Amêndoas Torradas

A Tita M., minha madrinha e "tia" emprestada, levou-me há uns tempos um caderninho de receitas de família que pertencia à sogra. São muitas as receitas manuscritas no caderninho, intitulado "Caderno de Receitas de Doces Familiares", que eu copei e guardo agora como se de uma relíquia se tratasse.
Apesar de ter muitas receitas que aguardam disponibilidade para serem preparadas, não consegui resistir a fazer estas amêndoas torradas de que tanto gosto. Claro que a receita é omissa em alguns detalhes, o que fez com que eu tivesse de a interpretar à minha maneira, mas o resultado final foi excelente.
Como ainda estamos na Páscoa, nada melhor do que continuar a ter em casa umas amêndoas doces para servir com um café a quem nos visita!

Ingredientes:

200g de amêndoas inteiras
100g de chocolate em pó
1 colher de café de canela em pó
1 chávena de açúcar + 1 chávena de água

Preparação:

Numa frigideira grande anti-aderente coloque o açúcar e a água e deixe ferver 3 minutos. Entretanto, numa outra frigideira torram-se as amêndoas sem deixar queimar.
Depois de ferver a água com o açúcar, junta-se o chocolate e a canela e mistura-se bem. Acrescenta-se de seguida as amêndoas e, em lume brando vai-se mexendo bem tudo até que a mistura começe a ficar granulada e se agarre às amêndoas.
Retira-se depois do lume e coloca-se sobre papel vegetal ou um tapete de silicone e separam-se as amêndoas deixando arrefecer bem antes de se guardarem num recipiente bem fechado.

Bom Apetite!

16 comentários :

  1. Muito boa esta receita.. gostei muito vou fazer brevemente...bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Que livrinho fantástico que tiveste a sorte de arrecadar e por essa receita está-se a ver que virão muitas mais deliciosas.
    Adorei a sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que livrinho fantastico,devem ficar deliciosas as amendoas,tem um blog fantastico.Maria

    ResponderEliminar
  4. Que fantástico, esse caderninho. Já para não falar das amêndoas que devem ser absolutamente deliciosas.
    Algo a testar sem dúvida.

    ResponderEliminar
  5. que belo caderniho deve ser esse! adorei!

    ResponderEliminar
  6. Espectacular.. quem me dera ter um caderninho desses.. Sempre adorei estas amêndoas... as tuas ficaram com um aspecto fantástico.. obrigada por partilhares.. beijo da Marmita

    ResponderEliminar
  7. Ficaram uma delicia!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Devem ser deliciosas!!!

    bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  9. Joana,
    adorei esta sugestao de amendoas! sempre fui doida por amendoas torradinhas e bem doces como estas, e feitas em casa melhor ainda :) beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Estas amêndoas são deliciosas!
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo blog. Sou visita frequente. Estas receitas manuscritas de outras gerações são deliciosas e transportam-nos para as memórias de infância ;)
    São tentadoras estas amêndoas!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo14:43

    Joana,
    Sou visita diária do seu blogue e o seu livrinho também já cá canta.. prendinha da filhota no dia da Mãe... Adorei a prenda e o livro, claro! Parabens e votos das maiores felicidades e saude, pois n´s precisamos de si.
    Um abraço
    Rosarinho

    ResponderEliminar
  13. Ora nem penses que este teu outro cantinho me escapava! Cá estou e esta receita vou mesmo fazer!!

    beijinhos

    ps - não páras de me agradar - já não digo surpreender porque depois de ver o teu primeiro blog, já espero sempre o melhor vindo de ti!! Só me falta o teu livro!!

    http://cottoncandy-peaches.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Oh Joana, fiz ontem esta receita e ñ ficaram nada como as tuas :( Ñ tinha chocolate em pó, por isso, usei cacau, terá sido essa a causa? O chocolate ficou pastoso, agarrou-se às amêndoas sim, mas ficaram c aspecto totalmente diferente... E se usar 'Nesquick', será q resulta? Obrigada pelo esclarecimento! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:10

    gostei muito

    ResponderEliminar
  16. Esta receita parece maravilhosa! Tenho que experimentar!! Na verdade esta páscoa aventurei-me numas experiências com amêndoas e gostei imenso por isso acho que vou continuar a explorar novas receitas! ;)
    As que fiz ficavam com uma espécie de suspiro de canela a envolvê-las! Podem ver o resultado final aqui! http://doisigualatres.blogspot.pt/search/label/Na%20Tigela

    m.*

    ResponderEliminar

Imprimir