Panquecas de Canela com Maçã Caramelizada

Aos poucos e poucos ( e bem mais devagar do que eu gostaria) as coisas para o natal vão ficando prontas. A minha mesa da sala parece uma autêntica oficina do Pai Natal, com papel de embrulho, fitas, etiquetas, cola, tesoura, papel celofane, compotas, licores e outro sem número de coisinhas prontas ou à espera de ficarem prontas.
Os cabazes vão-se alinhando debaixo da árvore, e são objecto de desejo a quem cá vem a casa.
Entretanto planeio o que cozinhar, escrevo listas de compras, faço listas de convidados porque isto de fazer anos tão perto do natal trás ainda mais azáfama a esta época deliciosa. E o tempo parece não chegar para tudo. Olho para as minhas listas e penso no que ainda me falta fazer. Mentalmente conto o tempo e acho mesmo que não vou ter tempo para tudo. É que para além do natal e dos anos, há todas as outras coisas para fazer, obrigações de quem tem uma vida e uma casa. Nessas alturas em que quase desespero, nada melhor que um capuccino, e umas panquecas de canela com maçã caramelizada para começar o dia cheia de força e de vontade de cumprir todos as tarefas da minha lista!
E para juntar a tantas coisas para fazer, hoje vou estar na Sertã, na Biblioteca Municipal, às 16h30. Aguardo por quem puder e quiser aparecer.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 ovo
4 colheres de sopa bem cheias de farinha
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de fermento
4 colheres de sopa de leite
2 maçãs
50g de açúcar
6 colheres de sopa de água

Preparação:

Misture a farinha, a colher de sopa de açúcar, o fermento e a canela. Noutro recipiente misture a manteiga, o ovo batido e o leite. Junte as duas misturas e envolva bem até obter uma massa lisa.
Leve ao lume uma frigideira anti-aderente untada com um pouco de óleo ou manteiga. Coloque colheradas de massa para fazer cerca de 6 panquecas pequenas. Quando começarem a formar bolhinhas, volte-as e deixe cozinhar do outro lado. Retire e tape com papel de alumínio para não arrefecerem.
Entretanto preparare as maçãs. Descasque-as e corte cada maçã em cerca de 8 pedaços. Leve o açúcar, a água e as maçãs em pedaços a lume brando e deixe caramelizar o açúcar e cozinhar as maçãs até estarem macias e douradas.
Divida as panquecas pelos pratos de servir e  coloque por cima as maçãs caramelizadas. Se gostar polvilhe com um pouco mais de canela.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Panquecas quentinhas, acabadas de fazer, são sempre um conforto em qualquer situação. Gosto da maçã caramelizada para acompanhar. Sugiro que experimente também caramelizar maçã com banan e umas quantas sultanas :)

    ResponderEliminar
  2. è uma vantagem e também desvantagem fazer aniversário colado ao natal, varia do ponto de vista.
    Maçãs com canela são deliciosas, assim também as panquecas com canela são igualmente deliciosas, ficaram lindas.
    Beijo
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Bem... delirei com esta maçã caramelizada... completamente delicioso :D

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:38

    oláá que bom aspecto, gostava de perguntar qual a diferença entre crepes e panquecas ? sao feitos da mesma massa, só que um é mais grosso que o crepe ? será isso ? beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão deliciosa e irresistível.

    ResponderEliminar
  6. guarda 1 panqueca para mim

    tudo de bom

    ResponderEliminar
  7. Maçã e canela! Humm! Combinam uma com a outra a perfeição!!

    ResponderEliminar
  8. Humm, que delícia!

    Estive lá e adorei conhecê-la! Quanto ao livro, aproveitei para o adquirir e está quase todo lido. Dá uma vontade enorme de saltar para a cozinha...obrigada.

    Beijinhos e muitas felicidades e aproveito também para desejar Boas Festas...

    ResponderEliminar
  9. vou experimentar sem falta!!!! :)

    ResponderEliminar
  10. Experimentei e ADOREI... super fofinhas, hiper rápidas de fazer (adoro qd não precisamos da balança para medir os ingredientes) e o facto de ter a canela na própria massa da panqueca resulta muito muito bem!!

    Eu já fiz :)
    http://ecoisasassim.blogspot.com/2012/01/o-lanche-de-hoje_28.html

    ResponderEliminar

Imprimir