Salada de Atum, Batata, Feijão Verde e Rúcula


Mais uma semana que começa. Cada vez mais pessoas em férias ou prestes a ir de férias. Os dias a ficarem novamente mais quentes e as ementas a ficarem mais leves. 
No cabaz semanal de fruta e legumes havia tomates deliciosos e feijão verde tenrinho. E uma cesta de batatas novas que me ofereceram.
Foi simples de decidir o jantar, juntando mais duas ou três coisinhas que havia em casa - como o outro “fiel amigo”, o atum de lata - e um molho simples de mostarda, azeite e limão.
E assim, uma taça muito colorida e composta foi o nosso jantar!

Ingredientes para 3 ou 4 pessoas:

3 latas de atum em azeite
4 batatas médias
350g de feijão verde
2 mãos cheias de rúcula selvagem
3 ovos
1/2 tomate coração de boi
10 tomates cereja
15 azeitonas descaroçadas

Molho:
1 colher de chá de mostarda de grão à Antiga
1 colher de chá se sumo de limão
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Lave e descasque as batatas. Corte-as em gomos e leve-as a cozer em água temperada de sal, juntamente com os ovos.
Entretanto prepare o feijão verde cortando as pontas, retirando o fio (caso tenha) e cortando-o ao meio no sentido do comprimento. 
Quando a água onde cozem as batatas e os ovos levantar fervura, acrescente o feijão verde. Quando tudo estiver cozido retire, escorra e deixe arrefecer.
No fundo de uma taça larga coloque a rúcula.  Acrescente o tomate coração de boi partido em cubinhos, os tomates cereja cortados ao meio ou em quartos, as azeitonas também cortadas ao meio e o atum previamente escorrido.
Junte depois as batatas, o feijão verde já arrefecidos e os ovos descascados e cortados em quartos. Envolva tudo muito bem.
Entretanto prepare o molho misturando todos os ingredientes e batendo bem com um garfo para incorporar. 
Sirva a salada com o molho.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Uma ótima proposta para usar o feijão verde e o tomate que também recebi no meu cabaz. Como também trazia uma alface roxa, é capaz de ir substituir a rúcula e... já tenho almoço para amanhã. Obrigada por esta receita com atum, é sempre bom variar.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:33

    Uma boa sugestão, bem colorida e com o novo fiel amigo (atum)!
    As saladas com atum são presença assídua em casa, e que variam consoante os ingredientes utilizados/disponíveis e época do ano, em versão quente ou fria.
    Tenho algumas alfaces e rúcula num vaso, batata doce e normal, tomate, cenoura, e mais algumas coisas. Logo se vê... poderá não ser a mesma coisa, mas é uma ideia rápida para o jantar (e eventualmente, para a marmita do dia seguinte).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir