Sangria de Vinho Branco com Framboesas e Pêssegos e a Angel


Não há nada melhor que o sorriso dos nossos filhos. Das gargalhadas que dão quando estão felizes, de os ver a correr, a brincar a interagir com os outros. De os sentir perto de nós, dos beijos que lhes damos quando estão a dormir, e de os cheirarmos depois de tomarem banho, quando enterramos o nariz naquele espaço entre o pescoço e o ombro, e eles nos começam a fugir a dizer que lhes estamos a fazer cócegas.
Não há maior benção do que ter um filho saudável, apenas com as mazelas normais das crianças, ocasionais e mais ou menos passageiras.
Infelizmente nem todas as crianças nascem saudáveis. E entre uma e outra doença, há também aquelas que nascem com doenças raras, que afetam uma minoria da população. Doenças das quais muitas vezes não se sabe muito, mas principalmente doenças que nos deixam a sentir sozinhos no mundo. Porque infelizmente o nosso mundo não está preparado para perceber as dificuldades que os pais e os familiares de crianças diferentes passam. E acreditem que eles são confrontados com muitas exigências e dificuldades. Sentem-se sozinhos, tristes, fatigados e muitas vezes sem forças para continuar. Não há pausas. Mas por um filho faz-se tudo. E os sorrisos e abraços de qualquer criança dão forças aos pais para continuar a lutar. Um dia, outro dia, todos os dias. Por eles.
Foi a minha querida “tia” São, me falou na Angel - Associação Sindrome de Angelman de Portugal. Porque ela, através de pessoas que lhe são próximas, conhece de perto esta realidade e estas dificuldades. A síndrome de Angelman é uma alteração genético-neurológica, causada pela ausência ou imperfeição do cromossoma 15, caracteriza-se pelo severo atraso no desenvolvimento, dificuldades na fala, distúrbios no sono, convulsões, movimentos desconexos e um sorriso frequente. O sorriso que dá força aos pais.
E o que fez esta associação? Juntou-se ao vinhos do Monte da Ravasqueira, e criaram o “Fonte de Sorrisos”, para angariar fundos para a Angel. Fundos para darem o melhor aos seus filhos, uma vez que esta doença não tem tratamento disponível e apenas se pode ajudar a amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, através de suporte clínico ou psicossomático.
Estes vinhos podem ser adquiridos por todos os que quiserem ajudar, sabendo o quanto vão ajudar a tornar o sorrisos destas crianças, e também destes pais, ainda mais luminosos. (Se quiserem ajudar aqui ficam os contactos: geral@angel.pt ou através da página de facebook da associação www.facebook.com/angelmanpt )
Porque depois, há muito a fazer com umas garrafas de vinho! Receber os amigos, brindar a filhos felizes, a sorrisos e à vida!
A minha sugestão é com uma sangria para o verão!



Ingredientes para cerca de 1,5l:

1 garrafa de vinho branco (usei o “Fonte de Sorrisos” - Monte da Ravasqueira)
75g de açúcar
4 pêssegos
100g de framboesas
2 pernadas de hortelã
gelo q.b.
250ml de água com gás (Tipo “água das pedras”)

Preparação:

Num jarro coloque os pêssegos descascados e cortados em pedaços, as framboesas, o açúcar e a hortelã, e deixe macerar cerca de 1 hora. Junte depois o vinho branco fresco, assim como a água com gás e o gelo. Mexa bem e sirva de imediato.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Desconhecia a associação, bem como essa doença,...
    Excelente iniciativa dos vinhos,...em ajudar,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Também desconhecia a associação e a doença. É sempre bom ajudar!!!
    Óptima sangria.
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:38

    Uma dupla boa ideia! Não só pela sangria, como a possibilidade de ajudar através de um produto /parceria solidário(a).
    Desconhecia tanto a doença, bem como a associação. Infelizmente, há muitas doenças com nomes estranhos e raras, que afetam uma minoria da população, e toda a família/amigos.
    Este género de produtos / parcerias, deveriam surgir mais vezes, pois é algo que beneficia ambas as entidades.
    Um grande beijinho e boas férias, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. BEM HAJA Joana
    É mesmo o que posso dizer-lhe neste momento. O seu texto está simplesmente delicioso. Tocante e transmite o que é o dia-a-dia destes super pais. Sim, conheço alguns.
    Como já tenho os vinhos só me faltava uma receita "sorridente"

    ResponderEliminar

Imprimir