Pipocas Caramelizadas

Pode parecer impossível, mas só há muito pouco tempo aprendi a fazer pipocas realmente saborosas e caramelizadas. Antes nunca conseguia que o açúcar derretesse. Foi preciso ensinarem-me que o açúcar não se junta no fim, mas sim quando se coloca o milho....
E no domingo, enquanto meio mundo foi para a praia para combater as temperaturas que se fizeram (e ainda fazem) sentir, eu e o M. ficamos em casa, no "lusco-fusco" para o calor não entrar, a ver filmes e a comer pipocas!

Ingredientes:

óleo vegetal
açúcar
milho para pipocas

Preparação:

Numa panela coloque um pouco de óleo de modo a cobrir todo o fundo. Cubra com uma camada de pipocas - que não devem ficar muito sobrepostas - e por cima coloque uma camada fina de açúcar.
Leve ao lume mexendo um pouco até o açúcar derreter e tape depois a panela, deixando-a ficar a cozinhar sobre lume brando.
De vez em quando agite a panela - para o açúcar não queimar - e deixe que as pipocas começem a estalar. Vá agitando a panela à medida que as pipocas estalam até deixar de as ouvir.
Cuidadosamente retire as pipocas para um tabuleiro e espalhe-as e solte-as umas das outras - com a ajuda de uma colher de pau, pois estão bastante quentes.
Deixe arrefecer um pouco e coloque-as numa taça de servir.(Se as guardar numa caixa herméica aguentam-se alguns dias sempre estaladiças!)

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Eu faço sempre assim são uma delícia. Não sabia que guardadas ficavam estaladiças.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Também nunca consegui fazer as pipocas caramelizadas, queimava sempre. Agora tenho que experimentar.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:34

    Receita infalível para pipocas caramelizadas:
    4 colheres de sopa de milho
    4 colheres de sopa de água
    4 colheres de sopa de açúcar
    3 colheres de sopa de óleo

    Tudo para dentro da panela, em lume brando, mexendo sempre. Quando o milho começar a pipocar, tapar a panela agitando-a sempre, para que não queime.

    Quando deixar de ouvir o milho a estalar, desligar o lume e deitar as pipocas para um recipiente. Deixar arrefecer um pouco e separá-las com cuidado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:15

      É absolutamente infalível!

      Eliminar
    2. Anónimo19:50

      Mesmo infalível! Experimentei e funcionou à primeira! São melhores que as dos cinema!!

      Eliminar
  4. Que delícia essa pipoca! Comeria esse potão fácil, fácil! hehehehe
    Beijinhos,
    Thais

    ResponderEliminar
  5. para os mais aventureiros experimentem deitar raspa de limão já com o lume apagado. Hummm...

    ResponderEliminar
  6. amo estas pipocas, a minha irmã costumava fazê-las em tardes de "home cinema"! Há anos que não as como... mas ver esta receita transportou-me para esses dias da infância/adolescência... Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Que óptima ideia.
    A minha filha está sp a melgar-me pralhe fazer pipocas. Mas eu não gosto das salgadas..
    Obgd pela dica. Vou experimentar.
    Bjinhos
    Até mais ler

    ResponderEliminar
  8. Olá Colher-de-Pau! Gosto muito do teu blogue. É muito criativo e prático.
    Eu não gosto das pipocas com o açúcar por cima, solto. Mas amo as caramelizadas. Dei voltas à cabeça e pensei não em açúcar mas em caramelo. Eu faço como tu dizes, mas deito umas 2 colheres de sopa de caramelo já pronto, no tacho com óleo, mexo bem, aquece uns segundos, deito o milho, mexo para ficar bem envolvido no caramelo, e faço as pipocas em lume baixo para não queimar o caramelo. Ficam uma delícia...

    ResponderEliminar
  9. Olá Colher de Pau!
    Há alguns dias que, no meio de pesquisas na net, me deparei com o seu blog e desde aí que o tenho andado a "cuscar" e tenho gostado muito das suas receitas e da sua maneira de as escrever... Há algum tempo que também queria fazer um blog e hoje lá o fiz! Se quiser visitar: http://nacozinhadaana.blogs.sapo.pt/
    Ana G.

    ResponderEliminar
  10. célia22:28

    ehehhe eu tb sempre fiz assim mas de uns tempos pra cá resolvi fazer de outra forma...
    Como às vezes o açucar queimava um pouco quando punha tudo junto de inicio, o q eu nao gosto, hoje em diaprefiro ter um pouco mais de trabalho e ver algumas pipocas saltar do tacho ehehhe.. Ponho o óleo a aquecer, qd tiver quente ponho o milho e espero q comece a estalar um pouco. Só ai é que ponho o açucar, uma tarefa um pouco dificil, mas que vale a pena.. Depois é só agitar bem a panela ate acabar de de se ouvir aquels sons fantásticos...
    Mto bom...

    Bjo

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:28

    Eu coloco o açúcar no final e ficam também muito boas:
    Depois de estarem prontas, polvinham-se as pipocas com açucar (3 colheres) e levanta-se o lume. Assim que se verificar que o açucar está a liquidificar, baixa-se o lume e mexem-se bem as pipocas de modo a que todas elas vão ao fundo do tacho absorver o açúcar derretido. Mexer sempre até que todo o açucar seja absorvido, sempre em lume brando. Tomar atenção para não deixar o açucar passar o ponto de caramelo, caso contrário, amarga.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo11:49

    A minhas pipoca faço assim também ..
    Mais precisa ter um pouco d atenção p/ ñ queimar...

    ResponderEliminar
  13. Eu já tentei fazer com caramelo mas não gostei mto.
    Eu adoro pipocas, e as que mais gosto são mesmo com uma mistura de sal e açucar lol.
    Mas detesto as pipocas que se compram para fazer no microondas, para além de carissimas não prestam, um saquinho de milho é tão barato não é?
    Eu faço-as mesmo na panela lol numa panela grande meto um bocadinho de óleo no fundo, tem de ser a qtdd ideal, não pode ser nem mto pco, nem demasiado. E dps meto o milho e vou abanando o tacho. O tacho tem de estar com a tampa e eu pego nas pegas do tacho com um pano e abano para cima e baixo umas vezes e dps meto de novo no fogão, dps tiro e abano de novo, etc. Qd se começarem a ouvir saltar menos estão quase, mas não podemos deixar mesmo até todo o milho saltar pq se não as que já estão boas ficam queimadas.
    Temos de ter atenção ao milho que pomos, como não se usa o pacote todo para fazer pipocas, uma vez fui fazer de um pacote que já estava aberto há mto tempo, logo o milho já devia estar humido, então não consegui fazer e o tacho ainda ficou impossivel de lavar LOL normalmente qd faço pipocas dps custa mto lavar o tacho, um truque é ferver agua no tacho sujo com as pipocas e lá vai saindo mais facilmente.

    Bjs

    ResponderEliminar

Imprimir