Pernas de Pato com Laranja, Mel e Molho de Soja

Como cá em casa somos apenas 2, hà determinadas coisas que não costuma fazer, como por exemplo pato assado. Isso significaria que andariamos a comer pato 1 semana!
Actualmente já se conseguem comprar nas grandes superfícies apenas pernas de pato, embaladas individualmente, o que permite outras confecções gastronómicas.
Da ultima vez que fui ao supermercado, trouxe para casa 2 deliciosas perninhas de pato, que ficaram muito boas confeccionadas desta maneira.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pernas de pato
2 laranjas
sal
pimenta
1 colher de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de coentros
3 dentes de alho
1 colher de sopa de mel

Preparação:

Começe por temperar de véspera as pernas de pato com sal, pimenta e o sumo e casca das 2 laranjas. Tape bem, e deixe ficar assim de um dia para o outro.
No dia de assar o pato, ligue o forno para os 200ºC e deixe aquecer bem.
Num almofariz esmague os dentes de alho com um pouco de sal e com os coentros. Junte o molho de soja e o mel, misture bem, e barre as pernas de pato com esta mistura.
Coe depois o líquido da marinada e coloque sobre as pernas do pato. (Se necessário junte um pouco de água ou vinho branco).
Leve a assar tendo o cuidado de ir virando e regando as pernas com o molho que se vai formando, até a carne estar cozinhada e com aspecto caramelizado.
Sirva com batatinhas assadas e feijão verde cozido.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. que boa combinaçao fizeste.
    é verdade sendo só dois assar um pato é impensavel mas estas pernitas ja iam.
    beijinhos
    moranguita
    http://docesdamoranguita.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:07

    Que aspecto delicioso, o que já é habito, as suas receitas tem sempre qq coisa especial.

    Parabéns

    Maria José Duarte

    ResponderEliminar
  3. HUmmm a tua mesa está com cara de Natal ... as perninhas ficaram com um aspecto delicioso...tenho que surpreender o maridão com umas que ele adora pato...bj

    ResponderEliminar
  4. hum gosto da combinação de sabores!!

    bjks

    ResponderEliminar
  5. Tem bom aspecto.
    O pato foi banido da minha alimentação mas sei que é bom :)

    ResponderEliminar
  6. pato na minha casa é quase sempre feito em arroz.... mas estas tuas pernocas deixaram-me com vontade de experimentar a receita.

    ResponderEliminar
  7. Aqui também tenho dificuldade em comprar certas coisinhas, pois vem em bastante quantidade. Que maravilha essa sua receita!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo17:41

    As perninhas tem um aspecto delicioso, em casa faço o pato sempre com arroz mas vou fazer desta maneira uma receita diferente de certeza saborosa!!!
    Estes blogs deixam-nos sempre com água na boca!!

    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Com esta receita tocastes no meu fraco: pato.E acho que vai super bem com laranja.

    ResponderEliminar
  10. Ontem cheguei tarde a casa sem saber como cozinhar as duas pernas de pato descongeladas de manhã. Liguei o computador, cheguei até esta receita e decidi experimentar. Não tinha coentros, por isso usei coentro em grão (com alguma moderação). Mesmo sem ter feito a marinada de véspera, ficou óptimo! Uma receita a repetir, da próxima vez seguindo todos os preceitos. Obrigado pela sugestão! Como acompanhamento, salteei batatas previamente cozidas, com pimenta e salsa picada.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:03

    Boa tarde
    Vi esta sua receita e fiquei com curiosidade.Este fim semana decidi experimentar, mas fiquei triste porque a carne ficou dura (parecia pastilha elástica :()... O molho em si estava muito saboroso, mas gostava de perceber porque é que a carne ficou dura. Será por o pato ter estado congelado (apesar de já es´tar descongelado quando eu o confeccionei)?

    ResponderEliminar
  12. Adoro o seu blog. E agradeço esta receita perfeita para o jantar de Ano Novo que vou confecionar para mim e uma amiga. Bem haja. Um excelente 2010 para si.

    ResponderEliminar

Imprimir