Papas de Aveia com Cacau e Mel (receita também em video)


Chega o tempo mais frios e os pequenos almoços querem-se mais reconfortantes.
Ainda que eu adore ovos ao pequeno almoço, e abacate e combinações que a maioria das pessoas possa achar estranha, principalmente para um pequeno almoço, há dias que que nada me sabe melhor do que umas boas papas de aveia.
Aqui por casa já tenho seguidores. Desde que os dias começaram a ficar mais pequenos e mais frios, o Zé Maria me pede papa de aveia quase todos os dias para o pequeno almoço. As preferidas dele são feitas apenas com leite e um pouco de canela e raspa de limão. Por vezes quer simples, outras vezes com banana esmagada ou em rodelas, ou com puré de maça ou pêra cozida, ou ainda, se não houver puré de fruta ou bananas, uma maçã ralada misturada.
Já eu, apesar de gostar da versão simples, confesso que estas, com um bom cacau e um toque de mel fazem as minhas delícias nos dias em que preciso de um pequeno almoço doce e reconfortante.
Seja qual for a versão que façam, o método é simples e sempre o mesmo. O maravilhoso das papas de aveia, é que podem sempre variar nos sabores, nas combinações de fruta, com mel ou xarope de bordo (maple syrup), com leite de vaca ou leites vegetais (experimentem com leite de amêndoa, ficam muito boas!), com ou sem sementes, com fruta fresca, desidratada ou frutos secos. Um sem número de possibilidades.


Quanto aos workshops, não se esqueçam.  
Dia 26 de Novembro vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.

Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.



Ingredientes para 2 pessoas:

50gr de flocos de aveia finos
100 ml de leite (de vaca ou leites vegetais)
1 colher de sobremesa de cacau cru em pó
2 colheres de sopa de mel

Preparação:

Leve os flocos de aveia e o leite ao lume num tacho. Quando começar a ferver reduza para o mínimo, acrescente o cacau e vá mexendo durante cerca de 5 minutos. Quanto mais mexer mais cremosas vão ficar as papas de aveia. Se necessário junte um pouco mais de leite de modo a ter umas papas mais líquidas ou mais secas.
Quando a aveia estiver cozida, junte o mel e misture bem. 
Sirva de imediato com mais um toque de mel.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo09:23

    As papas de aveia são um clássico que nunca passa de moda, e se "passa" é sempre revisitado com a junção de alguns ingredientes para quebrar a monotonia.
    Uma versão para experimentar brevemente.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho usado uma colher de sobremesa de alfarroba. Sabe mesmo a chocolate :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei e fiquei curiosa com o sabor!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Estamos em sintonia, Joana: quando o tempo começa a arrefecer, também faço mais vezes papas de aveia para o pequeno-almoço! Com leite de amêndoa fica realmente muito bom, é a minha forma favorita de as comer. Mas também gosto muito com canela, com cacau, ou com alfarroba. Delicioso!

    ResponderEliminar
  5. Parece delicioso!!!!!! Qual a marca de cacau que costumas usar????

    ResponderEliminar
  6. Receita que faço e gosto muito :)

    ResponderEliminar

Imprimir