Rolinhos de Beringela com Requeijão e Espinafres


A receita andava debaixo de olho há algum tempo e, ao ver as beringelas no mercado biológico achei que eram perfeitas para acabar nesta receita. Em casa havia um requeijão congelado - sim, o requeijão pode perfeitamente ser congelado se depois for para comer não "ao natural" mas sim nas diversas preparações culinárias. Havia ainda os ultimos espinafres dos avós e o molho de tomate caseiro que tinha preparado uns dias antes.
Tudo estava alinhado para que a receita fosse finalmente preparada. O Miguel, que torce um bocadinho o nariz à beringela comeu e repetiu. Eu achei delicioso e sei que vou repetir em breve.

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado da revista Goodfood UK edition Julho de 2012, pág. 24)

1 beringela média
100g de requeijão de Seia
100g de folhas de espinafres
Molho de tomate q.b. (usei caseiro, desta receita, mas podem usar de compra)
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
azeite q.b.
1 colher de sopa de pão ralado
queijo parmesaõ q.b.

Preparação:

Lave a beringelase corte-a em fatias de cerca de 0,5cm no sentido do comprimento. Pincele-as com um pouco de azeite e leve-as a cozinhar na chapa ou numa frigideira anti aderente até ficarem maleáveis e douradas. Retire e reserve.
Entretanto verta água a ferver sobre os espinafres (ou cozinhe-os alguns segundos no microondas), Deixe que murchem um pouco e depois escorra-os muito bem, apertando-os de modo a retirar o máximo de água possível. Numa taça esmague o requeijão com um garfo, acrescente os espinafres e tempere muito bem com pimenta, noz moscada e um pouco de sal se necessário.
Coloque depois um pouco da mistura de requeijão e espinafres numa fatia de beringela e enrole cuidadosamente como se fosse uma torta. Repita até esgotar os ingredientes e vá colocando os rolinhos num tabuleiro que vá ao forno.
Cubra depois com o molho de tomate e polvilhe com o pão ralado e com um pouco de queijo parmesão ralado na hora.
Leve ao forno pré- aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos apenas para dourar um pouco o queijo e aquecer tudo por igual.
Sirva como um prato principal vegetariano ou como acompanhamento de, por exemplo, uns panadinhos de peru.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Cristina08:05

    Que maravilha! Está mesmo a chamar por mim: experimenta-me jáááá!!!

    ResponderEliminar
  2. Nos gustan muchos los rollitos de berengena, rellenos de queso están buenísimos, con jamón york con lo que sea. Como los has hecho tu no he probado nunca a hacerlos pero los hare.
    besicos

    ResponderEliminar
  3. Meu marido também não gosta de berinjela. Para disfarçar o sabor eu faço lasanha com uma camada de berinjela e uma de massa. Vou tentar sua receita para ter mais opções. Um beijo e agradeço sua gentileza em postar.

    ResponderEliminar
  4. Que delicia! Adoro beringela e requeijão,esta e uma receita para fazer em breve :p. P.s: de uma vista de olhos no meu blog: http://alfazema-chocolate.blogspot.pt/. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma espécie de canelones light :) Mt boa a receita, hei de experimentar! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Tem um aspeto delicioso, vou experimentar logo à noite. Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Parece delicioso, vou ter que experimentar!

    ResponderEliminar
  8. Adoro a combinação de beringela, tomate e queijo. Na sua versão mais light tanto melhor!
    Babette

    ResponderEliminar
  9. Olá passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro com excelente conteúdo gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e desejar muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus familiares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  10. Olá! Parabéns pelo seu blogue, passeio por ele muitas vezes. É uma fonte de inspiração. Não sou profissional da cozinha mas, gosto de cozinhar. Como sou vegetariana, muitas vezes, adapto as suas receitas para vegetarianos. tem corrido bem. Ontem resolvi experimentar esta receita que, não carece de adaptação e, adorei, simples e muito, muito deliciosa.
    Obrigada por partilhar as suas experiências. Também, já experimentei a pasteurização caseira e, resultou. Fantástico, não quero outra coisa, resolveu o meu problema, visto que tenho um congelador pequeno e não tenho arca.
    Obrigada.
    Saudações culinárias :0)
    Fernanda Viana

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:50

    Estou muito entusiasmado para experimentar esta receita!!

    ResponderEliminar

Imprimir