Frango com Cerveja e Sopa de Rabo de Boi


Tenho muitas e boas recordações dos dias que passava no Buçaco em casa da tia São com a minha amiga Rita e a irmã. Todos os anos, durante as férias grandes, havia sempre uns dias que eram passados lá. Conheço a mata do Buçaco quase como a palma da minha mão. Todos os dias havia caminhadas, algumas até ao Luso, passeios e piqueniques. Havia banhos na “piscina” de água sempre gelada e de onde saíamos a tiritar de frio, apesar de o tio dizer sempre que a água estava soberba. Ainda hoje adoro ir até ao Buçaco e de cada vez que entro naquela casa tenho sempre uma sensação de alegria pelos momentos lá passados.
Nesses dias de férias que por ali passávamos era hábito a tia São preparar uma receita de que todos gostávamos: este simples frango com cerveja e sopa rabo de boi.
Acho que já nem me lembrava desta receita até a tia São me ter voltado a recordar dela. E agora, que o fim de semana está a chegar, que tal aproveitar para a preparar e, quem sabe poder conhecer a Mata do Buçaco. É que se ainda não conhecem estão a perder um dos muitos sítios fantásticos que o nosso país tem!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 frango partido em pedaços
1 sopa instantânea de rabo de boi
1 cerveja (330ml)

Preparação:

Numa panela coloque a cerveja e junte a sopa instantânea misturando bem para dissolver. Acrescente depois o frango partido e leve a cozinhar em lume brando até o frango estar macio. Se achar que o molho está a ficar demasiado grosso junte golinhos de água, mas normalmente não costuma ser necessário.
Sirva com arroz branco ou puré de batata e uma salada verde.

Bom Apetite!

19 comentários :

  1. Anónimo15:17

    Boas,
    Faço a mesma receita mas adiciono em vez de 0,33L de cerveja adiciono uma garrafa de litro de cerveja.O molho fica menos espesso e a meu ver menos enjoativo.E também coloco é na panela de pressão uns 15 minutos. Perfeito e sem agarrar no fundo.Com batata frita também é muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:23

    Obrigado por mais esta!

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo fazer mas é com um pacote de sopa de cebola e não sopa de rabo de boi. Tenho que experimentar esta versão.

    ResponderEliminar
  4. boas recordações :)

    A mata do buçaco é realmente um sítio divinal, ficamos em verdadeira paz.

    obrigada pela partilha :))

    ResponderEliminar
  5. Que bela ideia, não conhecia com este tipo de sopa. faço no forno mas com a sopa de cebola e cerveja preta. vou levar e fazer, bjks

    ResponderEliminar
  6. e conheço o buçaco e acho lindo!

    ResponderEliminar
  7. Catarina D.00:00

    Boa noite.

    Gostaria apenas de mostrar o meu agradecimento pela partilha de receitas tão deliciosas e perfeitamente possíveis para "comuns mortais", com produtos simples e confecções fáceis. Como estudante, vou usar o seu blog como fonte de inspiração para ganhar mais gosto pela cozinha e poupar uns tostões!

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Hmm, hei de experimentar em breve :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:42

    Também fica bom com sopa de cebola e cenouras

    ResponderEliminar
  10. Eu costumo fazer muito esta receita, mas em vez de sopa de rabo de boi costumo colocar sopa de cebola! :) Ah e a cerveja, normalmente coloco preta. :P

    Beijinho e parabéns pelo blog =)

    ResponderEliminar
  11. já fiz bastantes vezes mas sempre com sopa de cebola, nunca me tinha lembrado da sopa de rabo de boi! Costumo também acrescentar uma lata cogumelos inteiros.

    beijinhos

    www.cookaddiction.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. hummmmm esse frango com cerveja deve ter ficado uma delícia kkkkk

    ResponderEliminar
  13. Anónimo00:16

    Também já adicionei cogumelos e fica bom! Quando faço frango estufado (seja com o que for de sabor) e tenho cogumelos á espera de destino eles entram sempre na panela!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo16:37

    Que engraçado... A receita que me tinham dado originalmente era feita com a sopa de cebola. Houve uma vez que eu não tinha essa em casa, experimentei fazer com a "Rabo de Boi" e a partir daí fiz sempre com esta última. É uma maravilha, o marido adora! ;) Parabéns pelos blogs, pelas partilhas e sobretudo por toda a dedicação! Obrigada!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo03:39

    Olá :) Sou de Penafiel e na minha terra há uma "tasquinha" muito conhecida por ter um famoso frango que eu adoro, o frango à castanheira. Ao ver esta receita pensei que poderá ser o mesmo frango, uma vez que o aspecto é igual.
    Adorava faze-lo! O meu problema é que não sei mesmo cozinhar, NADA...por isso mesmo estou a adorar o seu blog pois queria mesmo aprender a cozinhar e as suas receitas parecem fáceis e saborosas :)
    Pode parecer uma pergunta estupida - acredito que o seja - MAS o frango não precisa de ser temperado? E se precisa com quê? Aaah, e a meio da preparação não necessita colocar sal ou pimenta? Por favor, gostava mesmo de obter uma resposta pois queria mesmo fazer este delicioso frango!
    Parabéns pelo seu blog :) Filipa

    ResponderEliminar
  16. Anónimo18:40

    Ola, eu por acaso sempre conheci esta receita e confecciono esta, sö posteriormente é k tive conhecimento com a sopa de cebola k ainda n experimentei. Mas ambas devem ser deliciosas!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  17. Anónimo19:30

    Esta receita e otima mas mesmo assim prefiro cerveja preta com sopa de cebola

    ResponderEliminar
  18. Muito bom!.. Já conhecia a receita mas como há vários anos não a cozinhava decidi consultar este blogue que me ajudou a relembrar. Obrigada

    ResponderEliminar
  19. Olá Joaninha 😊...há quanto tempo sou fã do seu blog não me lembro. ..mas já são muitos anos,só hoje encontrei esta receita 😊...portanto mãos à obra e vou experimentar. Muito obrigada e sim o Buçaco é lindo.

    ResponderEliminar

Imprimir