Penne com Tomate Seco, Cogumelos e Rúcula



Na mesa ainda há as sobras dos doces de natal. E ainda está  vestida de festa com a toalha de natal dos azevinhos bordados a ponto cruz, o centro de mesa e as velinhas que ainda acendemos todas as noites.
O estômago está cansado de comidas festivas e uma canja de frango caseiro ou uma sopa de legumes quentinha, ou ainda uma chávena de chá à lareira, são agora os melhores amigos, enquanto ganhamos coragem para mais umas comidas festivas daqui a uns dias, na noite da passagem de ano. Depois disso, e apesar dos inúmeros aniversários que o mês de Janeiro nos trazem, é altura de retomar a alimentação equilibrada e ponderada. Agora não é altura de pensar em calorias, dietas, ou exageros alimentares. Em breve tudo voltará ao normal!
Apesar dos estômagos mais pesados, é sempre preciso ir fazendo o almoço ou o jantar. Aproveitando esta pequena pausa entre festas é dia de limpeza ao frigorífico. De acabar o frasco do tomate seco, os últimos cogumelos que vieram do cercadinho e um rostinho de rucula…. e juntar tudo com massa.  Uma sugestão pós festas!

Ingredientes para duas pessoas.

200g de massa penne ou outra massa curta
10 cogumelos frescos
3 tomates secos
1 colher de sopa de mostarda (tipo savora)
100ml de natas ligeiras
1 mão cheia de rucula selvagem
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Leve uma panela ao lume com água temperada de sal e, quando estiver a ferver junte a massa e deixe cozinhar até ficar al dente.
Entretanto lamine os cogumelos e leve-os a saltear numa frigideira com um pouco de azeite. Junte depois o tomate seco cortado em pedaços e envolva bem. Tempere com um pouco de sal e pimenta, junte as natas e a mostarda e deixe começar a fervilhar.
Assim que a massa esteja cozida envolva-a bem no molho e acrescente a rucula misturando tudo. (Se necessário acrescente um pouco da água da cozedura da massa para ajudar a soltar o molho.)
Sirva de imediato


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Não há nada que me faça mais água na boca do que um bom prato de massa!

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a mim também me parece bem para desenjoar dos "excessos" do natal!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Tenho uma dúvida sobre os cogumelos: devemos lavá-los antes de saltear?
    Já ouvi várias teorias e não consigo perceber qual delas está correta!

    Parabéns pelas maravilhosas receitas que tem por aqui :)

    Ana Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida,
      Teorias há muitas e em tudo.
      Eu lavo-os sempre, porque passar apenas um pano, como alguns alegam, continua a deixar os cogumelos com terra ou areias que ninguém gosta de encontrar no prato.
      um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Obrigada Susana.
    Ficou mesmo bom1
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Que feitiço maravilhoso e direto que trouxe de volta alegria e felicidade à minha vida depois que eu vi um post sobre como ele ajudou uma senhora chamada Rebecca, decidi contatá-lo para obter ajuda quando eu disse a isso que Deus enviou o homem DR. WEALTHY sobre como meu amante me deixou por 8 meses sem me ligar ou enviar mensagens de texto, quando eu compartilhei esta minha triste experiência com o DR. WEALTHY ele disse que tudo ficaria bem em 5 dias Eu pensei: tenho certeza que o que esse homem está dizendo é real, então eu decidi tentar, e o que mais me surpreendeu no começo, eu também estava pensando que ele não era real Eu ensinei que ele era como os outros que virão e adicionarão dor à dor das pessoas sem saber que há sentimentos, mas para fazer de você um tolo, mas este grande homem DR. WEALTHY nunca é como se o seu fosse para o bem e faria as pessoas serem felizes com quem amam, Estou tão feliz, Mesmo antes dos 3 dias acabei de receber um telefonema de um homem que me deixou há 8 meses dizendo que sente muito e que ele me quer de volta à sua vida fiquei tão feliz, ele me convidou para um jantar que eu quis dizer ele lá e nós dois conversamos e ele disse que quer provar que nunca me deixaria por qualquer outra senhora que ele me contratou e também me fez ter acesso a toda a sua conta estou muito feliz tudo graças a este grande homem DR. WEALTHY um homem que trouxe de volta alegria a minha vida, Por favor, amigos que precisam de ajuda, eu aconselharia e juro que o Dr. DR. WEALTHY é o homem certo e não aqueles falsos que estão online para ganhar dinheiro e não para ajudar aqui é o DR. E-mail privado de WEALTHY. wealthylovespell@gmail.com número do WhatsApp +2348105150446.

    ResponderEliminar

Imprimir