Lasanha de Vegetais

Na gaveta do frigorífico andava uma beringela e na sua companhia 1 alho francês e 1 courgete. E foi assim que nasceu a ideia desta lasanha...

Ingredientes para 4 pessoas:

1 beringela
1 courgete
1 alho francês
200gr de cogumelos frescos
1 cenoura
1 cebola pequena
1 pimento ver,elho
1 lata de tomate pelado
sal e pimenta q.b.
oregãos
alho em pó
azeite q.b.
sumo de limão
noz moscada
placas de lasanha (de preferência lasanha fresca)
400gr de queijo mozzarela ralado
1 litro de leite
40 gr de farinha
2 colheres de sopa de margarina

Preparação:
Lave bem a cougete e a beringela e corte-as em cubos mantendo a casca. Pele a cenoura e corte-a em rodelas finas. assim como o alho francês. Corte o pimento aos cubos, a cebola em meias luas,os cogumelos ao meio ou em quatro, dependendo do tamanho, e o tomate pelado em pequenos pedaços.
Coloque todos os legumes num tabuleiro que vá ao forno e tempere com um fio de azeite, o alho em pó, sal e pimenta e os oregãos. Leve a forno quente (180ºC) durante 40 minutos.
Entretanto prepare o molho bechamel. Leve o leite ao lume até ferver. Num tacho derreta a margarina e adicione a farinha. Junte depois o leite quente e mexa bem de modo a não fazer grumos. Deixe o molho engrossar e tempere a gosto com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão. Junte metade do queijo e mexa até este estar derretido.
Num prato que possa ir ao forno e à mesa, coloque uma camada molho bechamel. Sobre este coloque a primeira camada de placas de lasanha. Coloque depois os vegetais e cubra-os com queijo ralado. Coloque uma camada de becamel e nova camada de placas de lasanha. Repita até esgotar todos os ingredientes e termine com uma camada de placas de lasanha cobertas com molho bechámel e queijo ralado.
Leve a forno quente tapado com papel de alumínio até a lasanha estar cozinhada, cerca de 40 minutos, retirando o papel de alumínio apenas no final para gratinar a superfície.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Que delícia de receita! A foto está linda!

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, lasanha de vegetais é a melhor!

    ResponderEliminar
  3. Hmmm tem um aspecto delicioso! Tens sempre grandes ideias! :)*Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Humm, tem mesmo bom aspecto!
    Esta vou experimentar!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo08:52

    Muito bom mesmo!
    E a fotografia está muitoooo apetitosa!

    ResponderEliminar
  6. Que tentação!
    Tenho que experimentar

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19:38

    Queria lhe dar os parabéns por este delicioso blog que enche as medidas a qualquer um, só de olhar.

    Ontem experiemtei pela primeira vez esta receita e ficou fantástica... de certeza que passarei muito mais vezes por aqui para espreitar as novidades.

    ResponderEliminar
  8. Ando á tempos para experimentar esta receita!... Hoje foi o dia! Como todas as receitas que já experimentei suas, esta ficou maravilhosa.... Obrigada por ter sempre imaginação.... Na coziha isso é essencial!!! Parabéns pelos fantásticos livros!

    ResponderEliminar

Imprimir