ambiente)

130 g de açúcar granulado fino 


Preparação: 


Comece a bater as claras lentamente e vá aumentado a velocidade até metade da potência.

Quando as claras começarem a criar espuma, vá colocando uma colher de sopa de açúcar de cada vez. Depois da última adição deixe bater durante 10 minutos ou até o açúcar estar dissolvido.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 100ºC (atenção que em alguns fornos poderá ser um pouco mais ou um pouco menos, mas o objectivo é que os suspiros não ganhem cor!) e forre o tabuleiro com papel vegetal

Coloque o merengue num saco pasteleiro (se gostar pode usar boquilhas), e forme cuidadosamente os suspiros. Leve ao forno por 1h ou até estarem secos. Depois de cozidos, desligue o forno e deixe arrefecer completamente dentro do forno com a porta semi-aberta.

Os suspiros depois de arrefecidos aguentam muito tempo guardados num recipiente hermético.


Bom Apetite!


13 dezembro, 2023

Massa do Desenrasque




Entro nesta altura do ano sempre a correr atrás do prejuízo, como se costuma dizer. Acabei os workshops, mas ainda me falta um cookalong, e ainda mal comecei os meus cabazes de natal. Quer dizer há marmelada e geleia feita e hoje tenho mesmo de começar a dar tratar do doce de abóbora…mas arranjar uma abóbora de cerca de 25kg não vai ser nem rápido nem simples, mas vou mesmo ter de começar….

Entretanto estamos na última semana de escola, a lista de tarefas não para de aumentar e continua a ser uma prioridade fazer jantares nutritivos mas que ao mesmo tempo não me roubem muito tempo…

Sai então uma massa do desenrasque com sobras de frango assado e de entrecosto e mais umas coisas que havia aqui por casa. Quem nunca se safou assim?


Ingredientes:


250g de massa curta

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

75ml de vinho branco

4 cubos de espinafres congelados

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

200g de sobras de frango assado e de entrecosto desfiado

50g de cheddar ralado


Preparação:


Comece por cozer a massa em água temperada de sal. Assim que estiver cozida escorra-a e reserve.

Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite e juntamente com 1 folha de louro. Junte depois os espinafres congelados e as sobras de carne e envolva bem até os espinafres descongelarem. Acrescente depois o vinho branco e envolva bem, Retifique de sal e pimenta e deixe cozinhar uns minutos até apurar e o vinho evaporar.

Acrescente depois a massa cozida, envolva bem e junte o cheddar ralado.

Envolva bem e sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

 

12 dezembro, 2023

Bolo de Banana com Iogurte



Forno ligado a fazer o arroz de entrecosto. Bananas maduras na fruteira. Parece que era mesmo para fazer um bolo de banana para aproveitar as duas coisas.


Ingredientes:


2 ovos

125g de açúcar amarelo

100g de manteiga à temperatura ambiente

125g de iogurte natural

3 bananas maduras

250gr de farinha

1 colher de chá de fermento

Acúcar para polvilhar


Preparação:


Numa taça misture a manteiga com o açúcar e os ovos até ficar bem cremoso e uniforme. Junte depois o iogurte e as bananas previamente esmagadas e envolva bem. Junte depois a farinha e o fermento e misture - sem bater .  até obter uma mistura homogénea.

Coloque depois esta mistura numa forma previamente untada e polvilhada com farinha e polvilhe a superfície com um pouco de açúcar.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até o bolo estar cozinhado.

Retire, deixe arrefecer uns minutos na forma e depois desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!


11 dezembro, 2023

Arroz de Forno com Entrecosto



Foi mais um fim de semana intenso. Mais 3 workshops de natal e muito pouco tempo por casa e para planear e organizar. No entanto ainda foi possível orientar algumas refeições de fim de semana e de fazer bolo de banana e iogurte e bolo rainha e pataniscas e pizzas caseiras.

