Sopa de Courgete e Manjericão


Durante a semana a avó já me tinha ligado a dizer que me ia trazer as primeiras courgetes do seu quintal. Fiquei toda contente a imaginar as diversas receitas que iria poder começar a fazer. No meu congelador o stock do ano passado há já algum tempo que tinha acabado, e as minhas perguntas constantes acerca de quando teríamos as primeiras courgetes deste ano ditou o telefonema da avó.
Vieram então as primeiras courgetes, que ainda não são muitas e tiveram, obviamente, de ser repartidas. Também acho que depois da abundância dos últimos anos o avô este ano não se excedeu tanto na plantação...
Para começar um creme de courgete, que também levou cebolas dos avós e folhas de manjericão do meu vaso da varanda que o pai fez o favor de semear. Um creme espesso e aromático a lembrar que no verão também há sopa.

Ingredientes para 4 pessoas:

2 courgetes não muito grandes
1 cebola
1 pernada de manjericão fresco
sal e azeite q.b.

Preparação:

Lave bem a courgete e corte-a em rodelas. (Como estas courgetes não são muito grandes a casca é suave e fica óptima na sopa. Quando as courgetes são muito crescidas a casca torna-se rija e amarga e nesse caso não a costumo usar.) Corte a cebola em pedaços.
Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e salteie rapidamente a cebola com a courgete durante alguns minutos. Acrescente depois a água a ferver - só até cobrir os legumes - e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios.
Com a varinha mágica (ou com o liquidificador) triture muito bem a sopa até esta ficar cremosa e espessa. Se achar que está muito espessa junte um pouco mais de água a ferver, mas a ideia é mesmo obter um creme espesso. Retifique de sal e acrescente depois as folhas de manjericão e volte a triturar bem.
Sirva de imediato decorado com umas folhinhas de manjericão.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Anónimo08:06

    Adoro manjerião mas nunca experimentei por na sopa, vou mesmo ter que experimentar...

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Que bom poder consumir courguetes isentas de agrotóxicos, essa sopa creme com manjericão deve ser delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Simples e saborosa :) Um pratinho de sopa sabe sempre bem qd parece q td o resto nos enjoa - 'limpa a tripa' :) Tb já começo a ter courgettes no quintal, hehe! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:55

    vou deixar aqui uma receita de courgettes 120 gramas farinha 1 ovo meia mini cerveja sal pimenta , corte as courgetts em quartos e misture com a massa , frite em oleo numa frigedeira , resultado vai dar pataniscas de courgettes,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela receita.
      Também costumo fazer uma versão de pataniscas de courgete com mozarella que por acaso já se encontra aqui no blogue. Experimente!

      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo13:48

    sopinha é sempre uma delícia ainda mais nesse frio.. deve ter ficado super perfumada e convidativa. Muito boa a imagem.

    ResponderEliminar
  6. Hummmm, que delícia. Sopinha é boa demais!!

    Abraços, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. é uma das sopas de referencia cá em casa com a chegada do verão, o vasinho de manjericão serve quase exclusivamente para ela!

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Parabéns pelo Blog! Muto bom!

    Entramos em contato para pedir autorização para publicar suas receitas fazendo sempre referência à fonte.

    Aguardamos retorno! Obrigado - ondeirpe@gmail.com

    ResponderEliminar
  9. Finalmente percebi porque é que a sopa feita de courgette fica amarga. Obrigada pela dica. Vou passar a descascar.

    ResponderEliminar

Imprimir