Bacalhau com Grão, Grelos e Broa
Mais um fim de semana que passou. Houve jantares com amigos, festas de aniversário e, no sábado, uma maratona de 8 horas a responder aos muitos mails que estavam em atraso. Acho que não deixei ninguém sem resposta e, caso isso tenha acontecido, façam o favor de me voltar a contactar.
Com tantos afazeres e solicitações o tempo foi pouco para cozinhar, mas mesmo assim algumas coisas saíram da cozinha. Uma delas foi este bacalhau, uma receita que aprendi com a minha amiga C., numa das minhas ultimas idas a Beja. A diferença é que a minha amiga C. é fã incondicional da Bimby e esta foi uma receita preparada no "robot" (aliás, acho que a receita original é mesmo de um dos livros da Bimby). Cá em casa foi preparada de forma mais tradicional, mas igualmente saborosa e perfeita para confortar o estômago e a alma nestes dias frios e chuvosos.
Ingredientes para 4 pessoas:
250g de grão de bico cozido
1/2 broa de milho
500g de bacalhau demolhado (podem usar migas de bacalhau)
500g de grelos (podem ser congelados)
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
1 folha de louro
Preparação:
Comece por fazer um refogado com a cebola e os dentes de alho picados, a folha de louro e um pouco de azeite. Deixe alourar um pouco e acrescente o bacalhau desfiado. Envolva bem e tempere com um pouco de pimenta (e sal, se necessário) e deixe cozinhar.
Coza os grelos em água temperada de sal (se usar congeladas proceda conforme as instruções da embalagem) e escorra bem. Tempere com um fio de azeite.
Num prato de ir ao forno ou num pirex coloque, no fundo, o grão de bico e por cima os grelos. Disponha depois a cebolada de bacalhau.
Entretanto esfarele a broa de milho e coloque uma camada generosa por cima da cebolada de bacalhau. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno quente para tostar a broa.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Muito bonito o prato e também muito saudável, adorei, para fazê-lo tenho de substituir os grelos por outro ingrediente a escolher.
ResponderEliminarBoa semana.
Vânia
Adoro todos os pratinho de bacalhau e este tem os ingredientes que eu mais adoro, ficou uma refeição muito especial e apetitosa, parabens!
ResponderEliminarBeijinhos
Deve ser muito bom este bacalhau...tenho de experimentar...bjokitas
ResponderEliminarHum..... parece delicioso.
ResponderEliminarOs grelos é que não me agradaram, confesso. Devia de gostar deste legume, bem sei, mas acho que já não vai ser nesta vida. Substitui-a-os por espinafres que adoro e para além disso abundam na minha mini horta.
Obrigada
Bjs
Rosa Vouga.
Já fiz algumas vezes mas em vez de grelos cortei repolho coração de boi em juliana cozi e fiz uma camada ,ficou divinal
EliminarO bacalhau é cozido primeiro ou não?
ResponderEliminarJá tinha experimentado com castanhas, mas com grão tb não me parece nada mal :)
ResponderEliminarbjinhos
Deve ser divino! É mesmo para eu experimentar na quadra natalícia :)
ResponderEliminarDeve estar óptimo esse bacalhau! Não sei porquê mas eu continuo com alguma relutância em relação à bimby! O tradicional continua a reinar por estes lados!
ResponderEliminarAhh! E obrigada pela resposta ao email!
Beijinhos,
Maria Leonor
umdocedecasa.blog.com
wuau esta o maximo adorei pois adoro bacalhau beijinhos
ResponderEliminarUm prato bem português e fácil de confeccionar.Obrigada pela ideia!Bjs
ResponderEliminarUau!! que delicia!! bjks
ResponderEliminarque receita diferente com bacalhau..mto legal...
ResponderEliminarabraços
camilla
http://menuaquarela.wordpress.com/
Olá, boa noite!
ResponderEliminarFaço parte do Gourmetidos, um site especializado em gastronomia! Temos dicas de bares e restaurantes, receitas, "Saúde na mesa" com dicas de uma nuntricionista, além de muito mais!
Estamos atualmente passando por uma reforma e com inúmeros projetos. Dentro de aproximadamente um mês estaremos lançando nosso novo layout.
Adoramos seu blog e, por isso, gostaríamos de saber se você aceita ser um parceiro Gourmetido?
Entre em contato conosco: colunista@gourmetidos.com.br
www.gourmetidos.com.br
Gostei muito desta receita, pois além de levar ingredientes que me agradam, é simples e nutritiva.
ResponderEliminarBeijinhos
Mariana
QUE MARAVILHA E QUE ASPECTO DELICIOSO.
ResponderEliminarBJS
Esta bacalhoada deve ser uma delícia,vou fazer no domingo: para vocês que gosta de receitas deliciosas de dar água na boca visite o meu blog: www.receitasbrilhantes.blogspot.com
ResponderEliminarFiz este bacalhau para o jantar de aniversário da minha filha do meio. Obrigada pela partilha. bjs
ResponderEliminarAna
Olá, boa noite.
ResponderEliminarAcompanho este blog em silêncio desde há algum tempo...
Há anos que desejava estrear-me no mundo da cozinha. Hoje foi o dia. Fiz-lo inspirado nesta sua receita que copiei aparentemente com sucesso (a avaliar pelos comentários da família...).
Obrigado pela inspiração.
Carlos
Comi este bacalhau no fim de semana, na zona de miramar, é muito bom!
ResponderEliminarPode avisar ao FDP da coordenação da UFRJ, que vazou as minhas informações pessoais e sigilosas para você, que eu já descobri o nome completo dele.
ResponderEliminarEu descubro tudo, assim como eu descobri o seu perfil no Linkedin e no Instagram:
https://pt.linkedin.com/in/rafaela-carvalho-2737592a1
https://www.instagram.com/rafa.rafafa/
Caso você não se lembre do que aconteceu:
Um funcionário público da UFRJ abusou do poder, que tinha como membro da coordenação da farmácia da UFRJ, para vazar as minhas informações pessoais e sigilosas para você, que nem mora mais no Brasil, que já se formou como farmacêutica pela UFRJ, enquanto você ainda estudava na UFRJ, você nunca fez uma disciplina junto comigo, ou seja, você nem sabe que eu sou.
Se a intenção deste FDP foi me calar, pode falar para ele que não funcionou. Eu vou continuar denunciando os absurdos que acontecem dentro da UFRJ.
Que vexame, um funcionário público da UFRJ abusar do poder que tem para vazar as minhas informações pessoais para os outros. Que papelão a atitude desse FDP da coordenação da farmácia que vazou as minhas informações pessoais e sigilosas para você.
Esse FDP deveria se sentir tão envergonhado do que fez comigo que deveria pedir demissão da UFRJ e se entregar à polícia. Lugar de bandido é na cadeia, pagando pelo crime que cometeu.
Esse FDP pode ter mais poder do que eu dentro da UFRJ, mas eu tenho mais poder que esse FDP na internet. A maior prova do meu poder no mundo virtual é que eu descobri que as minhas informações pessoais e sigilosas foram vazadas e que eu descobri o seu perfil no Linkedin e no Instagram.
Se esse FDP morasse aqui na minha rua as coisas seriam bem diferentes, em cima da minha rua tem uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas. Se esse FDP morasse aqui na minha rua, os traficantes já teriam mandado esse FDP subir até a boca de fumo, os traficantes não gostam de gente que faz as coisas para sacanear os outros, igual esse FDP fez comigo.