Geleia de Amoras Silvestres

O meu afilhado Tiago, chegou cá a casa com uma caixinha cheia de amoras, apanhadas pela avó Teresa em Viseu. A minha primeira ideia era comê-las todas, à mão, até ficar com a boca, os dedos e a língua tingida, como tantas vezes fiz. Mas rapidamente percebi que as podia aproveitar de outra forma. O que me apetecia era uma compota de amoras silvestres, que gosto muito, mas rapidamente achei que devia experimentar fazer uma geleia de amoras silvestres.
A experiência não correu mal e a geleia ficou com uma cor linda e muito, muito saborosa.
Uma experiência para o fim de semana… apanhar amoras e fazer geleia!

Ingredientes para 1 frasquinho:

200g de amoras Silvestres
400ml de água
150g de açúcar
3 folhas de gelatina (ou ½ pacote de pectina, que há a venda no continente, junto do açúcar)

Preparação:

Leve um tacho ao lume com a água e o açúcar e deixe levantar fervura. Reduza depois o lume e acrescente as amoras e deixe cozinhar em lume brando ate obter uma cor escura das amoras e estas estarem muito macias.
Com a varinha mágica triture o doce e deixe ferver mais um pouco, cerca de 10 minutos. Com a ajuda de um passador de rede, coe o doce de modo a eliminar as sementes das amoras, espremendo bem com a ajuda de uma colher para aproveitar ao máximo a polpa das amoras.
Deite fora a parte das sementes, e volte a colocar na panela o líquido coado. Deixe novamente levantar fervura e acrescente as folhas de gelatina previamente demolhada e deixe derreter. (Se usar a pectina, junte-a e deixe ferver cerca de 20 minutos ou conforme as instruções da embalagem).
Coloque a geleia ainda quente nos frascos previamente esterilizados, tape bem e vire de cabeça para baixo cerca de 30 minutos.
Sirva com torradas ou como desejar.

Bom Apetite!

18 comentários :

  1. Anónimo10:21

    tenho de fazer :)

    Paulinha

    ResponderEliminar
  2. Vou ter que experimentar! Tem uma cor linda!

    Beijinhos e bom fim de semana
    Paula

    www.partilhandosaboresereceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Está com uma cor muito bonita, já fiz compota e a próxima vez faço geleia! bjks

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:51

    Quer comprar remédios controlados sem receita médica e sem complicação? Vendo emagrecedores, calmantes, anabolizantes, etc. Entre em contato pelo e-mail: acalantisprimeira@gmail.com e terei o maior prazer em atende-lo de maneira segura discreta e eficiente! Entrega em todo Brasil via Sedex ou Pac

    ResponderEliminar
  5. A minha receita é um pouco diferente e já vem do tempo dos meus avós e é assim:
    peso das amoras em açucar (esta é a minha versão que a original era 1,5 kg de açucar...). Colocar tudo na panela e cobrir com água. Deixar ferver até estar no ponto. Para isso eu vou tirando pequenad gotas que coloco na bancada e deixo arrefecer e verifico a textura.

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  6. Fico a imaginar o sabor... :P
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Este ano a fruta para compota/doce ou geleia é rara por estes lados... Felizmente há aí mts marmelos para experimentar fazer doce, pois marmelada já se fez... Alguém tem uma receita rápida e saborosa? Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  8. Olá! Agora fiquei curiosa, faço compotas para vender mas nunca usei nem pectina nem gelatina, esta última serve para quê especificamente? e as compotas ou geleias duram o mesmo tempo se usarmos gelatina? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:58

      A pectina está presente em alguns frutos, como o limão,laranja,maçã, marmelos.....
      Outros como morangos,abóbora, etc... já não têm tanta pectina ou nenhuma como.os regeridos acima.
      Daí algumas compotas como a de morango, amora, frutos silvestres... Levarem sumo e casca (ou raspa) de limão e a de abóbora levar sumo e raspa de laranja. Para além de dar equilíbrio ao doce c o àcido ajuda a dar consistência à compota sem ser necessário usar pectina.
      Há à venda açucar já com pectina ou só pectina, como também pode fzr a sua própria pectina em casa ;)

      Tb vendo como hobbie e já pesquisei muito.
      Espero ter ajudado.


