Espetadas de Frango à Grega com Tzatziki


O tão aguardado calor parece estar a chegar. E portanto parece-me bem partilhar receitas que convidem a refeições mais frescas. Aqui por casa adoramos receitas simples, que se comem à mão, que se partilham à volta da mesa, e com o tempo quente são as melhores para receber os amigos.
Estas espetadas fazem sucesso à nossa mesa em diversas ocasiões, e foram também umas das receitas favoritas dos workshops de receitas de verão do ano passado. Parece-me agora a altura ideal de a partilhar. E depois de ontem foram bastantes os pedidos de receitas de comida para comer com as mãos para os dias de jogos de futebol, e estas espetadas sempre são uma alternativa às pizzas, cachorros e hamburgueres.
Só uma pequena nota - a receita está pensada para fazer em casa, usando o forno, mas podem cozinhar no churrasco, ou num grelhador no fogão, tendo apenas em atenção para não deixarem cozinhar demais para a carne não ficar seca.
Espero que gostem!

Ingredientes para 4 pessoas:

3 peitos de frango
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de orégão secos
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de colorau
1/2 colher de chá de canela
1 limão
4 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
wraps, pão pita ou chapatis para servir

Tzatziki:
1/2 pepino
200g de iogurte grego
hortelã q.b.
1 dente de alho
1/2 limão

Wraps ou pitas para servir

Preparação:

Corte o peito de Frango em tiras e acrescente o azeite, todas as especiarias, a raspa e sumo de limão, os dentes de alho esmagados e tempere com um pouco de sal e de pimenta. Deixe marinar.
Entretanto prepare o tzatziki. Retire as sementes ao pepino e pique-o finamente ao rale-o. Junte depois com o iogurte grego, a hortelã picada, o dente de alho esmagado e o sumo do limão. Misture bem e retifique de sal. Guarde no frigorífico até servir.
Coloque depois as tiras de frango em espetos de espetadas e coloque-as sobre um tabuleiro que possa ir ao forno previamente forrado com papel de alumínio. (As espetadas devem pousar nas bordas do tabuleiro). Leve-as a cozinhar em forno previamente aquecido a 240ºC com grill, cerca de 15 a 20 minutos, até que fiquem douradas.
Sirva as espetadas o Tzatziki, um pouco de tomate, alface e cebola e os wraps ou pitas.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo10:41

    Essas espetadas chamam o verão!
    Há coincidências, pois tenho peitos de frango em casa e não sabia o que fazer com eles.
    Muito obrigada pela partilha, e venham mais ideias!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:59

    Tzatziki é = Raitha?
    Mas sem o limão?

    ResponderEliminar
  3. Hummm vou experimentar e logo partilharei a experiência;)

    ResponderEliminar

Imprimir