Manteiga 100% Amendoim


Já sabem que gosto de fazer em casa tudo aquilo que puder em vez de comprar. Claro que há dias e dias, semanas e semanas. E a frase do “nem sempre, nem nunca” é um dos meus lemas, mas gosto muito das minhas versões caseiras dos produtos que habitualmente consumimos.
Há muito que faço manteiga de amêndoa em casa, que é a minha preferida, mas os miúdos gostam mais de manteiga de amendoim, e eu compro uma que é, para mim, a melhor do mercado, 100% amendoim e biológica, da Biomit (compro em lojas de produtos naturais ou no El Corte Inglés)
Mas é daquelas coisas que nem eu percebo porque não faço também em casa. Tinha decidido que quando o frasco que andava cá por casa acabasse, que faria a manteiga em casa. E assim fiz. Comprei o amendoim descascado e já torrado, sem sal - está nos supermercados ao pé do outro salgada e temperado, basta procurar pelo que diz sem sal, e ao chegar a casa foi só triturar e uns minutos depois já tinha a  manteiga de amendoim pronta.

Ingredientes para 1 frasco:

400g de amendoim descascado, torrado e sem sal

Preparação:

Coloque o amendoim no robot de cozinha. Eu usei a Bimby e programei 7 minutos e velocidade 6,5. Se usarem a bimby ou semelhante, não aconselho a quantidades menores do que 400g para fazerem manteigas de frutos secos, porque fica a maior parte do produto debaixo da lamina e nas paredes dos copos e é preciso estar constantemente a empurrar para baixo, para além de não ficar tão bem triturada e cremosa. Com esta quantidade não paro para mexer sequer.
Se não têm bimby, podem usar outro tipo de processador que tenham. Vai demorar muito mais tempo, e vão ter que parar algumas vezes porque os motores desses pequenos equipamentos não são tão potentes e queimam com facilidade. Assim que notarem que está a ficar o equipamente muito quente, parem uns minutos e depois recomecem.
o processo de fazer manteigas de frutos secos nesses pequenos equipamentos pode demorar até 20 minutos ou mais. Mas não desistam por pensar que ficou uma pasta. Antes de de transformarem em “manteigas”, os frutos passam por algumas transformações, Primeiro picados, cada vez mais pequenos, depois uma pasta grossa, e só depois de se continuar a emulsionar essa pasta é que os óleos naturalmente presentes nos frutos secos se começam a transformar em manteiga. O problema é mesmo poderem queimar o motor desses equipamentos, por isso, se quiserem mesmo fazer, tenham paciência e vão parando quando necessário.
Depois de pronto basta colocar a manteiga de amendoim num frasco de vidro e irem consumindo até acabar. Eu pessoalmente não guardo no frigorífico.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Obrigada pelas dicas para quem não tem Bimby, como é o meu caso, Joana. Realmente, já dei por mim a recear queimar o motor do meu robot e desistir de tentar até ao fim… Vou tentar fazer a de amêndoa, pois é bem mais cara q a de amendoim e tb gosto. Bjinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia, vou tentar fazer, visto cá por casa todos adorarmos manteiga de amendoim. Obrigado pela partilha. :D

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:35

    Para quem não tem bimby ou similares: peçam a uma amiga que tenha. Força nisso!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:06

    Um bom lembrete para voltar a fazer a manteiga de amendoim ou outra de frutos secos.
    A primeira vez que fiz foi no robot de cozinha, e mais tarde na 1,2,3.
    O tempo de pausa é fundamental, caso contrário rebenta com o motor. Aconteceu algo parecido com a varinha mágica a triturar um pouco de açúcar.
    Coomo sou a única que gosta deste tipo de "manteigas", prefiro fazer pouca quantidade na picadora, mesmo levando o seu tempo.
    A ver se volto a fazer, não a de amendoim, mas de amêndoa ou troco fruto seco.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir