Cataplana Simples de Pescada com Camarão

Como muitas outras pessoas - e sem problema nenhum em o dizer - aproveito sempre que possível as muitas promoções e descontos dos supermercados habituais. Numa dessas vezes era a pescada congelada que estava com desconto. Como sabem, eu não gosto muito de pescada cozida, mas lembrei-me que era uma boa oportunidade para comprar, e assim utilizar para fritar ou para recheio de canelones e lasanhas (há uma de alho francês e pescada que adoro!). Assim, lá  veio a pescada com promoção para casa e, antes das lasanhas ou rissois caseiros como pensei inicialmente, houve uma simples cataplana de pescada com uns camarões para animar e dar outro sabor.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 postas pequenas de pescada
8 camarões
4 delícias do mar
1 tomate
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1 cebola
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
75ml de vinho branco
1 colher de sopa de salsa picada

Preparação:

Descasque a cebola e corte-a em rodelas finas. Corte também os pimentos em tiras(eu usei pimento que tinha congelado em tirinhas!) e o tomate em rodelas.
Na cataplana coloque a cebola e as tiras de pimento. Disponha por cima as postas de pescada, o tomate e tempere com sal, pimenta e o vinho branco. Feche a cataplana e deixe cozinhar cerca de 15 minutos em lume brando. Ao fim deste tempo coloque os camarões e as delícias do mar cortadas em pedaços na cataplana e deixe ferver com a cataplana fechada mais 5 minutos.
Sirva a cataplana polvilhada com a salsa picada e com batata cozida.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Pelos ingredientes, modo de preparo e foto, ficou uma agradável, nutritiva e saborosa refeição.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana, venho pedir uma GRANDE ajuda. O meu pai faz anos hoje e vou fazer-lhe o bolo de courgette (ele adora)mas queria elaborar mais um bocadinho para não ser igual a todos os bolos de fim de semana. Gostava de fazer uma cobertura mas não consigo imaginar o uq epode ficar bem naquele bolo, pode ajudar-me com alguma sugestão???
    OBRIGADA
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Uma simples cobertura de chocolate casa muito bem com esse bolo. Bata derreter chocolate com um pouco de natas e verter sobre o bolo depois de frio.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
    2. Obrigada pela dica e pela brevidade na resposta.
      Bjs

      Eliminar
    3. Olá Joana, vim dar um feed-back do bolo de ontem. Lá por casa adoraram. O piqueno até pediu para fazer os queques assim, lol
      Mais uma vez OBRIGADA.
      Bjs

      Eliminar
  3. Cristina09:57

    Eu comi ontem ao almoço um resto de pescada dessa promoção ou doutra parecida. Esta cataplana é uma ótima sugestão para a próxima promoção...
    Obrigada, Joana.

    ResponderEliminar
  4. O aspecto é fantástico!

    ResponderEliminar
  5. Ótima receita. Adorei!!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Já faltam ideias para cozinhar peixe. Tenho uma cataplana que nunca usei e é com esta receita que acho que vou experimentá-la. Obrigada.
    O segundo livro já está à venda? Ainda não o vi!

    ResponderEliminar
  7. olá, publikei 1 receitinha tua no meu blogue. se tiveres tmp passa por lá http://entrecostosnaosediscutem.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Que saudades com que fiquei de uma cataplana...
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar

Imprimir