Torta de Laranja e Coco


Calculo que não exista quem não goste de cozinhar e da minha “geração” que não se sinta fascinado pelas receitas das teleculinárias do chefe Silva. Ainda hoje, gosto de as folhear e descobrir receitas ainda tão actuais, apesar das fotos com quase 40 anos. E depois há sempre as receitas clássicas do chefe Silva que, embora possamos fazer outras versões, a versão dele é sempre a melhor que já comemos. E nesse campo lembro-me do salame de chocolate, do bolo Moka e da torta de laranja.
Esta torta de laranja e coco é também uma receita do chefe Silva, e não sei precisar muito bem se veio das páginas da teleculinária de de alguns do programas onde cozinhava (e que eu seguia religiosamente!). A receita existe em casa da minha mãe escrevinhada num papel, pela letra da madrinha da minha irmã, mas com a indicação de que é uma receita do chefe Silva.
Sei que durante anos nunca faltou em nenhuma mesa de festa de aniversário até que, com a chegada de outras receitas e de outros paladares estava quase esquecida.
No aniversário do Miguel esteve de regresso à mesa para receber os elogios que tanto merece e nos fazer lembrar de alguém que, eu pessoalmente, acho que fez muito pela cozinha das “donas de casa” portuguesas - o Chefe Silva (e o seu alto chapéu de cozinheiro!)





Lembram-se do Passatempo do Chef em Família da HotPoint? Pois a vencedora “apadrinhada” aqui pelo blogue As minhas receitas foi a Helena Pereira e os seus Gnocci de Abóbora e Limão. Parabéns à Helena!

O passatempo da Fermipan e da Imperial também continuam por aqui! Já há muitas participações mas continuem a enviar as vossas receitas!


Ingredientes:
(receita do Chefe Silva)

8 ovos
1 1/2 chávena de açúcar (chávena de chá com cerca de 220ml de capacidade)
1 colher de sopa rasa de amido de milho (Maizena)
60g de manteiga derretida
50g de coco ralado
raspa e sumo de uma laranja

Preparação:

Numa taça misture o açúcar com o coco ralado, a maizena e a raspa de laranja e mexa para que não fiquem grumos. À parte bata os ovos, acrescente o sumo da laranja e junte ao preparado anterior misturando bem. Por fim acrescente a manteiga previamente derretida.
Unte um tabuleiro grande com manteiga e forre-o depois com papel vegetal untando-o também e verta aí a mistura da torta. Leve depois a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante 10, 15 minutos. Não deixe a torta cozer demasiado, pois queremos uma consistência final húmida.
Assim que esteja cozida, retire-a do forno e desenforme para um pano de cozinha limpo e polvilhado com açúcar. Com a ajuda do pano enrole a torta cuidadosamente e deixe-a arrefecer completamente dentro do pano antes de a desenformar e colocar no prato de servir.
Decore a gosto.


Bom Apetite!

12 comentários :

  1. O meu querido chefe Silva, nunca falha! Sou capaz de ter essa receita algures nos milhões de teleculinárias antigas que lá tenho, mas vou levá-la comigo para experimentar! São dois ingredientes que adoro em conjunto! Obrigada Joana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,

      Eu também sou uma fã incondicional do Chefe Silva.
      A receita vale mesmo a pena recriar. É daquelas que todos gostam.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo10:36

    O Chefe Silva foi uma companhia assídua em casa, fosse nos programas de televisão (que via nas férias da escola) e em algumas Teleculinárias que a minha mãe tinha em casa (poucas, porque já nessa altura as revistas eram caríssimas). As poucos, estou a reconstruir a colecção das Teleculinárias, com volumes comprados em alfarrabistas (só faltam cerca de 3 ou 4). Gosto de as folhear, e são um bom exercício de culinária desde contornar o problema da falta do bacalhau no início dos anos 80 como a introdução à comida de outras paragens (chinesa, dinamarquesa, etc), e a introdução de refeições ligeiras no dia a dia (saladas, quiches, etc) tão comuns hoje em dia, sem esquecer a comida tradicional portuguesa. E continuam sempre actuais! Quanto à receita, é sempre especial recuperar uma que sempre fez parte das festas de família, trazendo boas memórias. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      É isso mesmo que eu também acho! Apesar de terem quase 40 anos essas teleculinárias continuam com receitas actuais e que fazem sentido nos nossos dias! Também eu as folheio vezes sem conta de cada vez que vou a casa dos meus pais.
      Um grande beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada Viagem Doce Viagem.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Essa torta fica bem em qualquer mesa de festa :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,

      É que tens mesmo toda a razão!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo11:55

    ai que perdição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinha,
      É que é quase impossível comer só uma fatia.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Que medida deve ter o tabuleiro? :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniela,

      Se não tiver um tabuleiro próprio, pode fazer no tabuleiro do forno.
      De qualquer maneira costumo usar um com cerca de 35x30 cm.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir