Chutney de Maçã e Pêra com Figos Secos

Aos poucos e poucos começo a dar vida aos meus cabazes de Natal deste ano. Sem saber bem como nem porquê decidi que este ano ainda tinha de fazer um chutney. Mas um chutney de quê, agora que não tenho cá grandes coisas em casa, a não ser abóbora! Certamente que encontraria alguma receita, mas ainda antes de me iniciar nessa procura, a resposta chegou sem eu estar a contar com ela. Uma oferta generosa de uma caixa (ficaria melhor dizer caixote) de fruta. Muitas maçãs e pêras de Alcobaça, mais de 8 quilos de fruta! Estava encontrado o chutney: de maçã e pêra. Depois foi misturar mais algumas coisas e o chutney já está pronto a ser colocado em saquinhos e cestinhos.
Mas ainda faltam fazer tantas coisas...

Ingredientes para cerca de 10 frasquinhos de 200ml:

1,4 kg de maçãs descascadas e partidas em pequenos pedaços
600g de pêras descascadas e partidas em pequenos pedaços
100g de figos secos em pedacinhos
2 cebolas
2 dentes de alho
1 limão
1 colher de sopa de mostarda
1 pedaços de gengibre fresco com 5cm
2 colheres de sopa de piri-piri moído
2 colheres de sobremesa de gengibre em pó
1 colher de sopa de sal
1kg de açúcar
500ml de vinagre de cidra

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e coloque-os numa panela grande juntamente com a maçã, as pêras, os figos secos, o sumo e raspa do limão, as sementes de mostarda, o piri-piri, o gengibre fresco ralado, o  gengibre em pó, o sal e metade do vinagre. Mexa todos os ingredientes para combinar bem e leve ao lume até levantarem fervura.
Acrescente depois o açúcar e o restante vinagre e deixe ferver em lume brando, mexendo de vez em quando, até o chutney atingir o "ponto de estrada", e ficar grosso e a fruta desfeita.
Deixe arrefecer um pouco e coloque em frascos previamente esterilizados. Feche bem e coloque-os de cabeça para baixo para criarem um vácuo natural.
Guarde cerca de 1 mês antes de consumir. Ideal como acompanhamento de queijos e de carnes assadas e grelhadas, ou para fazer um molho juntando com um pouco de maionese.

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. O chutney de maçã e pera com figos ficou lindo e de certeza o sabor será um sucesso.
    Beijo
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Desde já os meus parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de a convidar para se juntar ao recém criado "Paraíso dos Sabores", um espaço de partilha de receitas, experiências, truques e dicas.
    De momento o "Paraíso dos Sabores" ainda está numa fase relativamente "morna", pois ainda não tem muitos conteúdos, assim como utilizadores.
    Daí este convite, por teria enorme gosto em que se junta-se a esta comunidade e a ajuda-se a crescer, com os seus conhecimentos e esperiências.

    Desde já o meu muito obrigado pelo tempo perdido a ler esta mensagem.
    Ficarei na esperança de a poder reencontrar no "Paraíso dos Sabores".

    Atentamente,
    _Paulo_ , webmaster em www.paraisodossabores.pt.vu

    ResponderEliminar
  3. Adoro chutneys, acho que nunca comi nenhum que não me agradasse. Este ano, com abóboras oferecidas, fiz chutney das mesmas. Uma delícia!
    Tenho que experimentar este de maçã, pêra e figos (tudo coisas boas).

    ResponderEliminar

Imprimir