Massa Com Molho de Queijo Creme, Tomate e Cogumelos



Tenho várias vezes esta conversa com algumas pessoas. Quando dizemos que não temos tempo para “isto ou aquilo”, temos de criar esse tempo. Dizem-me sempre que é impossível, mas não é! Acredito mesmo que se algo é uma prioridade para nós, nós conseguimos “criar” tempo para isso. 

O dia tem 24 horas para todos. E às vezes há pessoas que fazem parecer o dia ter muito mais horas, e outras que parecem que não fazem muito com as mesmas 24h. Não tem só a ver com a nossa eficiência. Tem a ver como aproveitamos o nosso tempo, como o rentabilizamos e também do que estamos dispostos a abdicar para “criar” tempo para outras coisas. Não não ter tempo, é sim não dar prioridade a isso em detrimento de outra coisa. 

Na verdade nem todos temos tempo para as mesmas coisas, apenas porque não damos prioridade às mesmas coisas. E não há mal nenhum nisso. 

Mas não julguem o meu tempo e o que eu faço pelas vossas prioridades.


Ingredientes para 4 pessoas:


1 embalagem 200g de queijo para barrar (queijo creme) com ervas finas

200g de tomate cereja

200g de cogumelos

300g de massa curta a gosto

Sal e pimenta q.b.

1 fio de azeite


Preparação:


Num pirex ou prato que possa ir ao forno e à mesa, coloque o queijo creme ao centro e junte os tomates cerejas partidos ao meio, e os cogumelos laminados. Tempere-os com um pouco de sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até os legumes estarem cozinhados e o queijo derretido.

Entretanto coza a massa em água abundante com sal.

Quando os legumes e o queijo estiverem prontos, retire do forno, envola-os bem e acrescente um pouco da água de cozedura da massa para soltar o molho. Junte a massa, misture tudo. Se necessário acrescente um pouco mais de água de cozedura. 

Sirva com umas folhas de manjericão por cima.


Bom Apetite!


Papas de Aveia no Forno



Uma ideia diferente quer para pequenos almoços e lanches, quer para colocar na lancheira dos miúdos.

Tenho feito por agora, porque o tempo já não pede tanto papas de aveia quentinhas. Mas esta versão, que pode ser cortada em fatias e comida quase como um bolo é uma excelente alternativa para lanches e lancheiras nutritivas e os miúdos têm gostado.

Aqui fica uma versão simplificada.


Ingredientes:


200g de flocos de aveia

350ml de leite ou bebida vegetal

1 banana madura

Morangos q.b.

Canela em pó q.b.


Preparação:

Esmague a banana e junte os flocos de aveia, a canela e o leite. Misture bem.

Coloque a mistura num tabuleiro, e por cima disponha morangos ou framboesas ou outra fruta a gosto.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos.

Sirva de por em barritas para o lanche, ou juntamente com fruta e iogurte.


Bom Apetite!


Focaccia de Queijo, Tomate e Azeitonas



Este sábado tive um grupo de amigos cá em casa para o nosso encontro anual que vai rodando em casa de todos. 

Quando começamos a fazer estes encontros, a maioria de nós ainda não tinha filhos, (alguns nem ainda tinham encontrado a cara metade) e os que tinham filhos eram pais de crianças da idade que os meus filhos têm agora. Essas crianças são agora jovens adultos, e entretanto nasceram muitas outros crianças. E o nosso grupo cresceu para sermos agora 27 pessoas!

Tivemos casa cheia por aqui no sábado! Fizemos um churrasco com arroz de feijão, saladas, ananás grelhado, couve mineira e enquanto a carne estava nas brasas partilhamos entradas à volta da churrasqueira: tábuas de queijos e enchidos, patê de atum e delícias, guacamole, uma torta salgada maravilhosa feita pela Sílvia, chouriço caseiro que a Clara e o Michel trouxeram, maranhos e buchos da Sertã que chegaram ainda quentinhos com a Elsa e o Fernando…. E também fiz uma focaccia de queijo que acho que foi, até à data, a melhor de todas!


