Pudim de Leite Condensado


As nossas festas têm sempre muito gulosos! É por isso que eu exagero sempre um bocado no número de sobremesas que faço. Mas nem mesmo assim ficam muitas sobras.
Desta vez, fiz um pudim de leite condensado. Eu confesso que pudins, para mim, só o Abade de Priscos e pouco mais. Não sou grande fã, e talvez por isso, quase nunca me lembro de os fazer. Mas desta vez, e porque sei que há muito quem goste, lá me resolvi a fazer um, muito simples de leite condensado, daquelas receitas básicas, de medidas de latas.

Ingredientes:

150g de açúcar - para o caramelo
1 lata de leite condensado
1 medida da lata (de leite condensado) de leite
4 ovos

Preparação:

Leve o açúcar a lume num tacho ou frigideira anti aderente e, sem mexer,  deixe formar o caramelo. Verta-o depois para um forma de pudim, tentando cobrir toda a forma com o caramelo.
Entretanto prepare a mistura do pudim. Numa taça junte o leite condensado, o leite “normal” e os ovos inteiros. Misture bem de modo a que tudo fique incorporado, mas sem fazer muita espuma.
Verta a mistura na forma com caramelo e feche-a com a tampa.
Coloque a forma numa panela e junte água na panela até 2/3 da forma de pudim estar imersa.
Leve a lume brando e deixe cozinhar cerca de 1 hora em lume brando. O pudim está cozido quando ao espetar uma faca esta saia limpa.
Coloque depois a forma no frigorífico e não desenforme até estar completamente arrefecido. (Normalmente deixo de um dia para o outro)
Se quiser também pode colocar na panela de pressão, também com água até 2/3 da forma e deixando contar cerca de 20 minutos assim que a panela de pressão começar a libertar vapor!)


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Eu, ao contrário, adoro pudins! Este é tão fácil de fazer!

    ResponderEliminar
  2. Ohhhhhhhhhh amo muito, muito, muito no Pudim e na Sopas dos PObres en Porto tudos dias. Bom tempos sempre nas sopas!!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo07:48

    Cá em casa, os pudins são apreciados, apesar de não fazer com frequência.
    O favorito é o de ovos, que aparece muitas vezes na altura do Natal. Quando há muitas gemas, adapto a receita do pudim da Rita Nascimento, e foi o pudim que fiz mais vezes na altura do Natal/Ano Novo.
    Já não faço à bastante tempo, e esta publicação despertou a gula!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. pudim e uma delicia mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:48

    O meu já está no forno. A ver se fica bem ser ser na panela :)

    Obrigada pela partilha.

    Um abraço,
    Carina Mendes

    ResponderEliminar
  6. o bolo parece tão delicioso. Parece tão suave e rico

    ResponderEliminar

Imprimir