Bacalhau Gratinado com Espinafres

Comprei pela primeira vez migas de bacalhau congeladas.
São muito mais praticas, pois já vêm demolhadas e é só descongelar e estão prontas a usar.
Com elas fiz este simples prato de bacalhau que foi o nosso almoço de Domingo.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 embalagem de 500 gr de migas de bacalhau
4 batatas grandes
1 cebola
1 folha de louro
2 dentes de alho
azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
200 gr de folhas de espinafres congeladas
500 ml de Molho bechamel (podem usar de compra) *
100 gr de queijo emmental ralado

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em rodelas não muito finas. Frite-as em óleo vegetal (ou como eu, que uso uma opção do meu microondas que frita apenas com 1 colher de sopa de azeite, e sem espirros ou cheiros!)
Coza depois, em vapor e sem descongelar, os espinafres.
Faça um refogado com o azeite, a cebola cortada em meias luas, o alho picadinho e o louro.
Junte o bacalhau desfiado e escorrido e deixe estufar. Retifique os temperos.
Prepare o molho bechamel.
Junte as batatas ao bacalhau, assim como os espinafres e metade do bechamel. Mexa bem.
Num prato que vá ao forno e à mesa, coloque a mistura do bacalhau, cubra com o restante bechamel e com o queijo ralado, e leve ao forno a gratinar.

Bom Apetite!

* Molho Bechamel: Leve ao lume um tachinho com 4 colheres de sopa de margarina. Deixe derreter e junte 2 colheres de sopa de farinha. Misture bem até formar uma bola deixe cozer um pouco e vá juntando, aos poucos e poucos 500ml de leite quente. Vá mexendo até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Se engrumar passe com a varinha mágica até os grumos desaparecerem. Tempere com noz moscada, sumo de limão, sal e pimenta. Está pronto a usar!

16 comentários :

  1. Com migas já prontas a cozinhar é bem mais rápido, ajuda bastante. Gostei da sugestão. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que delicia este prato de bacalhau ! bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:46

    Tem muito bom aspecto! Deve ser delícioso mesmo... :)
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. É parecidíssimo com o que eu faço, só não frito as batatas.

    Essa dica das migas congeladas é óptima, calculo que sejam de melhor qualidade do que as normais e que tenham menos espinhas.

    bjs

    ResponderEliminar
  5. eu, sempre que posso, também compro sempre dessas migas, pois são muito mais práticas.
    gostei deste teu prato, já estava capaz de almoçar outra vez.

    ResponderEliminar
  6. Também nunca experimentei migas já preparadas, mas deve realmente ser super prático! Esse bacalhau com espinafres ficou uma verdadeira maravilha! Beijos.

    ResponderEliminar
  7. nao gosto quase nada de peixe, mas bacalhau ainda como e adorei esta receita. anotei a receita, pois talvez a faca para o natal ;-) beijocas

    ResponderEliminar
  8. Bacalhau e espinafres....adooooro...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:33

    desculpe, importa-se de explicar melhor esse modo de fritar batatas com azeite?

    ResponderEliminar
  10. Qualquer alimento se pode fritar em azeite em vez de óleo, é fazer exactamente a mesma coisa.
    Creio que o que me está a perguntar é o facto de utilizar apenas 1 colher de sopa de azeite para fritar batatas. Ora o meu microondas, à semelhança da nova máquina Actifry da Tefal, tem uma opção que, colocando as batatas num prato especial, e usando uma função de "fritar", com apenas 1 colher de sopa de azeite para bezuntar as batatas as deixa fritas em pouca gordura. Nem todos os microondas o fazem, mas é o mesmo princípio de ar usado pela actifry.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sabe dizer-me a marca e o modelo desse microondas? Obrigada :)

      Eliminar
  11. Anónimo20:47

    Obrigado pelo esclarecimento. Parece que vou ter que fazer um upgrade ao micro-ondas...

    Fiz a receita de bacalhau e ficou deliciosa. Obrigado :)

    ResponderEliminar
  12. O que tenho não me pertence, embora faça parte de mim.
    Tudo o que sou foi-me dado um dia, emprestado pelo Criador para que eu possa dividir com aqueles que entram na minha vida!

    Obrigado pela visita e fiquei com água na boca.
    Voltarei mais vezes para pôr em prática estas deliciosas receitas.
    Obrigado pela partilha.

    Beijinhos doces e votos de uma bela Quarta-feira.
    Fica bem. Fica com Deus.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderEliminar
  13. Olá, serão mesmo 20gr de espinafres? Ou 200gr?

    ResponderEliminar
  14. Mel:

    Tem razão, são 200g de espinafres! A diferença que um pequeno zero pode fazer.

    ResponderEliminar
  15. Rosa Rodrigues09:43

    Olá!
    Parece-me uma ótima receita. Será que se pode utilizar espinafres frescos em vez de congelados? Existe alguna diferença?
    Obrigada! E continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar

Imprimir