Ingredientes:


10g de levedura seca (fermento de padeiro seco)

1 colher de sopa de açúcar

475g de farinha

300ml de água morna (37ºC)

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de flor de sal + para salpicar

50ml de azeite


150g de mistura de queijo para grazinar

10 tomates cereja

15 azeitonas pretas


Preparação:


Numa taça misture a água morna com o açúcar e o fermento e deixe repousar uns minutos.

Numa outra taça coloque a farinha. Junte-lhe o azeite, 1 colher de sopa de flor de sal e a mistura de água, fermento e açúcar. Misture os ingredientes e, com as mãos, forme uma bola com a massa.

Polvilhe a banca da cozinha com um pouco de farinha e comece a trabalhar a massa, amassando-a com as mãos, esticando-a e “batendo-lhe”, cerca de 10 minutos ou até que a massa fique elástica e macia. (Poderá amassar com a máquina de pão, numa batedeira  ou 5 minutos no modo amassar da Bimby se preferir). Forme uma bola com a massa e coloque-a numa taça polvilhada com farinha. Tape com película aderente e deixe a massa levedar até dobrar de volume, cerca de 1 hora.

Ao fim desse tempo retire a massa e volte a amassá-la na bancada durante um ou dois minutos.

Estique depois a massa com as mãos e transfira-a para um tabuleiro previamente pincelado com um pouco de azeite. Tape com um pano e deixe levedar uma segunda vez, cerca de 30 a 45 minutos.

Ao fim desse tempo pressione a massa com as pontas dos dedos, de modo a fazer umas covinhas. Espalhe os tomates cortados ao meio, as azeitonas e cubra depois com o queijoe regue a massa com um fio de azeite, e polvilhe com flor de sal.

Leve a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.

Retire do forno e sirva cortado em pedaços.


Bom Apetite!


Peito de Frango com Alho e Limão na Airfryer com Pesto de Espinafres



Acho sempre que devemos rentabilizar ao máximo todos os equipamentos que temos disponíveis nas nossas cozinhas. Sei, e tenho a certeza de que eles permitem que eu seja o mais rápida e eficiente possível quando os uso. Porque na verdade, não é por gostar muito de cozinhar que quero estar horas a cozinhar todos os dias em vez de poder estar a fazer outras coisas qu também gosto.

Ser eficiente além de passar sempre por uma parte de planeamento e organização, passa também por rentabilizar os equipamentos ao nosso dispor.

Desde que tenho a Airfryer que tenho mais um equipamento a trabalhar a meu favor e que me permite rentabilizar ainda melhor o meu tempo e ser mais rápida quando o meu dia assim o pede.

Já tenho alguns clássicos que gosto de fazer na airfryer, entre os quais o peito de frango que fica sempre delicioso e suculento.

E não é sempre “comer a mesma coisa”? Apesar de poder cozinhar várias vezes da mesma maneira, a forma como servimos, temperamos e os acompanhamentos, fazem de uma refeição banal e rápida algo que nos pode sempre surpreender.


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de peito de frango inteiro

1 limão

2 dentes de alho

50ml de vinho branco

Sal e pimenta q.b.


Pesto de espinafres q.b. (receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2023/04/pesto-de-espinafres.html)


Preparação:


Tempere os peitos de frango com sal, pimenta os dentes d alho laminados, o sumo de limão e o vinho branco e deixe marinar algumas horas ou de um dia para o outro.

Retire os peitos de frango da matinada e coloque-os na airfryer deixando cozinhar a 180ºC durante 15 minutos (dependendo da grossura e tamanho dos peitos que usar, poderá precisar de mais ou menos minutos!)

Retire os peitos de frango, deixe repousar 2 minutos e corte-os depois em fatias colocando-os no prato de servir. Cubra com o pesto e sirva com os couscous que partilhei ontem!


