Costeletas de Porco com Peras Caramelizadas e Couve Salteada

As peras dos avós…. As peras do avós não são boas. São meias farinhentas assim que amadurecem um pouco, são pouco doces, têm uma textura demasiado granulosa para o meu gosto e têm uma tendência para apesar do seu aspeto delicioso por fora estarem completamente queimadas por dentro, de tal maneira que são impossíveis de comer.
Por isso, e como as utilizamos pouco enquanto uma simples peça de fruta, surgem outras formas de as utilizar, para além das habituais compotas, até porque não são assim tantas para renderem dessa forma.
Em sumo ficam bastante saborosas, em gelado também não são más, mas esta semana tiveram outros destaques. Caramelizadas e como acompanhamento de umas costeletas, ficaram realmente de top

Ingredientes para 2 pessoas:

2 costeletas de porco
2 peras ainda firmes
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
200g de uma mistura de couve roxa e couve lombarda em juliana

Preparação:

Tempere as costeletas com um pouco de sal e pimenta e reserve.
Numa frigideira coloque uma colher de sopa de azeite. Junte os dentes de alho picados grosseiramente e assim que começarem a fritar acrescente as couves em juliana previamente lavadas. Deixe cozinhar em lume brando até que as couves comecem a perder o seu volume. Tempere de sal e pimenta e se necessário acrescente um pouco de água às couves para formar um pouco de vapor e assim ajudar a cozinhar a couve. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos até as couves estarem macias mais ainda firmes. Não deixe cozinhar demasiado.
Entretanto descasque as peras e corte-as em quartos. Reserve.
Noutra frigideira junte o restante azeite e deixe aquecer um pouco. Junte as costeletas e as peras em quartos e deixe cozinhar em lume espevitado, de modo a caramelizar tanto a superfície da carne como a pera. Vire depois a carne e a fruta de modo a que fiquem caramelizados por igual. Assim que estiver cozinhado, retire da frigideira e deixe as costeletas repousarem cerca de 5 minutos.
Sirva as couves salteadas com as costeletas e as peras caramelizadas. Se quiser, decore com umas folhinhas de coentros.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Bom dia,

    Que aspecto maravilhoso, como tudo o que colocas aqui. E um requinte ainda melhor! Não sei é como é que tens tempo para fazer estas coisas mesmo com um zé maria pequenino... ele é mesmo calminho ou és uma mãe fora do normal. Eu não sou mãe ainda, mas pelo que vejo das mães que conheço são muito poucas que têm tempo para coisas sem ser a sua criança. O que nunca achei muito normal e sempre invejei quem não era assim.
    Tiveste 5 anos a tentar a engravidar?

    Beijinhos e consola-te com esse pimpolho! :)

    ResponderEliminar
  2. não sou apreciador de peras, mas esse pratinho deixou-me tentado. bjinhos

    ResponderEliminar
  3. As pêras este ano estão assim, as caseiras claro. Também me deram e não se conseguem comer, só em compota ou assim caramelizadas. òptima ideia! Bjo.

    ResponderEliminar
  4. Que prato mais sofisticado e no entanto simples.Adorei.Beijos.

    ResponderEliminar

Imprimir