Molho de Tomate 7 Vegetais


Fazer molho de tomate e juntar-lhe vegetais, não é uma ideia nova. Aqui pelo blogue andam algumas sugestões bem antigas de molho de tomate com adição de vegetais. 
No entanto, foi com um livro do Jamie Oliver que me dei conta que poderia juntar ainda mais vegetais e tornar o molho de tomate mais rico. Apesar de não usar exatamente os mesmos vegetais do Jamie Oliver, foi a partir da receita dela que passei a fazer o “meu” molho de tomate 7 vegetais.
Faço com alguma regularidade, em quantidade, que depois pasteurizo, guardo na despensa e vou usando consoante as necessidades. Uso como qualquer outro molho de tomate: nas bases das pizzas, como molho de massas, para estufar almôndegas ou carne picada. Para aqueles que não gostam muito de vegetais - miúdos e graúdos - é uma excelente forma de os incorporar sem ninguém dar conta....
Depois de ter feito um panelão de molho, e de ter publicado no instagram (https://www.instagram.com/joanacostaroque/)
, houve muitos pedidos da receita, e, para memória futura, acabei por achar melhor partilhar aqui no blogue. Desde já fica também à vossa consideração usarem outros legumes substituindo ou acrescentando - o Jamie Oliver, na receita original, usa aipo e pimento vermelho, e não usa couve flor, por exemplo. Eu por acaso também já experimentei com brócolos e espinafres, mas acho que com vegetais verdes não resulta, porque dão uma cor estranha ao molho, e se é para “disfarçar” há quem vá ficar desconfiado....
Quanto à pasteurização, se o quiserem fazer (podem sempre congelar!) deixo-vos o link para o Economia cá de casa, onde podem saber tudo para o puderem fazer. (http://economiacadecasa.blogspot.com/2012/09/pasteirizacao-caseira-molho-de-tomate.html)
Só mais uma nota: usei tomate pelado de lata, porque neste altura do ano, ainda não se encontra bom tomate maduro à venda. Se fizerem esta receita durante os meses de verão e do bom tomate, optem por tomate fresco maduro!)

Ingredientes para 8 frascos de 320ml:
(adaptado de “Super Food - Family Classics”, Jamie Oliver, página 234)

1 cebola grande
2 alhos franceses pequenos
3 cenouras pequenas
2 dentes de alho
1 courgete pequena
200g de abóbora manteiga
150g de couve flor
4 latas pequenas de tomate pelado
azeite q.b.
2 folhas de louro
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Prepare todos os legumes. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Corte o alho frances em rodelas e lave-o bem. Separe a couve flor em raminhos, corte a abóbora (usei com casca) em cubinhos, assim como a courgete e a cenoura (também com casca).
Leve ao lume um tacho grande com azeite e junte a cebola, os dentes de alho e o alho francês e deixe refogar alguns minutos, mexendo sempre. Junte também as folhas de louro.
Acrescente depois os restante legumes preparados, envolva bem no refogado e deixe cozinhar mais uns minutos. Junte depois o tomate pelado, tempere de sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar, em lume brando, cerca de 35 minutos ou até os legumes estarem bem macios.
Ao fim desse tempo retire as folhas de louro e triture o molho muito bem com a ajuda de uma varinha mágica ou robot de cozinha. Em princípio o molho deve ficar bastante espesso por causa dos vegetais. Junte um pouco de água até obter a consistência desejada, e retifique de sal e pimenta.
Leve novamente ao lume para ferver. Coloque depois em frascos devidamente esterilizados e pasteurize, seguindo as indicações do link que deixei em cima, ou então congele em doses (em frascos de vidro, caixas plásticas ou sacos de congelação) para ir usando conforme as suas necessidades.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Joana, muito obrigada por esta versão!
    Tenho em casa um papel com indicações para preparar o molho com os ingredientes do J.O., que registei quando ele o apresentou num dos seus programas. A ver se é desta que me aventuro!...
    Quanto à pasteurização, desde que aquele seu post saiu, uso muito nas compotas porque reduzo a quantidade de açúcar e porque confio mais nele do que no método de virar os frascos ao contrário... Tem funcionado na perfeição!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo08:54

    É uma boa ideia para os mais avessos a legumes!
    Os legumes verdes não resultam bem em termos de "disfarce", pois ficará com uma cor estranha.
    Faço algo parecido, com menos legumes, servindo de molho ou base de uma sopa (dependendo das quantidades de legumes, e o fim a que se destina).
    Fazer em quantidade para guardar, é uma forma de poupar tempo, e aproveitar a abundância de legumes.
    Espero fazer algo do género nos próximos fins de semana, e iniciar a época dos doces para as ofertas de Natal (nêspera, morango, alperce).
    Muito obrigada pela partilha.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. I am extremely impressed along with your writing abilities, Thanks for this great share.

    ResponderEliminar
  4. I love your creativity. Are you also searching for engineering assignment help UK? we are the best solution for you. We are best known for delivering quality essay writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir