Carpaccio de Ananás com Açúcar de Manjericão e Lima


Espero que todos tenham tido uma Santa Páscoa e, para quem teve oportunidade, umas boas férias.
Apesar de esta ser uma altura de bolos, chocolate e sobremesas, começo esta semana com uma sugestão também ela doce, mas ideal para qualquer mesa.
Eu não sou grande apreciadora de salada de frutas. Primeiro porque sou muito esquisita nas frutas que devem fazer parte de uma salada. Um grande não para a pêra, maçã ou banana, que têm uma textura diferente das outras frutas, além de oxidarem com facilidade. Depois porque não gosto de usar fruta em calda, nem a calda dessas frutas na salada de fruta. Esquisitices à parte, só no verão, com grande variedades de frutas é que ocasionalmente faça uma salada de frutas, que enriqueço com sumo de laranja natural e umas folhinhas de hortelã. Fora isso, e quando numa festa ou jantar quero colocar fruta na mesa, opto por apenas uma ou duas variedades, normalmente laminadas, ou uma grande taça de morangos, uvas, ameixas… quando é a época de cada um deles.
Uma das variações que tenho feito, e que recolhe quase tantos elogios como todas as outras sobremesas que faço, é este “carpaccio” de ananás complementado com açúcar de manjericão e lima (que também pode ser hortelã e lima). A vantagem é que pode ser facilmente preparado em qualquer altura do ano, pois encontramos abacaxi em qualquer altura do ano. (O ananás do Açores é delicioso por si só e mal empregue para usar nesta receita - na minha opinião!)
Para esta receita basta ter uma boa mandolina, que nos permita cortar o ananás/abacaxi em fatias o mais fitinhas possíveis, quase transparentes. E eu, que não sou  fundamentalista com a maioria dos equipamentos de cozinha, acho que há alguns em que vale a pena investir. Nesta receita uso dois deles, que valem cada cêntimo investido, e que são utensílios que duram uma vida e que ainda os podemos deixar em testamento… Falo da mandolina Borner (https://www.facebook.com/pages/Borner-cortador-de-legumes/294791543904177), que é realmente excelente, e tem imensas funcionalidades, desde cortar em várias grossuras, cortar em palitos e em palha, fazer feitios… Desde que me deram a conhecer que fiquei realmente fã. Foi na verdade uma oferta que tem feito a diferença nos cozinhados cá de casa. 


Outro utensílio que adoro - e não há workshop em que não o leve atrás, porque não há nenhum outro que se compare - são os meus raladores Microplane. Depois de anos farta de tentar raspar casca de limão ou de laranja que não ficasse metade agarrada aos raladores comprei finalmente os Microplane. Acontece que nunca mais tive esse problema, além de ralar também na perfeição alho, gengibre, chocolate para decorar bolos e sobremesas, queijo para os risotos e quiches… Para quem me está sempre a perguntar quais são os meus utensílios de cozinha favoritos, estes entram no top, lado a lado com outros do IKEA, como o espremedor de citrinos, a vara de arames pequena para molhos, ou os copos medidores…
Como em tudo, há coisas em que vale a pena investir algum dinheiro e outras que custam menos e 1 euro e são perfeitas na mesma.
Conversa de utensílios e saladas de fruta à parte, segue a receita do dia!

Ingredientes:

1 abacaxi maduro
100g de açúcar
2 limas
1 pernada de manjericão fresco (também podem usar hortelã)

Preparação:

Descasque o ananás e corte-o ao meio ou em quartos, consoante o tamanho. Com a ajuda de uma mandolina, corte-o em fatias o mais finas possíveis, de modo a que fiquem fatias transparentes, e disponha-as num prato de servir. (Como as fatias são cortadas muito fitinhas, não costumo retirar o centro do abacaxi, mas poderá fazê-lo se preferir).
Num almofariz coloque o açúcar e as folhas de manjericão. Esmague tudo até ficar com um açúcar verde. Acrescente depois a raspa das limas, envolvendo bem.
Polvilhe esta mistura sobre o abacaxi e deixe assim no mínimo uma hora antes de servir. Vai-se formar uma calda aromática que complementa na perfeição o abacaxi.
Decore com um pouco mais de raspa de lima antes de servir.


Bom Apetite! 

15 comentários :

  1. Olá Joana,

    Onde comprou o(s) seu(s) microplane? Já há bastante tempo que ando à procura, mas não consigo encontrar... =/

    Sónia Curado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia,

      O meu microplane mandei vir através da amazon. No entanto encontra à venda em algumas lojas de artigos para casa/lar, bem como no El corte inglês.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo10:02

    Uma ideia simples mas cheia de cheia de sabor. Bem, quanto aos utensílios... já tinha visto esta mandolina na casa da sogra da minha irmã com a qual corta as couves para o caldo verde (com muitos anos em cima) e tinha visto numa demonstração numa das feiras da FIL (junto da zona dos "comes"). Quanto ao ralador não o encontro à venda nas casas tipo Pollux/César Castro, mas tenho um parecido, e que tem dado conta do recado (achei-o um pouco caro para aquilo a que estou habituada, mas foi um bom investimento). A mandolina que tenho é básica e tem dado conta do recado, mas irei ver a outra quando tiver disponibilidade financeira para tal. Um bom início de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Confesso que o preço dos microplanes não é nada simpático, mas nunca tive nada que ralasse assim, e desde a primeira utilização que fiquei a achar que valem cada cêntimo que custam.
      O mesmo com a mandolina. Eu até tinha uma bastante satisfatória, mas esta enche-me as medidas culinárias! Claro que às vezes os orçamentos não dão para tudo....
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Que sugestão deliciosa, para desenjoar das outras sobremesas mais 'pesadas' :) Ontem fiz o teu cheesecake de requeijão com doce de abóbora e estava muito bom, todos gostaram :) Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,
      Tenho um amigo que é doido por esse cheesecake. Já não o faço há algum tempo, mas repetir receitas não é o meu forte.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Que engraçado, ontem foi uma das sobremesas... fiz com hortelã. Quem comeu, gostou. Beijinhos Joana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria José,

      É uma receitas simples opima para variar de outras coisas mais doces. Faço imensas vezes!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo20:06

    Olá Joana,
    E eu que julgava que o problema de ralar a casca dos citrins era azelhisse minha....
    Pelos vistos há bons e maus raladores...
    Já tinha visto a demonstração da mandolina da Borner e comprei, gosto muito.
    A fruta é sempre bom para não enjoar dos doces.... que bela receita e acima de tudo.... simples!
    No próximo almoço cá em casa vou fazer...
    Obrigada pela partilha!
    bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa C.!
      Eu pensava o mesmo até investir no microplane. O problema é mesmo a qualidade dos raladores.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Anónimo15:35

    Tem um aspeto maravilhoso!
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cris.
      É bonita e muito saborosa.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Obrigada Susana.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Anónimo13:54

    Boa tarde Joana,
    Estava mesmo a pensar em comprar uma mandolina mas tinha algumas dúvidas quanto à escolha.
    Em relação a esta , gostaria de lhe perguntar qual das versões tem, V1,V3 ou V5 e se acha que compensa comprar a saladeira e os outros acessórios.
    Muito obrigada desde já pela sua resposta.
    Um abraço,
    Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa,

      A versão que eu tenho é a V3 e tenho quase todos os acessórios. Depende muito do uso que lhe quer dar, mas a saladeira acho quase essencial, porque a mandolina encaixa e torna ainda mais fácil a sua utilização.
      Quanto aos acessórios é uma questão de saber até que ponto os utilizará ou não.

      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir