Kefir e Queijo de Kefir (receita também em video)


Depois de me terem feito uma doação de kefir, e de ter lido muito acerca dos seus efeitos benéficos para a saúde, comecei a fazer leite/iogurte de kefir com regularidade, segundo a receita abaixo. Cá em casa o Zé Maria e eu,gostamos bastante de batido com fruta e leite/iogurte de kefir - mas não gostamos simples porque é um bocadinho ácido. Depois descobri que se podia fazer um "iogurte" de kefir mais espesso ou queijo creme, e comecei a fazer bastantes experiências... Como vou sempre fazendo, passei a usar o leite/iogurte de kefir para os batidos e faço queijo creme de kefir que uso simples em todas as receitas que normalmente usaria queijo creme ou mascarpone, e uso também o kefir na sua forma normal de leite/iogurte para os batidos.
Como há sempre quem me pergunte como faço, desta vez um video a explicar todos estes passos. Como fazer o iogurte/leite de kefir, e também como fazer o queijo-creme (iogurte espesso), que podem utilizar simples ou temperar, como também explico na receita e servir como um dip.
Qualquer dúvida, deixem na caixa de comentários, que tentarei responder logo que possível.



Ingredientes:

2 colheres de sopa de grãos de kefir (poderá arranjar grão de kefir através de grupos de doação no facebook)
1 litro de leite do dia ou leite biológico

limão q.b.
sal e pimenta q.b.
ervas aromáticas a gosto q.b.
alho q.b.

Preparação:

(Nesta preparação, apesar de tentar explicar da melhor maneira possível, o video apresentado é bastante esclarecedor de todos os passos)

Num frasco de boca larga limpo e esterilizado, coloque os grão de kefir e junte o leite (Atenção que não deve tocar nos grão de kefir com utensílios metálicos). Tape depois com frasco com uma gase ou uma folha de papel de cozinha e prenda com um elástico. Guarde entre 24 a 48 horas - depende da temperatura ambiente e da época do ano - num local escuro, como uma despensa ou armário. Neste período de tempo, o kefir, que é uma espécie de fungo, vai coalhar o leite e torná-lo espesso. O produto final é uma espécie de iogurte natural, mas um pouco mais líquido e com um sabor um pouco mais ácido.
Ao fim das 24 a 48 horas, deverá estar um soro no fundo do frasco, e leite deverá estar “kefirado”, com um aspeto coalhado.
Coe depois a mistura, de modo a separar os grão de kefir do leite #kefirado” ou iogurte de kefir. Neste ponto, o leite/iogurte de kefir está pronto, e com os grãos deverá repetir todo o processo inicial. O leite/iogurte de kefir deverá ser guardado num frasco limpo com tampa no frigorifico, e poderá depois ser usado em batidos com fruta, ou comido como um iogurte natural, com granola e/ou fruta. (Pessoalmente não gosto muito do kefir ao natural, sendo que a maneira preferida de o prepararmos cá em casa - e que o Zé Maria também gosta bastante, é batido com fruta e canela.)

Para fazer queijo creme de kefir, deverá pegar no leite/iogurte de kefir que acabou de coar para separar os grão de kefir, e voltar a colocar num coador forrado com gase ou papel de cozinha, com uma taça por baixo. Coloque no frigorífico e deixe a coar cerca de 48 horas. Ao fim desse tempo terá um soro límpido na taça, (que poderá usar para fazer pão, bolos, scones ou até para beber) e no coador terá uma espécie de iogurte/queijo creme.
Cuidadosamente retire esse “quejo creme” e coloque-o numa taça. Poderá usar como iogurte grego espesso, ou queijo creme, em receitas de sobremesas e cheesecakes, como utilizaria qualquer outro queijo creme, iogurte ou mascarpone, ou poderá transformá-lo num dip para barrar tostinhas.
Para isso basta temperar a gosto o “queijo creme” de kefir com raspa de limão, alho ralado, sal e pimenta e ervas aromáticas picadas a gosto. Misture bem e está pronto a servir.


Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Anónimo11:05

    Estava curiosa com o kefir e seus derivados.
    Quando era pequena, deram à minha mãe uma espécie de "planta" do leite, que o fermentava. Só sei que não durou muito, pois ninguém gostou muito na altura.
    Tenho que ver como isto se processa, e ver se corre melhor do que a experiência com a massa mãe do pão.
    Sei que o soro do leite e mesmo aquele que vem com o queijo mozarella, dá para usar em batidos e para iniciar a massa mãe (já vi receitas a iniciar com sumo de fruta).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Nem de propósito! Deram-me uns grãos de kefir mas, cá em casa, também não gostamos do sabor ao natural. Esta receita é muito bem vinda para variar do kefir com fruta. Em relação aos bolos e afins, atenção que o iogurte de kefir perde as propriedades benéficas se for aquecido.

    ResponderEliminar
  3. Já à muito tempo que não bebo iogurte kefir.
    Belo queijinho.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/07/asas-de-frango-picantes.html

    ResponderEliminar
  4. Uma pequena informação adicional: O "Kefir" é uma colónia de bactérias (lactobacilos) e leveduras que vivem de forma simbiótica, numa estrutura macroscópica a que se chamam "grãos". Mais info em https://pt.wikipedia.org/wiki/Kefir (Português) http://www.culturesforhealth.com/learn/milk-kefir/milk-kefir-grains-composition-bacteria-yeast/ (Inglês)

    ResponderEliminar
  5. Olá, tenho uma dúvida... tem sempre de se juntar leite ou pode juntar-se algum leite vegetal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O kefir se alimenta de lactose. O que vc pode fazer é misturar o leite animal(vaca, búfala, cabra...) com o vegetal(côco, amêndoa, castanha, nozes...). Bjsss...

      Eliminar
    2. Não precisa de juntar leite animal pode juntar uma mistura de leite vegetal QQ e de leite de soja.

      Eliminar
    3. Existe algum tipo lactose no "leite vegetal QQ e de leite de soja"???
      O kefir de leite, como bem referiu a Isabele Gondim, alimenta-se de lactose, que transforma em lactase. Na sua produção não podem ser usados produtos sem lactose...

      Eliminar
    4. Aires, o kefir de leite alimenta-se de lactose, que transforma em lactase. Na sua produção não podem ser usados produtos sem lactose...

      Eliminar
  6. Não tem de juntar leite pode juntar só um bebida vegetal que tenha soja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O kefir de leite, como bem referiu a Isabele Gondim, alimenta-se de lactose, que transforma em lactase. Na sua produção não podem ser usados produtos sem lactose...

      Eliminar
  7. Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

    o site é esse se interessar para alguém:

    https://kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    https://kefirdeagua.com.br

    ResponderEliminar

Imprimir