Mexilhões com Leite de Coco e Sabores Tailandeses

Foi talvez o último almoço de amigos aqui por casa, antes do nascimento do Zé Maria. As 36 semanas já cá cantam, a barriga já pesa muito, e não me parece que tenha coragem de voltar a fazer um almoço ou jantar por aqui enquanto ele estiver cá dentro… E vamos a ver quanto tempo demorará depois a fazer um quando ele vier cá para fora. Só o tempo o dirá!
E neste (possivelmente!) último almoço de amigos antes do nascimento do meu rapazinho, houve uma ementa pensada ao pormenor. Isto porque eu, sem saber muito bem o que cozinhar, perguntei aos meus amigos se havia algum pedido especial. A resposta veio quase de imediato e deixou-me a pensar algum tempo: algo exótico e picante.
Depois de pensar um pouco, decidi muito rapidamente a entrada. Uns mexilhões com leite de coco e sabores tailandeses. Pareceu-me exótico o suficiente, e quanto ao picante era fácil de concretizar.
Aqui fica uma entrada muito apreciada por grandes e pequenos (haviam de ver uma criança de 4 e outra de 2 a comer mexilhões como se não houvesse amanhã….)

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de mexilhões frescos
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 talos de lemongrass (há à venda na Makro e algumas vezes encontra-se no continente ao pé das ervas aromáticas – normalmente designada por erva-limeira)
2 malaguetas vermelhas tipo chilli (podem usar mais quantidade, mas como eu sabia que havia crianças a comer não quis exagerar na quantidade de picante)
200ml de leite de coco
1 lima
2 dentes de alho
1 pedaço de raiz de gengibre fresco com cerca de 5 cm
Coentros frescos q.b.

Preparação:

Lave os mexilhões e cuidadosamente retire-lhes as barbas. Reserve.
Entretanto pique os dentes de alho e rale bem o gengibre. Abra as malaguetas ao meio e retire as sementes e os veios (onde se encontra a maior parte do picante – se quiser um picante mais forte pode manter…). Corte depois a malagueta em pedacinhos.
Esmague os talos de lemongrass com uma faca e pique-os de seguida.
Leve um tacho ao lume com o óleo vegetal e deixe aquecer. Junte depois o alho, o gemgibre, a malagueta e o lemongrass. Deixe fritar uns minutos e junte o leite de coco. Assim que levantar fervura acrescente os mexilhões e uma mão cheia de coentros picados. Tape, agite o tacho e deixe abrir bem os mexilhões – cerca de 4/5 minutos.
Coloque no prato de servir, regue com um pouco de sumo de lima e polvilhe com um pouco mais de coentros picados. Sirva de imediato.

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. que aspecto delicioso ;)
    bjs
    Tanocas
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que delicia!! ja guardei a receita!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Posso levar alguns para o meu jantar? :)

    ResponderEliminar

Imprimir