Bolo de Chocolate, Beterraba e Azeite


Tento encarar as coisas sempre pela positiva. De ver sempre o copo meio cheio. De ser optimista. De esperar pelas coisas boas. De acreditar na bonança depois da tempestade. De ver o lado bom das pessoas. De arranjar desculpas para atitudes que considero menos corretas. De pensar que algo de bom nasce de coisas mais negativas. De pensar que melhores dias virão. Que mais vale tarde do que nunca. Que vamos sempre a tempo de corrigir coisas más. Que as coisas não são feitas por mal. 
Tudo isto porque não gosto de palavras negativas. De dias cinzentos, de palavras meias ditas, de atitudes escondidas, de jogos de sentimentos. Principalmente porque gosto de sentir que as coisas, as pessoas, as relações, as atitudes, os gestos e as palavras valem a pena. E depois há alturas - e dias, e coisas cá minhas - que me fazem pensar que, provavelmente, não vale a pena. Não vale a pena querer que esteja tudo sempre bem. Não vale a pena esperar dos outros aquilo que lhes estamos a dar. Não vale a pena estar sempre atento e disposto. Não vale a pena achar que merecemos. Não vale a pena fazermos tudo bem ou tão bem quanto sabemos e podemos, porque isso só assim não quer dizer nada.
E há alturas em que simplesmente não me apetece procurar os lados positivos, e felizes e optimistas das coisas, da vida e dos outros. E quero apenas as coisas simples, francas e sinceras. Sem complicações. (Como este bolo!)

Entretanto há mais um workshop no Porto!  Dia 6 de Maio, pelas 10h vou estar nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, no Porto, para mais um workshop: "Receitas de Verão, Rápidas e Económicas para Impressionar". Para inscrições e mais informações em info@workshops-popup.com

Ingredientes:
(in “The Green Kitchen” - página 210)

150ml de azeite virgem extra
120ml de mel
50g de chocolate negro com 75% cacau
250g de beterraba crua ralada
3 ovos
200g de farinha de espelta
2 colheres de chá de fermento em pó
5 colheres de sopa de cacau cru em pó

Preparação:

Num tacho pequeno aqueça o azeite em lume muito baixo e sem o deixar aquecer em demasia. Junte o mel, e o chocolate e mexa até que o chocolate esteja derretido. Retire do lume e acrescente a beterraba, os ovos batidos e misture bem. Reserve.
Numa taça coloque a farinha, o fermento, o cacau em pó e misture bem, incorporando depois a mistura de azeite, chocolate e beterraba.
Unte uma forma com buraco com cerca de 20cm de diâmetro com um pouco de azeite e polvilhe com farinha removendo o excesso. Coloque a mistura na forma e leve a forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 a 30 minutos. (Atenção para que o bolo não fique demasiado cozido)
Deixe arrefecer  15 minutos antes de desenformar o bolo.


Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Anónimo09:50

    Aqui está uma bela introdução para o fim de semana!
    Este bolo ficou com uma cor bastante bonita, e é ligeiramente diferente dos outros bolos de beterraba e chocolate. Nunca são demais receitas de bolos com o mesmo tema (maçã, laranja, chocolate, beterraba e chocolate, etc), pois cada receita é diferente entre si (ex. bolo de laranja, tenho 3 receitas -diferentes entre si em termos de textura - que adoro e que faço consoante o apetite: texturas "tipo pão de ló" seco ou mais húmido, ou "tipo bolo inglês" com laranja cristalizada e licor de laranja).
    Curiosamente, quando colocou a fotografia do bolo no FB, fiz um bolo de iogurte com beterraba (usei uma pequenina), cacau, mel (a lembrar uma combinação que usei numas bolachas de beterraba). Normalmente, faço os
    os bolos de iogurte com azeite, mas também uso óleo de girassol/milho. Ficou bastante leve e com um sabor suave.
    Revejo-me nesta introdução. Tento sempre ver as coisas pelo lado positivo, mas há alturas em que não dá! "Vivendo e aprendendo" e aceitar as coisas como elas são, com ou sem lado positivo.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sara,

      Os bolos, mesmo com ingredientes semelhantes, nunca são bem iguais..
      Eu também gosto tanto de ver lados positivos... O problema são os dias em que estamos "com os azeites" e não vemos o lado mais cor de rosa! São os dias em que nós é que somos o problema.... :)
      Um beijinho e bom fim de semana.