Bom Apetite!


Couscous com Lima, Cebola Roxa e Ervas Aromáticas



Há sempre aquela ideia que estamos a comer sempre as mesmas coisas - principalmente acompanhamentos: ou arroz, ou batata ou massa…. E que não variamos assim muito.

Muitas vezes não tem tanto a ver com variar, mas sim porque acabamos m versões muito simples de acompanhamentos como batata cozida ou arroz branco ou massa cozida.

Uma ideia passa pelos nossos acompanhamentos serem o mais coloridos possíveis e deixarem as versões tristes e planas. Juntar legumes assados a um arroz. Servir a massa com um molho pesto, as batatas temperadas com azeite, alho e oregãos…

Deixo-vos por isso um dos acompanhamentos da minha ementa desta semana: uns couscous aromáticos com cebola, ervas e sumo de lima que torna o qu podia ser sem graça numa coisa completamente diferente.


Ingredientes para 4 pessoas:


1 chávena de couscous

1 chávena de água a ferver

Sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de azeite

Salsa picada

Coentros picados

1 lima

1 cebola roxa pequena


Preparação:


Comece por colocar os couscous numa taça. Tempere com sal, pimenta e o azeite e acrescente a água a ferver. Tape e deixe hidratar 5 minutos.

Entretanto pique as ervas aromáticas e a cebola finamente.

Destape os couscous e separe-os com a ajuda de um garfo. Acrescente as ervas aromáticas, a cebola roxa picadinha e tempere com um pouco de sumo de lima a gosto. Misture bem e sirva como acompanhamentos de carnes assadas ou grelhadas ou de salmão no forno.


Bom Apetite!


Lasanha de Sobras de Peixe e Alho Francês (sem queijo)



Acho que posso dizer isto, sem ofender ninguém, mas cozinhar com sobras de outras refeições é a minha cena. Adoro fazê-lo e talvez por isso não seja à toa ter um livro de receitas com sobras.

Claro que há depois receitas de sobras que se tornam clássicos cá em casa. A lasanha de peixe tornou-se uma delas. Normalmente vou colocando numa caixinha e congelando várias sobras de peixe, e quando a caixa está cheia, lá sai uma lasanha - às vezes também um recheio para rissois de peixe, ou uma massinha de peixe. Mas a lasanha é muito prática e rápida para o dia a dia e os miúdos gostam bastante, e eu tento fazê-la mais equilibrada, e portanto não lhe junto queijo, apenas molho bechamel, e fica igualmente deliciosa e é mesmo uma receita que gostamos por aqui.

Podem sempre enriquecer com mais legumes: espinafres, cenoura, ervilhas…. Aqui levou alho francês, que combina muito bem com o peixe (que era uma mistura de pescada, bolonhesa de atum e robalo no forno…)


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de sobras de peixe variadas limpas de peles e espinhas

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho

1 folha de louro

2 alhos franceses

600ml de molho bechamel (usei caseiro feito na Bimby com azeite e leite magro)

9 a 12 placas de lasanha seca (sem necessitar de pré cozedura)


Preparação:


Lev uma frigideira ao lume com o azeite, os dentes de alho picados o louro e o alho francês cortado em rodelas finas e previamente lavado. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até o alho francês estar macio. Acrescente depois o peixe, envolva bem e junte metade do molho bgchamel já preparado. Retifique os temperos se necessário. 

No fundo de um pirex ou assadeira que vá ao forno e à mesa coloque um bocadinho da do restante bechamel, apenas para cobrir o fundo. Cubra com 3 a 4 placas de massa, consoante o tamanho do seu tabuleiro e coloque metade da mistura de peixe e bechamel. Faça mais uma camada de placas, junte a restante mistura de peixe e coloque mais uma ultima camada de placas de lasanha cobrindo com o molho bechamel simples.  (Se quiser guardar para levar ao forno apenas nos dias seguintes, cubra bem com película aderente e guarde no frigorífico. Quando for cozinhar, retira a película e segue com a receita).

Tape bem com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos. Retire depois o papel de alumínio, ligue o grill e deixe cozinhar mais 10 minutos até ficar dourada.

Sirva depois com uma salada verde.


Bom Apetite!


Feijão Preto Estufado com Cogumelos e Ovos



Quando penso e preparo a ementa semanal aqui para casa, uso as mesmas ferramentas que “ensino” nas masterclass, cook along e workshops.

E começo sempre por dar prioridade a ingredientes que tenho em casa. O meu objectivo é sempre não deixar estragar nada e aproveitar as máximo tudo o que tenho por aqui. E gosto mesmo de chegar ao fim da semana de frigorífico vazio e de saber que usei tudo o que comprei e rentabilizei da melhor forma tudo o que já tinha.

E é também um exercício que me permite muitas vezes inventar e adaptar com o que existe em vez de encher a despensa com mais coisas.

E na verdade nunca nos falta nada, mesmo quando parece que há pouco. Porque entretanto há uma nova ida às compras e se volta a abastecer para mais uma semana.

Uma coisa que faço com muita regularidade é comprar leguminosas secas, demolhar e cozer em casa. Congele depois as leguminosas, já cozinhadas, e estão depois prontas a usar nas mais variadas receitas, e tento, pelo menos 1 vez por semana utilizar em alguma receita.

Esta semana saiu feijão preto estufado com cogumelos e ovos cozidos. A nossa refeição sem carne nem peixe da semana, com dois ingredientes ideais para quem tem alguma dificuldade de implementar em suas casas refeições destas: as leguminosas e os ovos. E assim dificilmente acharão a falta da carne e do peixe. 


Ingredientes para 4 pessoas:


350g de feijão preto cozido

200g de cogumelos castanhos frescos 

1 cenoura

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

100ml de polpa de tomate

50ml de vinho branco

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

4 ovos


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois os cogumelos partidos em pedaços pequenos e a cenoura descascada e também cortada em cubinhos. Envolva bem, tempere de sal e pimenta e junte o vinho branco e a polpa de tomate. Deixe estufar em lume brando durante cerca de 10 minutos.

Acrescente depois o feijão e um pouco de água ou caldo da cozedura e rectifique os temperos. Deixe estufar um pouco.

Por fim, abra os ovos para dentro do feijão, um a um, e deixe escalfar uns 10 minutos ou até os ovos estarem a seu gosto.

Sirva com arroz branco.


Bom Apetite!

Bolo Mármore de Baunilha e Cacau



Fim de semana em cheio. Fomos ver a Académica no ultimo jogo da temporada, foi dia da mãe e fomos dar beijinhos às avós, tivemos um jantar de amigos, e festas de aniversário dos miúdos. Houve almoços no jardim, fizemos um bolo e ainda houve tempo e necessidade para tarefas mundanas como ir às compras e dar um jeito à casa.

De receitas andamos muito à volta de coisas básicas e clássicas: arroz de feijão, bife na frigideira, robalo no forno com alho, limão e coentros, focaccia, tostas e um bolo mármore, do qual vos deixo a receita.


Ingredientes:


4 ovos

200g de açúcar

150g de manteiga

200g de farinha

1 colher de chá de pasta ou essência d baunilha

1colher d chá de fermento em pó

50g de cacau em pó


Preparação:


Bata as 4 gemas com o açúcar e junte a manteiga e bata até obter um creme fofo. Seguidamente misture a farinha peneirada e por fim as claras em castelo.

Divida depois a massa em 2 partes iguais: numa misture a baunilha, e na outra misture o cacau em pó.

Unte uma forma com manteiga e deite colheradas da massa de cacau alternadamente pela forma. Esta massa é mais grossa, e portanto fica mais presa. Junte depois a massa de baunilha e coloque mais umas colheradas de massa de cacau e mais massa de baunilha até acabar as massas. 

Leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante 30 a 35 minutos.

Depois de cozido deixe arrefecer uns 5 minutos antes de desenformar sobre uma grelha.

Se gostar cubra com chocolate derretido antes de servir.


Bom Apetite!


Caril de Grão de Bico com Tofu e Espinafres



Na sexta feira passada tive um jantar aqui em casa. Estava prometido um caril vegetariano que, era para ser de grão de bico e abóbora assada com espinafres. Ora que esta pessoas - eu, portanto - coloca a abóbora a assar e vai buscar os miúdos à escola. Até aqui tudo bem, não me tivesse eu aquecido de baixar a temperatura do forno enquanto fui fazer de mãe Uber e levar e buscar miúdos a escolas e actividades.

Bem que cheguei a casa e a minha abóbora não era mais do que pequenos pedaços completamente carbonizados e secos…. Valeu-me ter comprado também tofu, e o caril de abóbora assada e grão de bico se transformou em caril de tofu e grão de bico. Mesmo assim, muito bom e tivemos um bom jantar!


Ingredientes para 4 pessoas:


250g de grão de bico cozido

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 pedacinho de gengibre fresco

1 pedacinho de curcuma fresca (podem usar em pó)

1 lata de leite de coco

4 colheres de sopa de coco ralado

azeite ou óleo de coco

2 colheres de sopa de pó de caril

250g de tofu

1 molhinho de coentros

sal e pimenta q.b.

pasta de malagueta q.b.


Preparação:


Pique finamente a cebola com o alho, o gengibre e a curcuma. Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite ou óleo de coco e deixe aquecer. Junte a mistura de cebola, alho e gengibre e deixe fritar. Junte depois o pó de caril e o coco ralado e envolva bem deixando também secar mas tendo o cuidado de não deixar agarrar. Deixe a mistura cozinhar cerca de 5 minutos sem queimar. Acrescente o grão de bico cozido e o tofu em cubos não muito pequenos. Envolva bem e junte depois o leite de coco e tempere a gosto com sal, pimenta e a pasta de malagueta (se usar).

Junte depois os espinafres. Deixe levantar fervura e desligue.

Sirva polvilhado com os coentros e acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite!


Lombo de Salmão no Forno com Molho de Salsa e Limão



Sou só eu que não gosta propriamente do mês de Maio? Para mim é um mês sempre meio “bleck” e fico sempre a achar que tudo o que pode acontecer de mal, pode acontecer em Maio. Parvoíces à parte, os nossos dias continuam frenéticos e cheios. Nem sempre é fácil conseguir equilibrar tudo e há alturas em tenho que dar prioridade a certo trabalho e tarefas  e que deixo várias coisas para trás. E depois da semana passada  ter sido atípica, esta semana ainda não consegui equilibrar tudo como quero e gosto, mas um passo de cada vez.

No entanto, há coisas que nunca falho ou de que nunca saem da rotina, que são os jantares da semana mais ou menos planeados.

Esta semana andei numa de gastar  e dar ainda mais prioridade ao que havia cá em casa e comprei apenas coisas “mínimas” para a semana. Mas não foi por isso que andamos a comer pior.

Ontem para o jantar saiu mais um belo lombos e salmão no forno, receita que nunca falha, e desta vez com um molho de salsa para acabar um salsa que estava a querer ficar meia amarela.

E assim e vai fazendo a história desta casa….


Ingredientes para 4 pessoas:


1 lombo de salmão com cerca de 500g

Sal e pimenta q.b.

1 fio de azeite


Molho de salsa:


1 molho de salsa

1 dente de alho

35ml de azeite

Flor de sal q.b.

Sumo de meio limão pequeno


Preparação:


Coloque um fio de azeite no fundo de um pirex ou assadeira que vá ao forno e coloque o lombo de salmão. Tempere de sal e pimenta.

Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC durante 20m.

Entretanto prepare o molho de salsa. Pique finamente a salsa e coloque numa taça. Acrescente o dente de alho ralado, o azeite e o limão e tempere de flor de sal. Mexa bem todos os ingredientes.

Sirva depois o lombo de salmão com o molho de salsa e acompanhe com arroz branco e brócolos a vapor.


Bom Apetite!


Pão de Forma de Trigo Barbela



Há anos que faço pão em casa. Muito antes da pandemia. É um hábito que se tornou uma rotina tão grande que é rara a semana que não faço, ou as alturas que efetivamente compro pão.

E esta coisas das rotinas é sempre muito curiosa, porque se me perguntam se dá trabalho, se não era mais fácil comprar feito, se não é até mais caro, eu nem sei responder, porque faz mesmo parte dos meus hábitos e rotinas e é tão natural como fazer o jantar todos os dias.

Vou variando receitas, mas tenho algumas que faço sempre, e que estão nas favoritas.

E tenho simplificado versões de “pão de forma”. Desta vez usei uma totalidade de trigo barbela que é um trigo ancestral, pouco modificado e que alem de tornar o mais mais escuro, o torna também um pouco mais “pesado”. Podem se preferir trocar por outra farinha, mas é natural que tenham se fazer ajustes na quantidade de água que vão usar, Farinhas menos refinadas e mais “integrais” precisam normalmente de mais água do que as outras farinhas.


Ingredientes para 1 pão:


500 g de farinha

315g de água morna

1 colher de sopa de azeite

1 saqueta de 7g de fermento de padeiro em pó

7g de sal ou flor de sal


Preparação:


Numa taça coloque a farinha, misture o fermento, o sal, o azeite, misture. Por fim acrescente a água morna e amasse bem, cerca de 15 minutos, à mão, até obter uma massa lisa e elástica. Em alternativa, coloque na batedeira ou no copo do robot de cozinha e amasse cerca de 6 minutos. 

Forme depois uma bola e deixe repousar numa taça ligeiramente untada (com óleo, azeite ou manteiga), dentro do forno desligado ou outro local livre de correntes de ar. Deverá demorar cerca de duas horas até duplicar de tamanho;

Forme depois o pão estendendo a massa de forma a que fique rectangular e dobrando depois metade da massa como se fosse a tampa de um

envelope e pressionando com o calcanhar da mão. Dobre depois as pontas superiores da massa para o centro e volte a pressionar. Dobre mais duas vezes, calcando sempre a zona de união para ficar bem fechado. 

Coloque depois numa forma de bolo inglês polvilhada com um pouco de farinha e com a “costura” do pão para baixo e deixe levedar mais uns 30 minutos a 1 hora até duplicar de volume,

Ligue o forno a 220 ºC cerca de 15 minutos antes de colocar o pão a cozer;

Leve depois a cozinhar, em forno pre aquecido a 220ºC durante cerca de 20 a 25 minutos. O pão está pronto quando tiver uma carapaça dourada. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar.


Bom Apetite!


Tarte de Lemon Curd e Morangos



Crescer é doloroso. Tomar consciência das fragilidades e defeitos das outras pessoas também. Porque na verdade ninguém é perfeito. Aprendemos a amar as pessoas assim mesmo, “apesar de”. Mas perceber a plenitude das suas fragilidades e das suas emoções, das suas expectativas, dos seus actos, por vezes torna-se difícil. É preciso olhar tantas vezes com outros olhos, avaliar, medir e perceber se vale a pena e o que vale a pena. Aprender a filtrar, saber as lutas que queremos ou não travar, e muitas vezes engolir sapos. Nunca ninguém disse que crescer era fácil….


Ingredientes para 1 tarte:


Massa sablé:

100g de açúcar em pó

2 gemas

300g de farinha

125g de manteiga

4 colheres de sopa de leite


Curd de limão (receita: http://paracozinhar.blogspot.com/2016/04/o-melhor-curd-de-limao.html


500g de Morangos

Hortelã para decorar


Preparação:


No robot de cozinha coloque o açúcar em pó, a manteiga, as gemas, a farinha e o leite e ligue-o, deixando-o a trabalhar até que se forme uma massa homogenea e uniforme. Se não tiver robot de cozinha, deverá colocar a farinha, o açúcar e as gemas numa taça, abrir uma cova ao meio e adicionar as gemas, o leite e a manteiga em cubos pequenos e ir amassando com as mãos até obter uma massa lisa e homogénea. 

Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa (ou formas de tarteletes individuais). Como a massa fica um pouco mole e é um pouco difícil de estender com o rolo, eu prefiro forrar à mão a tarteira, mas no caso de usarem rolo experimente esticar a a massa entre duas folhas de papel vegetal.

Depois da tarteira forrada com a massa, leve-a a cozinhar, cerca de 20 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC.

Entretanto prepare o curd de limão e deixe arrefecer.

Lave bem os morangos e parta-os ao meio ou em quartos se forem muito grandes. Reserve.

Retire a tarte do forno e deixe arrefecer completamente.  Desenforme a tarde cuidadosamente - se conseguir - e coloque-a num prato de servir.

Recheie depois com o curd de limão e por cima disponha os morangos e decore com hortelã. Guarde no frigorífico até servir.

Se quiser polvilhe com um pouco de açúcar em pó antes de servir.


Bom Apetite!


Gelado Enformado de Morango e Hortelã



Para mim todos os motivos são válidos e bons para fazer jantares com amigos. Mesmo que o motivo seja não ter motivo nenhum e apenas porque sim. Cada vez acredito mais que devemos aproveitar a nossa vida. Não ficar só preso a obrigações de trabalho, ou de tarefas ou de responsabilidade. A vida dever ser feita de equilíbrio e devemos valorizar também o nosso bem estar a todos os níveis. Por isso celebrar todos os pequenos momentos e aproveitar as nossas pessoas, rir e conversar é tão importante como outra coisa qualquer. 

Viva aos jantares com amigos em que cada um leva uma coisa e a festa se faz!


Ingredientes para 1 gelado:


Ingredientes:

 

300ml de natas frias

1 latas de leite condensado

500g de morangos

1 ramo de Hortelã fresca

 

Preparação:

 

Lave os morangos e retire-lhes os pézinhos. Triture-os com a ajuda da varinha mágica juntamente com a hortelã e reserve.

Bata as natas até ficarem em chantilly. Envolva a mistura de morangos (deixe um bocadinho para decorar) e depois envolva suavemente o leite condensado.

Forre uma forma de bolo inglês com película aderente e coloque os morangos triturados e reservados. Por cima disponha a mistura de natas, morangos e leite condensado. Tape com mais película aderente  - que deve tocar a mistura - e leve ao congelador até ficar firme (de um dia para o outro).

Retire do congelador, e desenforme no prato de servir, retirando a película aderente. Cubra com mais morangos frescos e folhas de hortelã e sirva de imediato em fatias!


Bom Apetite!


Hambúrgueres Mistos



Todos temos alimentos e ingrediente que nunca podem faltar no congelador. Aqui em casa há sempre alguns legumes congelados como brócolos, espinafres e alguma mistura de legumes para saltear, pão, leguminosas cozidas, e quase sempre hambúrgueres.

Hoje trago-vos uma receita de uns hamburgueres caseiros mistos, de carne de vaca e de porco. Podem variar as vossas receitas e misturas consoante o vosso gosto pessoal. Mas uma coisa é certa! Dá muito jeito este tipo de atalhos no congelador!



Ingredientes para cerca de 8 hamburgures de 125g cada



400g de carne de vaca picada (aba para estufar)

400g de carne de porco picada (perna)

Sal e pimenta q.b.

