Caril Vegetariano de Feijão Branco e Acelgas

Normalmente, uma vez por semana, há uma refeição vegetariana aqui por casa. Por vários motivos, sendo que alguns deles são diversificar a nossa alimentação e diminuir o consumo excessivo de proteínas de origem animal. E algumas destas refeição são também uma excelente maneira de equilibrar o orçamento.
Muitas vezes não as partilho aqui, porque são coisas tao simples que tenho sempre a ideia de que não vale a pena. Mas outras vezes acho que são demasiado deliciosas para ficarem por partilhar. Foi o caso deste caril. Uma receita rápida, económica e bastante versátil. Se não gostam ou não encontram acelgas à venda (eu compro-as no mercado biológico do Botânico), podem usar couve ou espinafres. Se não gostam de feijão branco experimentem outra variedade ou usem lentilhas ou grão.
Sirvam com arroz branco ou com pão nan , e façam a mais, pois podem congelar sem problema ou reaquecer para levar para o trabalho ou para o jantar do dia seguinte.
E as sobras são também perfeitas para transformar numa nova refeição: experimentar usar como recheio de chamuças ou qualquer outro tipo de pasteis ou empadas.

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de feijão branco cozido – podem usar de lata
1 cebola pequena
75ml de água
10 folhas de acelgas (se não encontrarem usem folhas de couve)
1 tomate grande e maduro
150ml de leite de coco
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
2 malaguetas secas
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
1 colher de sopa bem cheia de pó de caril de boa qualidade
1 molhinho de coentros frescos

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alhos e leve-os a refogar no azeite. Assim que começarem a querer fritar acrescente o gengibre ralado, as malaguetas em pedaços e o pó de caril e deixe fritar em lume brando mexendo sempre para não agarrar. Acrescente a água, aos poucos e poucos até ficar com uma mistura grossa.
Acrescente agora metade dos coentros (de preferência os talos) picados e o tomate cortado em cubos pequenos. Deixe levantar ferver uns minutos. Acrescente depois o feijão branco escorrido e as acelgas previamente cortadas numa juliana grossa. Envolva bem e acrescente o leite de coco. Deixe ferver em lume brando cerca de 15 minutos.
Sirva polvilhado com os restantes coentros frescos e acompanhe com arroz branco, rotti ou pão nan.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo08:38

    Que aspecto delicioso! Nunca comi acelgas... Parece-me uma excelente receita para um estreia!

    ResponderEliminar
  2. adorei! gosto e uso muito acelgas e adoro feijão branco, por isso... farei em breve.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! O caril e os vegetais são sempre bons pratos!
    Beijinhos
    Lena
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que saudades destas receitas! Para alguém tão sem imaginação como eu, mas que gosta muito de comer, "essas" são as minhas favoritas!... Por isso, nem pense que: "são coisas tao simples que tenho sempre a ideia de que não vale a pena"... é uma ideia errada! :)

    ResponderEliminar
  5. Nice post,, i'm very enjoyed to visit this site :D

    ResponderEliminar
  6. Vou fazer amanhã... parece delicioso!!! Adoro este tipo de pratos!

    ResponderEliminar
  7. Posso usar espinafres em vez de acelgas e depois congelar?! Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir