Cookies de Abóbora e Aveia com Pepitas de Chocolate


Nestas coisas de começar o ano, há sempre a resolução de se passar a comer melhor. Aqui por casa é sempre uma preocupação, sendo que a regra “nem sempre, nem nunca” ainda é a que mais utilizo, porque tem de haver sempre espaço para excepções, dias de festa e de gula. Talvez tenham é de ser reduzidos, mas isso já é outra conversa....
Para alguns dos cabazes do natal, preparei estas maravilhosas bolachas de abóbora, com aveia e açúcar de coco, e que agora sei que fizeram as delícias de quem as recebeu. A receita é da querida Mafalda Rodrigues de Almeida, mas passou a fazer parte das bolachas “boas” preferidas cá de casa.
Deixo a receita para se aventurarem, e começarem o ano a comer melhor. Mesmo que sejam bolachas!

Ingredientes para cerca de 15 bolachas:

150g de polpa de abóbora assada em puré
200g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados)
100ml de óleo de coco
1 colher de sobremesa de canela
120g de açúcar de coco
60g de chocolate 70% cacau partido em pequenos pedaços
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Numa taça coloque o puré de abóbora, o açúcar e o óleo de coco e misture bem. Junte depois a farinha de aveia, o bicarbonato de sódio e o fermento e misture mais um pouco. Acrescente agora a canela e e o chocolate cacau envolvendo bem.
Forre depois um tabuleiro com papel vegetal e coloque bolas de massa sobre o tabuleiro deixando alguma distância para que não se colem no forno.
Leve a cozinhar em forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 12 a 15 minutos (ou até as bordas começaram a ficar escuras.
Deixe arrefecer completamente antes de servir ou de colocar num recipiente hermético.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:42

    As receitas de bolachas são sempre bem vindas, ou não fosse uma "bolacheira empedernida" nas horas vagas (ou quando há vontade de encher os frascos das bolachas)!
    Como em tudo, há que ter peso, conta e medida, e não fazer das exceções a regra.
    É uma receita para experimentar, pois estamos na época da abóbora, e talvez saia com esta ou batata doce (tenho muitas dadas pelo vizinho). Depois darei notícias!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão: podemos continuar a comer o q gostamos, no meu caso é mais os doces, mas se pudermos enveredar por alternativas mais saudáveis e caseiras, melhor ainda :) Podes crer q esta é mais uma receita a apontar p fazer :) Bjinhos e um 2019 mais saudável e feliz :)

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de partilha, esta é para experimentar :)
    Feliz 2019!

    ResponderEliminar

Imprimir