Petingas Albardadas

Há quanto tempo que não comia isto! Quando vi as sardinhas à venda no mercado, não fui capaz de resistir, e toca de comprar umas quantas! A peixeira foi muito simpática e arranjou-as tirando-lhes a tripa, o que me poupou um trabalho que eu não gosto muito!
Depois foi só fazer a polme, fritar e matar saudades deste petisco!

Ingredientes:

Sardinhas limpas de tripas
Farinha de trigo
sal
pimenta
sumo de limão
cebola
salsa
azeite
àgua
ovos
óleo para fritar

Preparação:

Depois das sardinhas amanhadas e passadas por água seque-as bem e tempere-as com um pouco de sal, pimenta e sumo de limão.
Entretanto prepare a polme: junte os à farinha 2 ovos, tempere de sal e pimenta, junte a cebola e a salsa picadinhas e misture. Se a mistura estiver muito grossa, junte um pouco de água, mas não em demasia, para não acabar com uma mistura demasiado líquida. A consistência ideal deverá parecer massa de bolo!
Aqueça o óleo numa frigideira e vá fritando as sardinhas, passando-as primeiro por farinha e sacudindo o excesso e, depois, pegando-as pelo rabo, passe-as no polme até ficarem bem cobertas e coloque-as no óleo quente. Escorra sobre papel absorvente.
Sirva com um arroz de espigos!

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Meu marido ia ter um ataque vendo esse prato. Ele simplesmente ama peixe frito e ainda mais 'petitinga'.

    ResponderEliminar
  2. Hmmmm, que delícia!
    Vi uma receita na tv hj de sardinhas ao escabeche! Agora entro aqui e me deparo com isso! Que vontade que deu! hehehe!

    Parabéns pelas delícias no blog!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  3. Joaquim15:54

    A minha mae fez esta receita, e eu que gosto muito de sardinhas grelhadas, realça-lhes o sabor, nem queria acreditar quando comecei a come-las feitas por esta receita.
    Fritam por fora e por dentro fica a pele da sardinha quase crua, dá-se uma dentada sabe a pele crua de peixe. Odiei o sabor, nao recomendo a ninguém esta receita

    ResponderEliminar

Imprimir