Empadão de Arroz e Atum com Espinafres e Molho de Tomate

Não me recordo dos contornos exatos desta história, que se passou há alguns meses numa fila de supermercado, mas será mais ou menos como vos irei contar. À minha frente estavam duas senhoras não com mais de 45 anos. Falavam animadamente e relativamente alto acerca das dificuldades da vida. Segundo a conversa apercebi-me que estavam ambas sem trabalho, que tinham filhos menores em idade escolar e que viviam com algumas dificuldades. Falavam das contas para pagar, do que não podiam dar aos filhos, do que não podiam ter/fazer, e falavam no quanto gastavam em comida e como tudo estava caro. Olhei instintivamente para as suas compras: muitas coisas processadas e congeladas, batatas fritas e refrigerantes, umas bananas… lLembro-me de não ter visto nenhum legume fresco, nem carne ou peixe, nem mercearias como massa ou arroz. Tentei não fazer um juízo de valor, pois quem sou eu para o fazer. Sei que continuavam a falar de como era tudo não caro e que uma delas sai-se com algo como “….era o que mais me faltava fazer refeições de arroz com atum! Eu gosto de ver fartura na mesa. Posso não ter dinheiro até ao fim do mês, mas lá em casa até se benziam se lhes desse para jantar arroz com atum!”
Fiquei surpreendida com aquela afirmação. Qual o mal do arroz com atum? Uma refeição simples, barata, saborosa e nutritiva. Que custa muito, mas muito menos do que qualquer das coisas que iam naquele carrinho de compras, e que certamente seria mais saudável e nutritivo. Ninguém quer comer arroz com atum todos os dias…Mas e de vez em quando? Algum problema? Porque é que arroz com atum não pode ser sinal de fartura? Não enche barriga? Não tira a fome? Não alimenta? Não “puxa carroça”?
Ontem não sabia o que fazer para o jantar. Tinha arroz já feito no frigorífico, sobras do dia anterior. Tinha molho de tomate caseiro congelado. E tinha também espinafres no frigorífico.
Lembrei-me de fazer um arroz com atum melhorado. E lembrei-me desta história. Para alguns arroz com atum não serve. Cá em casa foi ontem o jantar.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 chávenas de sobras de arroz branco
150ml de molho de tomate caseiro
2 mãos cheias de espinafres
2 latas de atum em azeite
Pimenta q.b.

Preparação:

Leve um tachinho ao lume com o molho de tomate. Assim que começar a ferver junte os espinafres e o atum previamente escorrido e deixe ferver 2 minutos em lume brando. Tempere com um pouco de pimenta e coloque no fundo de um pirex. Cubra tudo com o arroz branco e leve ao forno para aquecer e tostar ligeiramente o arroz.
Sirva quente com uma salada.

Bom Apetite!

28 comentários :

  1. Sandra08:53

    Olá sigo o blogg à pouco tempo, mas as receitas e a introdução ás receitas têm me servido de inspiração ... E ao ver está em particular pensei que é uma pena que para alguns fartura seja sinónimo de más escolhas alimentares e esbanjar de dinheiro em coisas que ainda por cima são tão pouco saudáveis. Atum com arroz é maravilhoso, e se lhe juntarmos mais alguns ingredientes como os espinafres, cogumelos, o que a nossa imaginação ditar fica um prato completo, saudável e delicioso.
    Obrigado pelo blogg.
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Como diz ali a Sandra, podemos ainda adicionar outros ingredientes de que gostemos. Arroz e atum parece-me bem, então no forno melhor ainda ;)

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:28

    A pior pobreza é a do espírito...

    ResponderEliminar
  4. O comentário de 'arroz com atum não serve' é mesmo ilustrativo da nossa cultura: antes passar fome do que parecer pobre... enfim.
    por mim, venha o arroz com atum, ou o esparguete com atum, ou o feijão frade com atum ou o grão de bico com atum, que eu cá os espero :)

    ResponderEliminar
  5. Por cá, tanto enche a barriga um "atum com arroz" como uma boa posta de "cherne".
    E quem diz atum com arroz, pode dizer perfeitamente um arroz no forno com as sobras do frango assado ou, como ainda foi tb esta semana, um bife que tinha sobrado e se-lhe juntou umas salsichas, feijão encarnado ... todos gostaram!

    Tenho uma amiga que costuma dizer, mais vale 3 dias frango, que 3 dias fome!

    ResponderEliminar
  6. Nos dias em que a preguiça de cozinhar é ainda maior que o costume, faço arroz branco (quando não tenho já feito) e misturo depois uma lata de atum e uma lata de primavera de legumes (milho, cenoura e ervilhas). Super simples, delicioso, barato e bastante saudável! :)

    ResponderEliminar
  7. Enfim o povo português no seu melhor.
    Por acaso eu até gosto bastante de arroz de atum!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. São as mentalidades que estão em crise. Eu sou gerente de um supermercado bem conhecido (e docinho...), sei bem do que fala, pois assisto a cenas do género todos os dias. Posso dizer-lhe que são as pessoas com mais dificuldades que fazem as piores escolhas. Gostei bastante da sua refeição. Eu gosto imenso de atum. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do texto e identifiquei-me! Não como carne nem peixe, por isso sei que é possível comer mais barato sem gastar em porcarias como congelados. A minha filha come peixe de vez em quando e carne tb, mas há dias em que fazemos jantar só à base de cereais (arroz integral) e legumes e sopa. Ela cresce saudável como qualquer outra criança.

    ResponderEliminar
  10. Que maraviha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana!
    Em primeiro lugar muitos parabéns pelo Zé Maria. Sou mãe de três filhos e, de tudo o que faço, o que me dá mais gozo , dasafios e preocupações é ser mãe, mas adoro...
    De facto é difícil convencer as pessoas de que comer bem, a maior parte das vezes , é mais barato do que comer mal. Por deformação profissional estou ligada à Nutrição e deveriam ser efetuadas muito mais ações de educação alimentar que ensinassem as pessoas a comer saudavelmente. Tenho um blogue que não pretende ser um blogue de receitas mas de conselhos e dicas para uma alimentação saudável. Se tiver curiosidade, o endereço é este:
    http://maeoqueeojantar.blogspot.pt/
    Hoje mesmo publiquei um post sobre o fast-food cá de casa.
    Muitos parabéns pelos seus blogues e felicidades

    ResponderEliminar
  12. Adoro arroz de atum, e não sou capaz de comprar ou sequer comer comida processada. Antes um pão com manteiga!!! LOL, LOL.

    Bjs

    Rosa Vouga

    ResponderEliminar
  13. Ainda ontem foi o nosso jantar lá de casa e todos gostamos, faço algumas vezes para aproveitamento de arroz, ou então com sobras de frango de churrasco, juntam-se uns legumes, polvilha-se com queijo e já está. Ótima sugestão.

    Parabéns pelo blogue e pelo Zé Maria.

    ResponderEliminar
  14. Muito bom, adorei! Em minha casa somos fãs destas comidinhas simples e deliciosas, e do seu blog também. Beijinhos para a Joana e para o Zé Maria :)

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:58

    Olá.
    Descobri o seu blog e cá venho de vez em quando,e gosto muito :) parabéns !!!
    Com alguém já disse não ha maoir pobreza que a de espirito,e encontrou dois exemplos disso.... triste...
    E já agora e a propósito de arroz de atum,e se for "malandrinho" ainda melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Anónimo19:06

    Olá Joana,
    também já assisti a algo parecido e é triste pois as pessoas nem têm a noção do disparate que estão a dizer e a fazer. Que tenho pena que certos alimentos sejam mais raros à minha mesa, tenho (mais de 400 euros por mês a menos no orçamento, é complicado). Mas não é por isso que não faço refeições nutritivas e saborosas e que não ouço "Hum, que cheirinho bom!" das filhas. Dá trabalho a planificar ementas, fazer listas de compras, ir às compras e preparar as refeições. Mas é a pensar na saúde e no bem estar das pessoas que amo.
    Beijinhos e obrigada pela partilha.
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  17. Olá! Isso é o que chamo pessoas pobres de espírito! Aqui em casa adorámos atum, até a filhota de 3 anos, com arroz, em empadão,com massa, em sanduíches, saladas,em empanadinhas,paté, mas do de lata pois o fresco tá bastante caro, se calhar essas senhoras nem sabem o que é atum fresco senão não tinham falado assim e mesmo o de lata, já começa a ficar um pouco caro.Mas cá em casa todas as semanas sai um prato de atum e ficámos bem saciados e satisfeitos. às vezes as pessoas falam sem pensar, mas a maior parte das vezes quem muito fala muita pobreza esconde, se é que me faço entender! Viva o atum em conserva que é um produto tipicamente português e do qual só nos devemos orgulhar!Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Fogo, ainda hé gente q continua a surpreender-me pela negativa! Ñ somos ning pra julgar, tens razão, mas tb ñ se deve queixar quem, com pequenas alterações no seu dia-a-dia, poderia poupar mais algum e até fazer uma dieta mais saudável, tanto pra si como principalmente p crianças em idade escolar e em crescimento... Dps admiram-se de termos metade da população portuguesa a caminhar para a obesidade - tudo fruto de comerem mal e ñ me refiro a comerem pouco, é mesmo ñ saber comer e quem ensina isso são os pais, tenham lá paciência! Bjinhos pra ti, Joana e thanks pelo teu arroz com atum e outras receitas de aproveitamentos e recicladas - são bem aceites!