      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo11:30

    "Não vale a pena esperar dos outros aquilo que lhes estamos a dar". O problema é quando se faz o bem à espera de receber aquilo que se julga merecer de retorno. Não fazer o bem desinteressadamente. Normalmente dá desilusão. Acontece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão caro anónimo.... Não devemos mesmo fazer "bem" e esperar retorno. Mas somos humanos, e mesmo quando o fazemos sem interesse, gostamos de os ver, pelo menos, felizes. Eram mais nesse sentido, as minhas palavras!
      Bom fim de semana!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Anónimo11:44

    Gostei muito do bolo!

    (talvez faça falta mudar um pouco de atitude... os seus posts no FB por vezes são um pouco "agressivos", amargos...)
    bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bolo fica delicioso e é uma combinação que à partida pode parecer estranha... Quanto a mudar de atitude... bem, como todas as pessoas, tenho os meus dias. Uns que estou mais bem disposta e simpática e outros em que estou mais agressiva, amarga, respondona... E parece-me natural que o blogue e o facebook sejam um reflexo também disso. Acho natural ser uma forma de desabafo, tal como este post de hoje e muitos outros...
      Mas o meu desabafo não tem a ver com mudanças de atitudes, mas em dias em que nos sentimos efetivamente mais melancólicos. Faz parte. São dias caro anónimo... são dias!
      Bom fim de semana.
      Um beijinho,

      Joana

      PS: E eu quando estou aborrecida com alguma coisa sou realmente bruta e um bocadinho agressiva e tenho de dizer o que me incomoda.. Deito tudo cá para fora! É um dos meus muitos defeitos! Ninguém é só bonzinho e simpático....

      Eliminar
    2. Anónimo13:20

      Mas lá está esta gente a misturar coisas. Eu acho que no facebook dela a Joana pode dizer o que quiser. Quem gosta, gosta. Quem não gosta vai para outra freguesia. Mas porque raio é que as pessoas se acham sempre superiores às outras? A anónima não me diga que nunca foi sarcástica? Nunca esteve mal disposta? Nunca respondeu mal a ninguém? Nunca fez um desabafo de cabeça quente?
      Enquanto não assumirmos que somos todos imperfeitos e cheios de esquinas para aprimorar, nunca vamos chegar a lado nenhum... É que a mim fazem-me confusão as pessoas que não percebem que quem está atrás de um blogue, de um écran de televisão, de uma revista cor de rosa, tem tantos defeitos e qualidades como qualquer outra pessoa.
      Joana, todos nós temos dias e alturas assim. Percebo o seu desabafo. Se for como eu, daqui a uns dias já nem se lembra.

      Beijinho.*
      Ana P.

      Eliminar
  4. Verdade! Não podemos deixar-nos contagiar pelas pessoas menos boas e pelas coisas menos boas q dizem! Já fiz um bolo assim parecido, mas sem o azeite... Hei de experimentar este :) Bjinhos e bom fds.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tem tanto a ver com pessoas menos boas. Tem é a ver com dias nossos menos bons...
      E tens mesmo de experimentar, fica muito bom!
      Um beijinho,

      Joana

      Eliminar
  5. "And now for something completely different" =)
    O bolo sabe a beterraba? Ou seja, eu adoro chocolate mas não gosto propriamente de beterraba,mas estava com vontade de experimentar porque às vezes em bolos o sabor dos vegetais fica diferente...o sabor desta nota-se muito no bolo? Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana! Quando faço bolos de cacau ficam de um castanho tão deslavado, que não percebo. Haverá forma que eles fiquem com aquela cor rica e bonita do cacau?

    ResponderEliminar
  7. Joana acho está combinação fantástica! Adoro! Vou experimentar no fim de semana. Acha que posso utilizar a beterraba cozida embalada em vácuo? É que tenho uma embalagem em casa e assim dava lhe uso. Obrigada. Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Filipa e Monika22:00

    olá boa noite! gostei muito do seu blog acho que tem receitas optimas e vejo que já se encontra bem desenvolvido.
    Eu juntamente com uma amiga decidi iniciar um blog e gostaria de saber se poderia ajudar-nos na divulgação e visitá-lo deixando lá a sua opinião.
    deixo-lhe aqui o link caso nos possa ajudar e caso as suas seguidoras também queiram dar uma espreitadela http://amigasemcimadoacontecimento.blogs.sapo.pt/
    Obrigada e continue o bom trabalho : )

    ResponderEliminar
  9. Tenho que ganhar coragem para usar beterraba com chocolate.. só a Joana para me levar a fazê-lo e convencer-me! ;)
    Depois digo como correu! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir