Gaspacho e Uma Oferta Especial

Recebi no início desta semana uma oferta muito generosa e simpática da Ervas da Zoé. Para quem não sabe são ervas e chás certificados e de agricultura biológica produzidos por um jovem casal que decidiu abandonar uma vida citadina e dedicar-se de corpo e alma, e com uma paixão enorme, a este projecto.
Cá a casa chegaram então várias ervas e chás em caixinhas e saquinhos tão amorosos que eu abri com todo o cuidado para não danificar as embalagens.
A primeira ervinha a sair da caixa foi a hortelã da ribeira que veio alegrar um refrescante gaspacho - uma sopa fria comum nas zonas quentes como Alentejo, Algarve e Andalucia, apesar das variações na sua preparação.

Ingredientes para 2 pessoas:

3 tomates chucha
1 pepino pequeno
1/2 pimento vemelho pequeno
1/2 cebola nova
Azeite
Vinagre
Sal e Pimenta
1 colher de sobremesa de Hortelã da Ribeira seca da Ervas da Zoé

Preparação:

Tire a pele e as sementes ao tomate, mergulhando-os uns segundos em água a ferver. Descasque o pimento, corte-o em quartos e com a ajuda de uma colher de chá retire-lhe as sementes.
Descasque também o pimento (a pele torna-se um pouco indigesta) usando um descascador de batatas e retire-lhe as sementes.
Corte depois todos os legumes em pequenos cubos e coloque no liquidificador juntando também um copo cheio de gelo. Pique bem até obter uma mistura homogénea.
Tempere a gosto com sal, pimenta, um pouco de vinagre e com a hortelã da ribeira.
Sirva bem frio regado com um fio de azeite.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Realmente, tanto as ervinhas como o gaspacho têm muito bom aspecto!
    É pena, é não haver mais tempo e espaço para se criarem ervinhs dessas em casa. Já tentei em vasos, mas depois o tempo para as regar e cuidar delas é nenhum...
    :)

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado bem aromático.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. que belo presente.
    a sopinha e do melhor para aqueles dias quentes
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. És uma querida! ;-)
    Esse gaspacho irá certamente aparecer na minha cozinha.

    beijocas

    ResponderEliminar
  5. Vou fazer esta receita com um carinho especial... Com o calor q está por cá vai saber mesmo bem. Uum grande bem-haja. bjs.

    ResponderEliminar

Imprimir