Arroz Integral com Frutos Secos


Ando a aprender a cozinhar arroz integral. Depois de há muitos anos atrás ter tido umas péssimas experiências com esse arroz, porque basicamente não o sabia cozinhar e achei sempre que ficada duro e sem sabor, há uns meses voltei a dar-lhe oportunidade e não me tenho saído mal.
Há quem demolhe o arroz integral, eu opto mesmo por cozinhar mais tempo, e tem ficado óptimo. Esta versão, com frutos secos e com couve, tipo uma salada, foi uma das minhas preferidas. Mas o Miguel não ficou muito fã, nem os miúdos, principalmente por causa da couve, porque de uma maneira geral gostam de arroz integral e adoram frutos secos e sementes.
Eu gostei muito, e ainda bem que sobrou, porque assim experimentei também no dia seguinte em frio, e acho que ainda gostei mais.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 chávena de arroz integral
3 chávenas de água
azeite q.b.
sal q.b.
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1/2 chávena de frutos secos variados
1/3 chávena de mistura de sementes (sementes de girassol e de abóbora)
1/3 chávena de passas
1 chávena de couve coração ou lombarda em juliana não muito fina

Preparação:

Comece por fazer o arroz. Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tachinho com um pouco de azeite. Quando começar a ficar transparente, junte o arroz,e envolva bem e junte a água. Tempere se sal e deixe levantar fervura. Reduza o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar cerca de 50 minutos até o arroz estar cozinhado e a água ter sido absorvida. Desligue, destape o tacho e reserve.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com cerca de 1 colher de sobremesa de azeite. Junte os frutos secos, as sementes e deixe cozinhar até começar a ouvir as sementes a estalar. Junte depois a couve, tempere com um pouco de sal e deixe saltear um pouco. Acrescente depois as passas e o arroz e envolva bem, de modo a tudo ficar misturado.
Sirva como acompanhamento.

Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir