Caixinhas de Fiambre com Ovo e Tomate Assado

Como já aqui disse muitas vezes, eu gosto muito de comer ovos ao pequeno almoço. De uma maneira geral, e para a maioria das pessoas, é um luxo reservado a ocasionais pequenos almoços de fim de semana ou quando se fica num hotel. Mas não há motivo para isso. Apesar de não ser uma grande fã de cozinhar no micro-ondas, há certas coisas que feitas desse modo se tornam muito mais rápidas, simples e passíveis de serem preparadas para um banal pequeno almoço durante a semana. É o caso da receita que vos trago hoje.
Outro motivo para o qual vos trago hoje esta sugestão, prende-se com vários pedidos que tenho recebido de publicar aqui sugestões de pequenos almoços com ovos que se enquadrem na “Dieta dos 31 dias”, da Drª Ágata Roquette, editado pela A Esfera dos Livros. (Sinto-me à vontade para aqui partilhar estas receitas porque também eu consegui perder quase 10 quilos com a ajuda desta dieta, antes de engravidar do Zé Maria e “inventei” muitas receitas que se enquadrassem nos alimentos permitidos.)
No entanto esta é uma receita para todos. Que pode ser preparada rapidamente em qualquer dia da semana.
Aqui fica a sugestão para este fim de semana, para um pequeno almoço ou brunch demorado.

Ingredientes para 1 pessoa

1 ovo
1 tomate não demasiado maduro
1 colher de sobremesa de queijo creme
1 fatia de fiambre (de peru ou frango se estiverem a fazer a dieta ou de porco)
Sal e pimenta q.b.
Oregão q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Numa forminha de plástico ou noutro recipiente pequeno que possa ir ao micro-ondas, coloque a fatia de fiambre de modo a forrar a forma. Abra então o ovo para dentro do fiambre e pique a gema do ovo com um garfo (se não picar a gema esta vai “explodir” dentro do micro-ondas”). Tempere depois o ovo com um pouco de sal e pimenta e leve ao micro-ondas, tapado com uma tampa daquelas próprias para a comida não salpicar o micro-ondas, na potência máxima durante 1 minuto. (Este é o tempo que demora no meu micro-ondas que tem uma potência máxima de 750W. O ideal é experimentarem no vosso primeiro com 30 segundos e avaliarem depois o tempo que necessitam até o ovo estar cozinhado.)
Retire do micro-ondas e reserve.
Entretanto corte o tomate ao meio e coloque-o num pratinho. Tempere com sal, pimenta, um fio de azeite e orégãos e leve também ao micro-ondas, tapado com uma tampa, na temperatura máxima durante 1 minuto.
Desenforme depois a caixinha de fiambre e ovo e coloque-o juntamente com o tomate.
Junte ao ovo o queijo-creme e tempere com um pouquinho mais de pimenta.
Sirva com uma fatia de pão (se comer) e com café, chá ou leite.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. É uma ótima sugestão e saudável!
    bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Que receita fabulosa e tão prática! Adoro ovos, mesmo sem ser nas refeições principais. A única altura em que comia ovos "fora de horas" era na Páscoa, com o bendito do ovo do Folar :D Fiquei muito satisfeita quando, ao ler o livro da Ágata Roquette, ela me "mandou" comer ovos ao pequeno-almoço ou ao meio da manhã hehe

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspeto muito apetitoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que bela ideia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Simples, rápido e prático. Ótima sugestão :)

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:38

    Acompanho o seu blog há muito tempo e tenho todos os seus livros! Já fiz imensas receitas - aliás, a minha ementa semanal é feita a partir dos seus livros - e também sou de Coimbra. Porque é que não publica um livro com receitas da dieta dos 31 dias? É que também fiz essa dieta, embora só tenha perdido 4 kilos - mas cometi alguns deslizes....- e adorava sugestões de receitas para toda a família mas adaptadas à minha dieta! Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá!!! Faço minhas as palavras do leitor anterior: fiz a deita, sou de Coimbra, tenho os seus livros e seria ótimo um livro com as suas propostas de refeições da Dieta 31 dias... que tal uma parceria cpm a Dra Ágata?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:55

    Andei a pensar nisto durante o dia e entretanto já alguém referiu algo parecido. Porque não partilha connosco as suas adaptações dessa proposta da Ágata Roquette? Era uma excelente ideia. Ou até quem sabe, ao propor essas receitas não se cria um grupo de "seguidores em dieta", era uma boa motivação:)
    Boa noite, muito obrigada pelo seu blogue e votos de um 2014 repleto de bons momentos (um miminho ao ZM)
    CrisM

    ResponderEliminar
  9. Solução fantástica e assim sempre comemos mais saudável.. :9

    beijinhos e bom fim de semana
    Mafalda

    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Tem muito bom aspecto, mas eu nunca na minha vida conseguia comer algo assim de manhã, eu enjoo muito e não é qualquer coisa que cá entra a essas horas. Mas é uma boa sugestão para quem pode claro! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  11. Ficou perfeito, fofo e saboroso! Muito bom! Rápido, simples, prático e muitooo gostoso !!!

    ResponderEliminar

Imprimir