Hummus à minha maneira


Já anda aqui pelo blogue uma receita de hummus mais tradicional. Mas a receita já tem muitos anos e, com o passar dos anos, uma pessoa acaba a transformar um bocadinho as receitas e a “melhorar” de acordo com as suas preferências.
Não estava para voltar a partilhar a receita de hummus (apesar de ligeiras diferenças com a outra já publicada) mas, quando um amigo meu, muito viajado e de paladar apurado nestas coisas de “gastronomias estrangeiras” me diz que melhor que o meu hummus, só o hummus que comeu em Israel, acho que a partilha da receita é devida.
A principal diferença é que coloco manteiga de amendoim, que tenho quase sempre em casa, em vez de tahini, e junto um pouco de água para tornar a pasta mais macia!
Aqui fica.
(E se não sabem em que mais comer hummus, experimentem nuns wraps com espinafres e rucula ou legumes assados ou salteados ou barrado em sanduiches, por exemplo, para além de dip com gressinos e palitos de legumes como pepino, cenoura ou pimento)

Ingredientes:

400g de grão de bico
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
1 colher de chá de cominhos em pó
1 dente de alho grande
azeite q.b.
1 colher de chá mal cheia de manteiga de amendoim (100% amendoim)
50 a 75 ml de água

colorau para polvilhar
salsa para polvilhar
gressinos para servir

Preparação:

No robot de cozinha ou copo da varinha mágica coloque o grão de bico bem escorrido, cerca de 1 colher de sopa de azeite, cerca de 1 colher de sopa de sumo de limão, sal, pimenta, o dente de alho, os cominhos e a manteiga de amendoim e triture bem até obter uma pasta bem cremosa. Acrescente depois água - aos poucos - de modo a que a pasta fique menos grossa, mas continue espessa e cremosa. Retifique os temperos.
Coloque numa taça e polvilhe com colorau e a salsa picada.
Sirva com gressinos e/ou palitos de legumes crus.

Bom Apetite!


10 comentários :

  1. Ora aí está uma coisa que nunca comi.

    ResponderEliminar
  2. Convenceste-me, principalmente por causa do uso da manteiga de amendoim! É q ñ me apetecia nada estar a comprar tahini só p usar no hummus :P Obrigada! Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei tahini pra fazer o húmus! Cá em casa adoramos o húmus de beterraba.
      Tenho mm de experimentar este!

      Eliminar
  3. Olá Joana,

    Hummus aqui em casa é muito usado com palitos de aipo. Não sei porquê mas adoramos a conjugação do aipo crocante demolhado no hummus. Já tinha experimentado com a manteiga de amendoim, pois vi uma vez a Nigella a sugerir essa alteração para quem não aprecia tahini, ou para quem não tem.
    Gostámos muito!!

    Bjinhos,
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa comemos hummus com couscous e salada de pepino e tomate com oregãos ou hortelã como refeição principal. Os míudos também adoram e é uma ótima refeição de verão

    ResponderEliminar
  5. Excelente ideia. Eu adoro húmus mas tahini não, era um desperdício comprar só para fazer. Tenho que experimentar.😊

    ResponderEliminar
  6. Ora aí está um húmus que nunca provei... com manteiga de amendoim!!! Logo eu que adoro manteiga de amendoim :D
    Costumo fazer muito, sou mesmo viciada em húmus, mas uso sempre o tahini. Da próxima vez experimento este ;)

    ResponderEliminar
  7. Uau ficou mesmo fantástico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:29

    O húmus é algo recente em casa, e ainda estou a habituar-me a ele, apesar de apreciar grão e o tahine.
    O tahine tem o seu sabor partícular, com um travo ligeiramente amargo, podendo não ser apreciado por todos.
    A manteiga de amendoim é mais "adocicada", a par do grão cozido, podendo ser uma alternativa aos não apreciadores de tahine.
    Uma pessoa adapta as receitas ao seu gosto pessoal, havendo tantas versões consoante o que exista em casa ou conforme a inspiração!
    Algo para experimentar, ou não tivesse um resto de grão para usar!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira


    PS: se gostarem de tahine, este pode ser usado tal como a manteiga de amendoim em várias receitas, doces e salgadas, sem ser húmus! Vi bastantes bolachas de chocolate e tahine no Instagram, bem como uma recente que levava pepitas de chocolate e farinha de centeio (Be nice, bake a cake). Outra receita que gostei muito é da minha homónima Sara Oliveira, do "Não acredito que seja saudável".

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:40

    Talvez seja da minha picadora, mas (já experimentei as várias que tenho em casa, picadora normal, picadora velhinha 123 e varinha) ficam sempre uns bocados de "casca" do grão de bico, por isso uso o passe-vite. Que não gosto, nem de dar ao braço nem de o lavar. Quanto à manteiga de amendoim, vou experimentar! Obrigada! Helena

    ResponderEliminar

Imprimir