Cupcakes de Chocolate com Arandos e Cobertura de Nutella


Gosto muito de ir às compras. Mas quando digo ir às compras não me refiro a comprar roupa, calçado e acessórios, normalmente em shoppings cheios de gente. O que eu gosto mesmo é de fazer compras alimentares. De ir a feiras e mercados e também supermercados. De escolher frutas e legumes. De falar com a senhora da peixaria e o senhor do talho e aconselhar-me acerca do melhor corte para o que quero fazer, ou do peixe mais indicado para esta ou aquela receita. Gosto quando me sugerem coisas novas das quais nuca ouvi falar e de levar receitas para as preparar como bonus. Quando estou de férias, gosto de ir cedo ao mercado. De rever os senhores onde compro a fruta e os legumes, e de ser aconselhada pelo peixeiro acerca da melhor forma de cozinhar alguns peixes e de provar variedades da nossa costa que normalmente não encontramos à venda, que não conhecemos o nome nem o feitio. E gosto de quando lá volto, na vez de seguinte, de me perguntarem se gostei ou não.
Gosto de cheirar a fruta. De escolher os legumes mais viçosos, de ir com uma ideia mas olhar para alguma coisa que me faz quase de imediato mudar a minha ementa semanal. Gosto de saber que quando chega a altura das framboesas, mesmo que chegue tarde ao mercado, a D. São me guarda sempre uma caixinha, não vão as minhas adoradas framboesas esgotar.
É por isto que nunca fui uma grande fã de compras alimentares online. 
No entanto o caso muda de figura quando se trata de produtos de mercearia, O arroz, a massa, os enlatados, a farinha ou o açúcar. Os detergentes e os produtos de higiene. As bebidas.
Essa parte já não é assim tão divertida, e normalmente vem de imediato para o carrinho consoante as minhas necessidades e as minhas escolhas de eleição. Por isso, quando me deram a conhecer A tua Despensa (www.atuadespensa.pt), achei que era um projeto diferente, em que entre os produtos disponíveis não há frescos como carne, peixe, fruta ou legumes, mas sim aqueles que nos enchem a despensa, que não exigem o cuidado e a escolha que eu gosto de fazer quando compro os produtos frescos lá de casa.



A tua despensa tem como categorias de produtos disponíveis de
ALIMENTAÇÃO,BEBIDAS, BÁSICOS DO LAR, CUIDADO PESSOAL, BELEZA E PERFUMES,PARAFARMÁCIA, BEBÉ E CRIANÇA, ANIMAIS -, SUPERMERCADO ONLINE, COMPRASONLINE, PROMOÇÕES E DESCONTOS.



Tal como todos os outros supermercados tem descontos e promoções e fazem a entrega em 24 horas, no conforto de nossa casa, tudo devidamente embalado para que não haja acidentes pelo caminho.
Decidi aventurar-me nesta área de compras online. Apesar de as fazer noutras áreas, confesso que nunca tinha feitos compras “alimentares”. Na minha encomenda havia alguns básicos cá de casa, como azeite, açúcares diversos, farinha de centeio para o pão, quinoa, lentilhas (entre as quais as lentilhas vermelhas, nem sempre fáceis de encontrar), vinho, cerveja, arandos, mostarda de Dijon, vinagre, mas também detergente da louça e um creme hidratante.
Fiquei satisfeita com a qualidade do serviço, com os preços, mas principalmente com a facilidade com que encontrei alguns produtos que nem sempre existem nos supermercados “normais” e com a comodidade da entrega em casa.
E só porque tinha a receita em mente desde o dia em que encomendei os arandos, preparei uns cupcakes para oferecer a umas pessoas especiais!



Ingredientes para 10 cupcakes:
(adaptado da revista “Sabe Bem”, Março/Abril 2015, página 85)

1 ovo
200 ml de leite
60g de manteiga
150g de açúcar
180g de farinha
80g de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
125g de arandos secos

Cobertura:
125ml de natas frias
4 colheres de sopa de creme para barrar de cacau e avelãs (tipo Nutella)
Raspas ou pepita de chocolate para decorar

Preparação:

Bata o ovo com o leite, junte a manteiga derretida, o açúcar, a farinha, o chocolate e o fermento em pó. Misture tudo muito bem e por fim envolva cuidadosamente os arandos secos.
Forre um tabuleiro ou forminhas de queques com formas de papel frisado e divida a mistura pelas forminhas.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até os bolinhos estarem cozinhados. Retire e deixe arrefecer.
Para preparar a cobertura, bata as natas em chantilly. Incorpore depois suavemente o creme de cacau e avelãs (que deverá ter derretido uns segundos (5 a 10) no microondas e envolva bem.
Coloque a mistura num saco de pasteleiro e cubra os bolinhos já arrefecidos com o creme. Decorre com a gosto.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Anónimo09:39

    Que inicio de dia tão docinho! Sou parecida consigo nas compras de produtos alimentares em feiras e mercados, investigando o que existe, tendo encontrado algumas coisas que não existem à venda em lojas, como o caso da água-mel. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:40

      PS: podia confirmar se recebeu o e-mail com a morada sff? Como não tenho a confirmação do recibo de leitura, era para confirmar se chegou ao destino. Tenho que investigar "A tua dispensa" e ver os seus produtos. Gosto de ver os produtos nas lojas (supermercados, hipermercados, lojas de produtos naturais, e as lojas de produtos indianos/ingleses), pois tenho o hábito de investigar os rótulos e comparar produtos similares, Mas a perdição são as feiras e mercados que se vão realizando, desde os tradicionais aos "gourmet", onde se encontram produtos muito interessantes (como a fruta desidratada de uma empresa de Benavente e a água-mel, entre outros). Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Sara,

      A vantagem deste sítios é mesmo encontrar produtos que de outra forma são mais difíceis de encontrar. Para quem mora fora de Lisboa ou Porto, há coisas que quando encontramos parecem um enorme achado.

      Quanto à morada, respondi-lhe por mail.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo12:05

    Que delícia...mas não posso comer:-(
    http://maniadostupperwares.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não se pode, não se pode!
      Fica a sugestão e a ideia.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Adorei estes cupcakes,...ficaram um mimo. Já tinha ouvido falar da "A tua despensa",....tenho que experimentar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary,

      Eu que nem sou grande adepta de compras online gostei bastante.
      Um beijinho.
      Joana

      Eliminar
  4. Esses cupcakes têm mesmo um ar apetitoso, aiai! Já vi vários comments acerca d'A tua despensa' e hei de espreitar, pq realmente nem sempre é fácil conseguirmos produtos de q andamos à procura nas lojas comuns.. Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,

      Vale a pena dar uma vista de olhos. E tem coisas nem sempre fáceis de encontrar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir