Arroz de Frango e Camarão



Há algo de verdadeiramente reconfortante em receitas de um tacho só. Principalmente em receitas de arroz assim aromáticas e deliciosas, em que quase tudo se aproveita.

Estas são daquelas receitas de domingos de outono, em que os dias estão mais frios. São óptimas para misturar um bocadinho daqui e um bocadinho dali, e também para aproveitar aqueles caldos caseiros que temos preparados no congelador.

Um arroz de frango e camarão, com umas coisinhas mais que foi comido num domingo de chuva.


Ingredientes para 4 pessoas:


1,5 chávenas de arroz carolino

500g de camarão cozido* (aproveite as cascas para fazer caldo de camarão para depois juntar ao arroz)

1/2 chouriço

450g de bifinhos de frango em tirinhas

1 pimento vermelho baby

1 pimento amarelo baby

1 chávena de ervilhas

sal e pimenta q.b.

3 chávenas de caldo caseiro de frango ou camarão* 

1 cebola

2 dentes de alho

azeite q.b.

1 folha de louro

salsa picada q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar juntamente com o louro e o azeite num tacho largo. Corte o chouriço em cubinhos e junte à cebola assim que ela começar a dourar. Envolva bem. 

Junte depois as tirinhas de frango, envolva no refogado e deixe cozinhar uns minutos.

Adicione o arroz, metade dos pimentos em tirinhas e as ervilhas e envolva bem. Acrescente o caldo de frango ou camarão e retifique de sal e pimenta. Deixe levantar fervura, reduza para o mínimo, tape e deixe cozinhar até que o liquido tenha evaporado. Desligue o lume, envolva os camarões previamente descascados e cortado em pedaços (deixe uns para decorar), volte a tapar e deixe repousar uns minutos.

Coloque depois o arroz numa travessa - ou deixe no tacho se preferir, e decore com os camarões e o pimento reservado e polvilhe com a salsa picada.

Sirva acompanhado de uma salada verde.


Bom Apetite!

2 comentários :

Imprimir