Último Jantar de 2014 - 17 Sugestões


Quando chega a altura da passagem de ano, por aqui parece que vamos mudar de casa. Há muitos e muitos anos que os nossos planos são os mesmos. Um grupo pequeno de amigos - e miúdos à mistura - uma casa de turismo rural reservada e aqui vamos nós para uns dias de passeio pelo nosso Portugal, com a passagem de ano pelo meio.
Invariavelmente levamos todos a casa às costas. Vão os computadores, a consola de jogos - não só para os miúdos, mas também para adultos - as máquinas fotográficas, a máquina de café porque ninguém vive sem um cafezinho e raramente ficamos próximo de um sítio com café. Vai também aquele robot de cozinha que faz muita coisa e que ajuda às condições mínimas de cozinha que costumamos ter. Vai a comida - muita comida, desde os temperos, ao leite e pão, aos legumes e fruta, carne e peixe para 3 ou 4 dias de jantares e lanches e pequenos almoços de umas 8 pessoas. Este ano vai ainda o fondue (por acaso vão dois) e a minha nova máquina de racletes (um presente de natal!) Vão ainda vinhos e espumantes e outras bebidas, porque é noite de fim de ano e afinal ninguém vai já sair de casa. Vão brinquedos para os miúdos, vão as nossas roupas e casacos e ainda alguns presentes para trocar com os amigos que não vimos no natal. Vai o gelo, os copos e o kit para o gin. A Ana ainda vai levar um caçoilo de chanfana que uma doente lhe deu e um saco de batatas para as sopas dos miúdos. E não se pode esquecer do “suchard express” que o Filipe coloca no leite todas as manhã…( o Filipe é o marido…) A Cristina leva o “porquinho” de Beja do Luiz da Rocha que nunca falta na nossa mesa de final de ano. Há ainda um bolo de aniversário porque a Rita faz anos na ultima noite do ano e eu fiz uma pavlova para levar para aproveitar as claras do pão de ló do natal.
Em cima da hora ainda nos lembramos que é melhor levar também uns garrafões de água porque não sabemos se a água da torneira do local para onde vamos se pode beber.
A ajudar à festa ainda temos de levar o carrinho do Zé, e as fraldas, e o leite e mudas de roupa extra e quentinhas porque está frio e o miúdo suja-se a uma velocidade louca.
Quase a sair de casa ainda nos lembramos de mais algumas coisas que faltam, como os comandos da consola de jogos, do livro que eu ando a ler e dos meus óculos, que para quem não sabe eu sou pitosga e não veja nada sem lentes ou óculos.
Para 4 dias levamos quase a casa às costas. Mesmo. Eu não me importo muito. Gosto desta azáfama de preparar, organizar e acondicionar. O que eu não gosto muito, é de chegar depois a casa com toda esta tralha para arrumar….
Invariavelmente é todos os anos assim. Amigos, passeio, comida, tralha, tralha e mais tralha. E desejos que o ano que está a chegar nos traga a concretização de desejos e vontades.

Aos meus simpáticos leitores desejo um 2015 cheio de tudo aquilo que desejam. Mas principalmente de esperança e felicidade.
E que tenham a determinação, a força e a coragem de concretizarem alguns “desejos”. Bom Ano a todos. (E umas sugestões para o último jantar de 2014)



Entradas:

Sopa de Peixe com Camarão

Mexilhões com Leite de Coco e Sabores Tailandeses

Asinhas de Frango com Molho Rápido Agridoce

Capuccino de Curgete com Pasteis de Nata Salgados

Tostinhas de Pesto, Presunto e Figos


Prato Principal:

Carne de Vaca com molho de Mel, Gengibre e Malagueta

Peito de Pato com Acelgas e Molho de Framboesas e Vinho do Porto

Barriga de Porco Assada com Erva Doce a Malagueta com Batata Doce, Beterraba e Espargos assados

Salmão Gratinado com Alho Francês e Espinafres

Bacalhau com Camarão na Abóbora

Folhados de Tamboril e Camarão

Sobremesas:

Mini Tatins de Maçã

Tarteletes de Chocolate e Caramelo Salgado

Natinhas

Leite Creme de Laranja e Baunilha

Mousse de Limão com Romã

Bolo Encharcado de Coco


11 comentários :

  1. Ao ler este post fez_me lembrar quando vou de férias e quase que levo a casa às costas!
    Um feliz 2015 para vocês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fátima,
      Um excelente 2015.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Votos de Bom Ano, Joana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e Igualmente Sunflower.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. As vivências do passado serviram para nos ensinar, as do novo ano que vem, servirão para nos encorajar. Que 2015 seja um ano de concretizações, saúde, amor e muita felicidade. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. D.
      Muito obrigada pelas suas palavras.
      Felicidades também para si neste novo ano.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Obrigada, e um excelente 2015 para toda a família!

    ResponderEliminar
  5. Joana, há séculos (salvo seja...) que ando à procura duns copos de água iguais aos seus! Lembra-se onde os comprou? Obrigado e votos dum bom ano para si e todos os seus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elsa,

      Estes copos de água foram comprados na Zara Home, mas já há alguns anos.
      Bom ano também para si.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Que feitiço maravilhoso e direto que trouxe de volta alegria e felicidade à minha vida depois que eu vi um post sobre como ele ajudou uma senhora chamada Rebecca, decidi contatá-lo para obter ajuda quando eu disse a isso que Deus enviou o homem DR. WEALTHY sobre como meu amante me deixou por 8 meses sem me ligar ou enviar mensagens de texto, quando eu compartilhei esta minha triste experiência com o DR. WEALTHY ele disse que tudo ficaria bem em 5 dias Eu pensei: tenho certeza que o que esse homem está dizendo é real, então eu decidi tentar, e o que mais me surpreendeu no começo, eu também estava pensando que ele não era real Eu ensinei que ele era como os outros que virão e adicionarão dor à dor das pessoas sem saber que há sentimentos, mas para fazer de você um tolo, mas este grande homem DR. WEALTHY nunca é como se o seu fosse para o bem e faria as pessoas serem felizes com quem amam, Estou tão feliz, Mesmo antes dos 3 dias acabei de receber um telefonema de um homem que me deixou há 8 meses dizendo que sente muito e que ele me quer de volta à sua vida fiquei tão feliz, ele me convidou para um jantar que eu quis dizer ele lá e nós dois conversamos e ele disse que quer provar que nunca me deixaria por qualquer outra senhora que ele me contratou e também me fez ter acesso a toda a sua conta estou muito feliz tudo graças a este grande homem DR. WEALTHY um homem que trouxe de volta alegria a minha vida, Por favor, amigos que precisam de ajuda, eu aconselharia e juro que o Dr. DR. WEALTHY é o homem certo e não aqueles falsos que estão online para ganhar dinheiro e não para ajudar aqui é o DR. E-mail privado de WEALTHY. wealthylovespell@gmail.com número do WhatsApp +2348105150446.

    ResponderEliminar

Imprimir