      Tânia Cerqueira

      Eliminar
    2. Anónimo13:06

      Ah! O que ajuda a conservar os doces é a quantidade de açucar usada e a pectina tb ajuda um pc, mas n tem o papel principal.
      A gelatina só dá consistência,n tem a função de conservação (nc usei gelatina nas minhas compotas, até pq tenho mts clts vegetarianos! Caso fosse necessário, teria q usar de origem vegetal como àgar-àgar).

      Tânia Cerqueira

      Eliminar
    3. Olá Tânia, obrigado pelo esclarecimento, ajudou imenso. Eu uso sempre casca ou de laranja ou de limão mas por cisma minha pois gosto daquele sabor nas compotas e daí o pessoal gostar delas pois não ficam demasiado doces mas realmente algumas demoram imenso tempo a chegar ao ponto mesmo com açúcar próprio e pensei que com a dita gelatina solidificasse melhor.Agora fiquei melhor esclarecida! Beijinhos e obrigado!

      Eliminar
  9. Anónimo10:12

    Bom dia Joana :)

    Em primeiro lugar gostaria de a felicitar pelo seu blog que está bastante completo e faz realmente as delícias de qualquer um.
    Gostei bastante da receita do curde de limão e gostava de saber se é possível fazer curde com outro ingrediente, por exemplo Kiwi, uma vez que tenho montes deles cá em casa que me foram oferecidos.
    Obrigada e continuação de excelentes cozinhados!

    Filipa :)

    ResponderEliminar
  10. Tambem tenho amoras perto de casa mas, este ano sao um bocado mirradas...no entanto tb tentei fazer 1 frasquinho de compota mas so utilizei acucar e ficou um pouco dura...vou experimentar esta sugestao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:45

      Ficou dura, pq deixou passar o ponto.
      Faço todos os anos, compota de amora!
      Geleia nao me apraz! :)

      Tânia Cerqueira

      Eliminar
  11. Olá Joana
    Ontem fui às amoras silvestres e fiz doce (que está delicioso) e fui experimentar esta receita de geleia. Segui a receita à risca mas acho que o resultado não foi o desejado ... está um pouco líquida para geleia. Tornei a ferver e juntar mas gelatina, mas mesmo assim não me satisfaz. :( Que poderá ter falhado? Que acha poderei fazer??? Em último caso fica para calda de cheesecake ou de outro bolo.
    Parabéns pelo blog .. sou visita diária e também pela página no FB :)

    ResponderEliminar
  12. olhe a minh geleia ficou tipo sumo de amora que se passou e como a faço para ela gelificar, será que eu fiz mal 1200 gr, amoras 2.4l de agua 900 gr de acucar 6 folhas de gelatina????

    ResponderEliminar
  13. Eu fiz geleia de amora ,ficou ótima, coloquei200 gostei de amora,cobri com água e deixei ferver,até ficar mole,usei o mix passar triturar,depois coloquei 1 xícara de açúcar e deixei ferver mexendo sempre para não grudar no fundo da panela,quando estava engrossando a calda,coloquei meio pacotinho de gelatina,o pó direto na panela , depois de dissolver deixei ferver mais um pouco e fui experimentando sempre com um pouquinho em um pires para esfriar para ver a consistência desejada,ficou ótima. A gelatina era da cor vermelha, Esqueci do suco de limão e não coloquei. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21:40

    Faço todos os anos geleia de amoras silvestres, coloco 1/3 do açúcar das amoras.uso limão ,casca de limão, canela em pau e maçã 🍏 com casca ralada. Ficam ótimas e conservam por 1 a 2 anos . Com um pouco de vinho do Porto tb fica muito boa.

    ResponderEliminar

Imprimir