Limoncello Caseiro

Já não falta tudo para o Natal, e aqui por casa já se começaram alguns preparativos.
Os cabazes deste ano começam a ganhar forma. As tradicionais compotas estão feitas, assim como a marmelada. Há já fitinhas, berloques e enfeites. Frascos e latas vazias, papel celofane e de embrulho. A maioria das prendas estão compradas e há imensas ideias de coisas a fazer para encher os cabazes.
E a sugestão que vos trago hoje é perfeita para todas as ocasiões, e este ano vai fazer também parte dos meus cabazes de natal. Um licor de limão – limoncello – que foi preparado com os limões que a prima Rosário me deu, e que vieram do limoeiro do tio Zé. Um limoeiro de que ele se orgulhava muito e que, mesmo depois da sua morte, é mantido com amor e carinho como se a vida do tio Zé se prolongasse através do limoeiro e em cada limão ainda houvesse um pouco dele.
Bom fim de semana!

Ingredientes:
(in “Gifts from the Kitchen” Annie Rigg, página 102)

6 limões
250g de açúcar
700ml de vodka (1 garrafa)

Preparação:

Lave bem os limões e retire-lhes a casca. Deve apenas retirar a parte amarela, deixando o branco. Depois, corte os limões ao meio e esprema-os. Reserve o sumo e a casca.
Leve ao lume uma panela com 100ml de água, junte as cascas de limão e o açúcar e leve ao lume brando até o açúcar dissolver. Assim que começar a ferver conte 15 minutos – com o lume muito brando – e acrescente depois o sumo de limão deixando ferver mais 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Coloque depois a vodka num frasco grande previamente esterilizado e junte depois a mistura anterior, com as cascas de limão incluídas. Feche o frasco e misture bem.
Guarde num local fresco e seco – como uma despensa – durante uma semana, agitando o frasco todos os dias.
Retire depois as cascas de limão e passe o licor por um filtro de café antes de o colocar em garrafinhas.
Decore depois as garrafinhas a gosto e coloque uma etiqueta bonita. Deve beber-se bem fresco.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo10:50

    Olá Joana,

    Diga-me, por favor, se este licor dá para fazer com aguardente.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delicia!
    Obrigada pela sugestão!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Uma ideia excelente! Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Adoro limoncello. Tenho sempre uma garrafa no congelador, o que não quer dizer que o beba em demasia. Acho que vou experimentar a receita caseira e talvez inclui-lo nas prendinhas de Natal. Obrigada! bjs

    Ana Teresa

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro limoncello! Esta é para fazer de certeza.
    Obrigado por partilhar estas receitas acredite que todos os dias em que visito este blog o meu dia melhora substancialmente. Tenho todos os seus livros e sempre que me sinto bloqueada, culinariamente falando, eles são uma inspiração para mim:) Obrigada por ter voltada a despertar em mim o bichinho da cozinha:)

    ResponderEliminar

Imprimir