1 cebola

1 ovo pequeno

1 colher de sopa de mistura de ervas secas

1 colher de chá de alho em pó


Preparação:


Numa taça coloque a carne picada, e tempere de sal, pimenta, a cebola picada, o alho em pó e as ervas e junte o ovo. Amasse tudo muito bem com a ajudas das mãos.

Forme depois bolas com cerca de 125g cada e pressione formando hambúrgueres - pode também usar uma prensa de hambúrgueres para esse efeito.

Cozinhe os hamburgueres de imediato, numa frigideira ou na Airfryer até que fiquem a seu gosto, ou congele-os numa caixa de congelação, separados por papel vegetal.

Se for cozinhar os hamburgueres depois de congelados, lembre-se que não os deve descongelar e cozinhe-os na chapa quente ou Airfryer, diretamente do congelador.


Bom Apetite!


Tabuleiro de Bacalhau com Espinafres e Broa



O ciclo da vida. Nascemos, vivemos e morremos. O meu avô viveu até aos 100 anos (e meio) e ontem vimo-lo partir. Deixou um vazio. Mas sabemos que completou o seu ciclo em plenitude. Viu nascer 1 filha, 2 netas e 5 bisnetos. Viveu praticamente independente até ao fim. Sempre na casa dele e rodeado das coisas deles. Não podíamos esperar muito mais. Pudemos fazer-lhe uma festa de 100 anos rodeado pelo família e desejavas fazer a dos 101. Mas já não deu. Partiu ontem tranquilamente e em paz. E nós agora continuamos deste lado, a cumprir o nosso ciclo da vida, e a fazer o melhor que podemos, e a aproveitar o que de melhor ela tem. Adeus avô António. Sabemos que temos uma nova estrelinha a brilhar no céu.


Ingredientes para 4 pessoas: 


500gr de migas de bacalhau previamente demolhadas 

2 cebolas grandes 

250g de espinafres 

4 dentes de alho azeite q.b. 

1 folha de louro 

sal e pimenta 

350g miolo de broa 


Preparação: 


Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e 2 dentes de alho picados e junte os espinafres tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até que murchem. Reserve. Corte a cebola em rodelas finas e leve-as a alourar em azeite juntamente com o alho picado e a folha de louro. Quando a cebola começar a querer alourar, junte o bacalhau escorrido e deixe cozinhar 15 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com pimenta e sal, se necessário. 

Comece então a montar a travessa: coloque na base de um prato de servir que possa ir ao forno os espinafres salteados cobrindo todo o fundo. Por cima coloque a cebolada do bacalhau e cubra tudo com uma boa camada de miolo de broa esfarelado. Regue com um fio de azeite e leve a forno quente (200ºC) até a camada da broa estar lourinha. 

Sirva com uma salada verde! 


Bom Apetite!


Lombo de Salmão com Molho de Mostarda, Limão e Maple Syrup



O fim de semana já lá vai. 

Houve tempo para jantares animados, tratar da casa que estava mesmo a precisar, um cook along enquanto os miúdos foram passear de trotinete, skate e patins, treino de Crossfit e ainda receber amigos em casa! 

No sábado para o almoço houve almoço de que todos gostam muito cá em casa - este lombo de salmão no forno que não dá trabalho nenhum!


Ingredientes para 4 pessoas:


1 lombo de salmão com cerca de 500g

1 limão pequeno

2 colheres de sopa de Maple syrup (ou mel)

2 colheres de sopa de mostarda de grão à antiga

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Coloque o lombo de salmão num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e regue com um fio de azeite, para que não cole, Tempere de sal e pimenta.

Numa taça junte sumo de limão, cerca de 4 colheres de sopa, e junte o Maple syruo e a mostarda e mistura bem. Verta depois esta mistura sobre o salmão.

Corte o resto do limão em pedaços e coloque sobre o lombo de salmão,

Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 20 minutos.

Sirva com legumes salteadas e arroz ou batata.


Bom Apetite!


Imprimir