    ResponderEliminar
  19. Pois eu adoro um arrozinho com atum e molho de tomate, da receita que está no livro Feito em Casa :D Bem saboroso, saudável, prático e faz o gosto a todos que o comem! Bem melhor do que qualquer coisinha que ía nesses carrinhos, percebi! :)
    Hei-de experimentar esta nova receita também ;) Obrigada!!

    ResponderEliminar
  20. Gosto bastante do seu blog, gosto principalmente das introduções. Faço muitas as vezes o mesmo, de olhar para o carrinho das compras quando me apercebo de reclamações. A nossa vida está de facto muito difícil, temos mesmo que fazer alguns sacrifícios e tentar dar a volta às situações. É isto que me faz pensar melhor nas compras que faço e fazer mais coisas em casa. É preferível comer o atum, que é rei nesta página do que comer congelados. É melhor irmos a uma merceeira e comprar à medida a fruta e os legumes e não gastar em produtos que só enchem e não contribuem para uma vida mais saudável. É melhor fazermos os bolos em casa do que comprar nas pastelarias, etc. só que o que acontece é que esses produtos são muito mais baratos... isso sim é que triste.

    ResponderEliminar
  21. Que situação caricata! E depois ainda dizem que o dinheiro não chega até ao fim do mês. Se viessem comer cá à minha casa iam ter muitas vezes atum e arroz pois nós gostamos muito e faço com frequência. Adoro atum fresco, mas lá está, só o compro de vez em quando por causa do orçamento mas as latinhas de atum ao natural fazem muitas vezes parte da minha lista de compras semanal. O empadão tem bom aspecto, nunca o fiz com tomate mas hei-de experimentar. Emcontrei o seu blogue há pouco tempo, estou a gostar e já o adicionei à lista dos blogues que visito no meu blogue.
    Cps, Mizé

    ResponderEliminar
  22. Anónimo19:07

    A situação que conta é muito parecida com algumas que conheço, infelizmente. Mas também tenho uma situação caricata para contar. Estou desempregada faz dia 1 de junho 2 anos, tenho 2 filhos (4 anos e 8 meses) e há anos que faço contas á vida para ter as contas pagas e comida na mesa. Fui imensamente criticada por ter tido um segundo filho. Mas a verdade é que neste momento o único dinheiro que cá entra é o dos abonos dos meninos e o do marido.
    Um belo dia, andava eu a fazer as minhas compras com uma calculadora na mão para fazer contas aos frescos e tinha acabado de dizer ao meu marido, "peixe só podemos levar no máximo 1,5kg de carapau pequeno, caso contrário não temos dinheiro que chegue". Nisto olho para a minha frente e deparo-me com um cigano com 2 BACALHAUS DO MAIS CARO na mão.... É uma situação diferente da sua para mostrar uma ligeira diferença.

    ResponderEliminar
  23. arroz com atum,bom :)mas mnham e atum com batatinha cozida.um dos meus pratos mais apreciados!comida der pobre loll paraben pelo bebe,ja a leio faz mto tempo nos seus livros.que me tem dado boas dicas para as refeicoes beijinho www.ingredientes.pt

    ResponderEliminar
  24. Anónimo21:38

    o atum é muito rico em ómega 3, que tem muitos benefícios para a nossa saúde. Eu conheço pessoas que acham que o atum é comida de pobre, assim como a sopa. Já agora experimentem atum à júnior, também é uma maravilha

    ResponderEliminar
  25. Vinha mesmo à procura desta receita e identifiquei-me tanto... no outro dia entrei como tantas outras pessoas no supermercado às 20h em busca do jantar, coisa que raramente me acontece pois saio cedo. Passei pela peixaria e a opção foi 1 kilo de carapaus a 2 euros pois fritam-se enquanto se faz um arroz de tomate ou feijão e em 20 minutos tenho o jantar feito. Ao chegar à caixa ia na minha cabeça o facto de ir fazer fritos mas quando vi as pizzas as lasanhas e afins apercebi-me que prefiro mil vezes os meus fritos e as lasanhas demoram bem mais tempo no forno a fazer!

    ResponderEliminar
  26. E muito triste....fala se que antigamente se dividiam sardinhas por 7 pessoas ..
    A mim parece me que algumas não aprenderam nada.
    E isto só com a comida...
    Porque podemos cortar em muita coisa.
    Detergentes...gel de banho....trocar marcas por marcas brancas...etc

    ResponderEliminar
  27. E muito triste....fala se que antigamente se dividiam sardinhas por 7 pessoas ..
    A mim parece me que algumas não aprenderam nada.
    E isto só com a comida...
    Porque podemos cortar em muita coisa.
    Detergentes...gel de banho....trocar marcas por marcas brancas...etc

    ResponderEliminar
  28. Vou experimentar hoje o arroz com atum. Costumo fazer algumas vezes mas nunca juntei espinafres. Hoje vai com espinafres.
    Obrigado pela sugestão

    ResponderEliminar

Imprimir