Arroz de Pato



Há algum tempo, li num dos meus blogs favoritos, o Avental Gourmet, uma receita de arroz de pato que embora pareça uma receita básica e igual a tantas outras, não o é! E tem 2 ou 3 pequenos pormenores que fazem toda a diferença, como o desengordurar o caldo onde cozeu o pato e aproveitar essa gordura para fazer o arroz, e a concentração de sabores do caldo resultado da redução através da fervura do mesmo!Pormenores esses foram experimentados e alterados até se chegar aquele Arroz de Pato.
Ora o que eu fiz , foi pegar na receita que costumava fazer e acrescentar essas alterações.
E resultou no melhor arroz de pato que eu já fiz e comi!

Ingredientes:

1 pato
1 chouriço ou morcela
toucinho ou bacon
1 cebola
3 cravinhos
pimenta em grão
1 cenoura pequena
salsa
sal q.b.
arroz agulha
Corante amarelo
Hortelã
1 ovo

Preparação:

Lave muito bem o pato e ponha-o a cozer com o toucinho e o chouriço em água temperada com sal.
No princípio da cozedura retire as impurezas que vêm à superfície e depois junte a cebola, os cravinhos, e cenoura, a pimenta em grão, a salsa e deixe cozer lentamente.
Quando o pato estiver cozido retire-o e deixe arrefecer. Retire os ossos e as peles e desfie a carne e reserve. Corte também o chouriço e a cenoura em rodelas, e o toucinho em pedaços e reserve.
Coe o caldo, e desengordure-o. (Eu costumo deixar ficar de um dia para o outro, e no dia seguinte é muito mais fácil retirar a gordura que está meia sólida à superfície).
Volte a colocar o caldo numa panela e deixe ferver até que reduza, deixando assim que os sabores fiquem muito mais concentrados. Rectifique de sal se necessário.
Num tacho leve então ao lume a gordura do pato, e nessa gordura frite o arroz. Junte então um pouco do corante alimentar amarelo, o caldo em quantidade suficiente para cozer o arroz e um raminho pequeno de hortelã. Deixe levantar fervura, tape e reduza o lume. Passado 2 minutos retire a hortelã.
Deixe cozinhar durante 15 minutos e ao fim desse tempo desligue o lume e deixe repousar um pouco.
Num prato que possa ir ao forno coloque metade do arroz, no meio o pato desfiado, e cubra com o restante arroz.
Pincele o arroz com uma gema desfeita num pouco de água para formar uma crosta.
Por cima decore com o chouriço, o toucinho e a cenoura.
Leve ao forno até dourar!

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo14:27

    hmmmm adoro arroz de pato! Acreditas que acabei de almoçar arroz de pato?! :) Mas este foi feito pela mumy e mandado com mto carinho aqui pras montanhas! hehehe ;)
    *Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. A troca e adptação de experiências é sempre profícua, e o seu arroz deve comer-se muito mais depressa do que o meu, que tem os ossos do pato. Resta saber qual dos dois leva vantagem. Penso que o meu é mais próprio para tempo de guerra: devido à escassez, é preciso comer mais devagarinho para se fingir ficar satisfeito com menos arroz :)
    Serviria também para dieta de perder peso, para enganar o estômago, se não fosse uma bomba hipercalórica :) Obrigado pela referência.

    ResponderEliminar
  3. Ai, ai, o meu prato favorito! E com esta receita ainda por cima! :-)

    ResponderEliminar
  4. Bem..Sou fan de cozinha e adoro tb comer...claro!!
    Fiquei fan deste blog. Voltarei mais vezes. E olha que vou experimentar este teu arroz de pato.
    Jicus
    Sonia Moutinho

    ResponderEliminar
  5. Deve ser bom, em nada diferente do meu, só não entendo o corante amarelo pois é absolutamente desnecessário pois faz lembrar comida de cantina e tanto o maridão como a filhota detestam pois nas respectivas cantinas é servido com o corante penso eu que para disfarçar a falta de qualidade. Parabéns pelas receitas continuarei a visitar. bj

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:22

    Há quem utilize não o corante mas açafrão para dar côr e aroma. Fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  7. Arroz de pato uma maravilha, mas nos aqui não usamos açafrão.
    Em vez disso usamos o chouriço preto ( sangue) desfeito em agua quente e misturamos no caldo para cozer o arroz. Assim o arroz fica +saboroso.
    Experimentem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ja experimentei com frango e fica igualmente gostoso

      Eliminar
  8. Anónimo13:22

    Adoro arroz de pato e este parece ser uma maravilha!!!

    ResponderEliminar
  9. Como é que posso deixar o arroz pronto de véspera só de modo a colocar no forno no dia seguinte? Tenho receio que fique empapado...

    ResponderEliminar

Imprimir