O melhor de tudo? Este arroz de entrecosto no forno. Daquelas receitas que exigem muito pouca preparação mas que ficam deliciosas e onde todos repetem!

Comida de forno, de conforto e perfeita para estes dias de dezembro.


Ingredientes para 6 pessoas:


1,5kg de entrecosto de porco

Sal e pimenta q.b.

1 colher de sobremesa de colorau em pó

4 dentes de alho

150ml de vinho branco

Picante q.b. opcional

2 folhas de louro

1 colher de sobremesa de massa de pimentão

2 chávenas de arroz (eu gosto de usar basmati)

1 cebola

Azeite q.b.


Preparação:


Corte o entrecosto em pedaços e coloque-o num recipiente que vá ao forno. No almofariz coloque sal e pimenta, o colorau, os dentes de alho, um pouco de picante e amassa bem até obter uma pasta. Barre depois o entrecosto com esta pasta e regue depois com o vinho branco, a massa de pimentão e junte as folhas de louro. Tape (com papel de alumínio por exemplo ou com a tampa do recipiente, caso tenha) e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 1h20 ou até o entrecosto estar assado.

Pique depois a cebola e leve a alourar num pouco de azeite. Junte o arroz e envolva bem no refogado. Junte depois o molho do assado e água até duplicar o volume do arroz e ratifique de sal. Deixe levantar fervura, reduza o lume, tape e deixe o arroz cozinhar una 10 minutos.

Ao fim desse tempo coloque o entrecosto por cima do arroz ainda não totalmente cozinhado e coloque tudo no forno previamente aquecido a 180ºC  até o arroz acabar de cozinhar e o entrecosto alourar, cerca de 20 minutos.

Sirva com uma salada ou legumes cozidos.


Bom Apetite!


07 dezembro, 2023

Gratinado de Massa e Frango



Nos últimos tempos compro sempre frango inteiro que depois desmancho a meu gosto. Tenho aproveitado habitualmente para separar peitos, pernas, coxas e asas, e fico com as carcaças. O que faço é pegar nessas carcaças e coze-las na slowcooker. Assim fico com caldo de frango caseiro e muita “carne desfiada” que aproveito do que está agarrado às carcaças. Normalmente uso essa carne para recheio de frango para empadas ou empanadas, canelones e afins. E normalmente congelo essa carne já cozinhada e desfiada para usar depois.

Na volta das refeições com o que havia por cá, essas sobras transformaram-se num gratinado de massa e frango que os miúdos adoraram.


Ingredientes para 4 pessoas:


350g de carne de frango desfiada (podem ser sobras)

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

3 colheres de sopa de farinha

300ml de leite

100g de queijo ralado

250g de massa fusili

Sal, pimenta e noz moscada

Azeite q.b


Preparação:


Coza a massa em água abundante com sal e deixe cozinhar até que fique “ardente”. Retire e reserve.

Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar com a folha de louro e um pouco de azeite numa frigideira larga. Quando a cebola começar a ficar loura acrescente o frango desfiado e envolva bem. Junte depois a farinha, polvilhando sobre o frango e acrescente depois o leite aos pouco e deixe cozinhar e engrossar até ficar uma espécie de molho bechamel não muito grosso. Tempere de sal, pimenta e noz moscada e envolva bem.

Junte depois a massa previamente cozida e envolva. Coloque tudo num recipiente que vá ao forno e à mesa e cubra com o queijo ralado.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique gratinado.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


06 dezembro, 2023

A Bolonhesa de Atum



Continua a semana a ser desenrascada com o que há cá por casa. Hoje foi assalto à despensa. Atum. Esparguete. Tomate pelado. Sai bolonhesa de atum com esparguete.

E a bolonhesa de atum que poderia servir para muitas outras coisas. Rechear batata assada, comer com arroz branco, fazer uma lasanha ou outra massa gratinada com queijo e ou molho bechamel, empadão de arroz, empadão com batata…. Enfim, mil ideias com este clássico e básico que é a bolonhesa de atum.

E cheguei à conclusão que, apesar de ter várias receitas com bolonhesa de atum por aqui, não tinha realmente a receita só da bolonhesa. E acho que merece mesmo figurar em destaque com uma receita são dela.

Aqui fica este básico que me salva tantas vezes!


Ingredientes para 4 pessoas:


4 latas de atum em azeite

1 cebola grande

1 lata pequena de tomate pelado

2 dentes de alho

1 folha de louro

Azeite q.b.

Oregãos q.b. ou outras ervas secas a gosto


Preparação:


Pique finamente a cebola e os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e junte a mistura de cebola e alho e a folha de louro. Deixe refogar até a cebola ficar lourinha. Junte depois o tomate pelado e envolva bem no refogado. Tempere de sal, pimenta e com os oregãos e deixe ferver em lume brando uns 10 minutos. Acrescente depois o atum bem escorrido e envolva bem no molho deixando ferver mais 5 minutos,

Sirva com esparguete ou use numa outra receita.


Bom Apetite!


05 dezembro, 2023

Tabuleiro de Batata Doce, Cubos de Frango e Tomate Seco



Depois de um fim de semana cheio, com os workshops e sem grande preparação e planeamento de refeições, seguimos para esta semana a viver do que há cá por casa, e a fazer refeições realmente simples e rápidas.

Havia peito de frango, batata doce e no frigorífico um resto de tomate seco. Tudo no forno e pouco mais de 1h depois estava pronto.

Acho que nos próximos tempos vamos viver deste tipo de receitas durante a semana, que o fim de semana que se aproxima será na mesma intenso de workshops!


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de peito de frango

3 batatas doce laranjas

1 cebola

4 tomates secos

Sal e pimenta q.b.

Alho em pó

Azeite q.b.

Ervas secas a gosto

1 colher de sopa de ervas secas a gosto


Preparação:


Corte o peito de frango aos cubos e coloque-o num tabuleiro. Junte também as batatas previamente descascadas e cortadas também em cubos. 

Pique grosseiramente a cebola e junte-a também no tabuleiro assim como o tomate seco picado.

Tempere depois com sal, pimenta, a massa de pimentão, o alho em pó e as ervas secas a gosto e envolva bem. Regue com um fio de azeite.

Tape bem com papel de alumínio ou a tampa do recipiente  e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h.


Bom Apetite!


04 dezembro, 2023

Feijoada Pobre



Foi um fim de semana cheio, como costuma ser nos últimos anos os fins de semana perto do natal, cheio de workshops. Coimbra, Lisboa e Porto. Mais de 60 pessoas em 3 maravilhosos workshops de “Uma ementa de natal”.

Apesar de agora o meu tempo dar para pouco mais do que workshops, também houve tempo para uma feijoada pobre . Pobre porque não leva enchidos nem carnes gordas, mas que estava igualmente deliciosa pode ser uma deliciosa alternativa para todos os dias!

Aqui fica esta versão.


Ingredientes para 4 pessoas (com sobras):


500g de carne de porco em cubos - usei perna de porco

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 couve coração pequena

600g de feijão vermelho cozido - mais liquido da cozedura

1 colher de sopa de massa de pimentão

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

100ml de vinho branco


Preparação:


Pique a cebola juntamente com os dentes de alho e leve a alourar com a folha de louro e um pouco de azeite. Quando a cebola começar a ficar loura junte a carne em pedaços e envolva bem deixando ganhar cor.  Tempere com sal, pimenta, a massa de pimentão e o vinho branco e deixe cozinhar em lume brando, tapado, até a carne estar macia, cerca de 40 minutos. Junte depois a couve em juliana não muito grossa, o feijão e um pouco de líquido da cozedura ou água e retifique de sal e pimenta, envolvendo bem.

Deixe cozinhar até que a couve fique macia.

Sirva com arroz branco.


Bom Apetite!