Mousse de Abacate e Cacau (com Banana, Figos Secos e Canela)


Não. Não me virei para a moda da comida “saudável”, para os super alimentos, para o frango com batata doce, os batidos detox, para o whey, a spirulina ou a wheatgrass. Mas continuo a gostar de comer, de cozinhar e de experimentar coisas novas e diferentes.
Sim. Há algo que me atrai - principalmente desde que o Zé Maria começou a comer - em alimentos biológicos, em eliminar o máximo possível da nossa alimentação os produtos processados e refinados, de diminuir os açúcares, de encontrar maneiras diferentes e mais saudáveis de combinar alimentos. 
Principalmente gosto de saber mais. Aprender mais. Testar coisas diferentes, experimentar, saber como é. Não dizer que não gosto sem nunca ter provado. Dar uma oportunidade a, de vez em quando, comer de forma diferente.
Não é de todo mudar a “linha” deste blogue. Mas é mostrar que tanto se pode almoçar um polvo à lagareiro, ou um frango assado com tomilho e limão, e jantar uma salada de quinoa com espinafres e alcachofras de Jerusalém. Que posso comer uma enorme fatia de bolo de laranja ao pequeno almoço, e lanchar um iogurte com granola caseira preparada com azeite e manteiga de amendoim feita em casa. Que posso receber os meus amigos e servir-lhes fritos e maionese e acabar a refeição com uma moesse sem açúcar adicionado, e sem “más” gorduras.
Para quem como eu adora cozinhar, adora ingredientes e adora tentar aprender e saber mais, há espaço na minha cozinha para todas estas receitas, para todas estas experiências, para todas estas “curiosidades” e cozinhas. E mais importante ainda, há espaço para poder partilhar com vocês receitas tão simplesmente fantásticas, simples e saudáveis como esta. (Que se vê já por aí em todo o lado e que hoje também tem lugar aqui!)

(E relembro os workshops de Cabazes de Natal: 
Em Coimbra será já dia 15 de Novembro na Quinta do Ribeiro em Antuzede - Coimbra, pelas 15h30 e poderão inscrever-se ou informar-se através de workshopquintaribeiro@outlook.com
No Porto será nos Workshops pop-up, na Rua do Almada dia 29 ou 30 de Novembro, pelas 15h e poderão inscrever-se ou informar-se através de info@workshops-popup.com)

Ingredientes para 6 pessoas:

2 abacates maduros (de preferência variedade Hass, para mim os melhores)
3 bananas pequenas
100g de figos secos
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de canela em pó
Framboesas frescas e hortelã para decorar.

Preparação:

No robot de cozinha coloque os abacates descascados e partidos em pedaços, as bananas em rodelas, os figos cortados ao meio, a canela e o cacau. Triture tudo até obter umas pasta homogénea que se assemelha a uma mousse.
Divida a mistura por 6 copos ou tacanhas, decore com as framboesas frescas e as folhas de hortelã e leve ao frigorífico até servir.

Bom Apetite!

19 comentários :

  1. Vou experimentat esta receita no fim-de-semana! =)

    http://soprosdopensamento.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sopros do Pensamento,

      Espero que goste. Depois diga como correu.

      Um beijinho, Joana

      Eliminar
  2. É verdade, também acho que há lugar para tudo na minha cozinha (excepto iscas :) ) sem entrar em fundamentalismos. E se com ingredientes saudáveis posso comer mousse num lanchinho nocturno, porque não???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,

      Tem toda a razão. E eu também dispenso Iscas. E ostras.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Tertulia da Susy, é realmente maravilhoso!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Anónimo09:22

    Há lugar para tudo, sem fundamentalismos. Sou curiosa, e se tiver oportunidade, e também disponibilidade financeira, gosto de experimentar produtos novos para cozinhar. Há tanto para experimentar! Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara Oliveira,

      É disso mesmo que se trata. Experimentar coisas novas e não negar à partida algo que se desconhece.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Obrigada pela receita. Obrigada por dar uma oportunidade a outros alimentos. Há alimentos que realmente eliminei da minha alimentação. Há outros que estou a tentar eliminar e esta escada é bem difícil de subir. Mas mesmo quando apresenta receitas com alimentos que não consumo, aqui estou, fiel, ao "blog" de sempre! E já agora, o Zé Maria é um rapaz com bom gosto!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,

      Obrigada eu pelas suas palavras. Também eu tenho, ao longo do tempo eliminado algumas coisas, introduzindo novas coisas. Acho mesmo que pode haver espaço para tudo, e que tudo pode conviver neste espaço.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Tem um ótimo aspeto!
    E tudo o que é saudável atrai-me a dobrar ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belicious,
      Ainda bem que gostou!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Fiquei com água na boca!
    Bjinhos

    Segue-me em www.receitassimplesrapidasedeliciosas.com "Colher de Pau e Salto Alto"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vânia,

      Se tiver oportunidade experimente!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. É mesmo Susana Machado!
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:35

    Concordo plenamente. Gosto de aprender e de experimentar novos sabores por isso venho aqui.
    Bom fds.
    Marta

    ResponderEliminar
  10. Gosto também de experimentar coisas novas, e foi graças a esse experimentalismo que descobri que por exemplo sou alérgica a certos tipos de algas usadas no sushi, não suporto quinoa, e abacate provoca-me digestões mesmo muito dificeis, fazendo com que não possa consumir... mas descobri também o quanto uma massa folhada caseira é tão mais saborosa que a de compra, que as bolachas feitas em casa são bem mais saudaveis e apeteciveis até para quem como eu não gosta de bolachas, e que se poupa muito dinheiro fazendo pão em casa, onde podemos adicionar os ingredientes que mais nos apeteçam!! Pena esta mousse ter abacate, até tinha vontade de a experimentar de tão bom aspecto que tem!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miranda,

      Obrigada pelas suas inspiradoras palavras.
      Mas é mesmo isso. Experimentar coisas novas ficamos realmente a saber o que gostamos e não gostamos, o que nos faz mal, e descobrimos prazeres novos.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir