Arroz de Forno com Peru e Ervilhas


São poucas as coisas que eu não congelo. Desde sobras de claras, queijos, tomate maduro de verão para refogados no inverno, abóbora em cubos, folhas de wraps ou crepes, enchidos, pão, bolos, e quase todas as sobras que eu sei que não vamos consumir em “tempo útil” e que eu não quero deixar estragar.
Na semana em que fiz umas perninhas de peru para o jantar, eu já sabia que ia sobra. E foi mesmo com esse intuito que, assim que acabamos de jantar, desfiei a carne que sobrou e a congelei de imediato. Sabia que haveria de servir para uma outra refeição.
O mesmo se passou com umas sobras de umas ervilhas - que tinham sido um jantar de ervilhas e ovos escalfados - mas que entretanto só tinha sobrado uma chávena de ervilhas. Também foram parar ao congelador.
E depois, ao preparar a ementa semanal de uma das semanas seguinte as ervilhas e o peru lá saíram do congelador, para fazerem par e se transformarem num novo jantar.
Saiu então um arroz de forno com peru e ervilhas.

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de carne de peru desfiada com um pouco de molho (sobras de peru assado que tinha congelada)
150g de ervilhas (usei também sobras de ervilhas preparadas com uns ovos escalfados e que sobraram e eu congelei)
1 cebola pequena
1 chávena de arroz carolino
2,5 chávenas de água a ferver
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e leve-a a refogar num pouco de azeite juntamente com a folha de louro. Quando a cebola começar a querer ficar dourada, acrescente o peru com o molho e as ervilhas e envolva bem, deixando cozinhar uns minutos para apurar.
Coloque depois a mistura de peru e ervilhas num tabuleiro ou pirex que vá ao forno e à mesa e acrescente a chávena de arroz envolvendo bem. Junte depois a água a ferver, temperada com um bocadinho de sal e pimenta, mexendo tudo dentro do pirex. Prove e se necessário retifique os temperos. Envolva no arroz e tape bem com papel de alumínio.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 45 minutos até o arroz ter absorvido toda a água e estar cozinhado. Retire depois o papel de alumínio e deixe secar e tostar um pouco.
Sirva acompanhado de uma salada.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:33

    Mais uma boa ideia para os restinhos!
    Também, costumo congelar algumas coisas, não muitas por não ter muito espaço de congelação - só tenho as 3 gavetas do combinado. Mas é como refere, tudo o que se sabe que não vai ser consumido rapidamente, vai para o congelador.
    Mais uma ideia para ficar debaixo de olho, com restinhos ou feita de raíz, pois o tempo está a ficar fresco e já pede este tipo de pratos!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Hmm, parece-me lindamente! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:45

    Adoro estas dicas de economizar. Também congelo todas as sobras. Sou apologista do zero desperdício.
    Continue Joana com estas dicas

    ResponderEliminar

Imprimir