Linguadinhos com Molho de Manteiga e Alho


Estes linguadinhos, que não são bem linguados, mas um outro parente, conhecido como línguas ou azevias (são mais pequeninos que os linguados!) vieram no nosso cabaz de peixe do Peixinho da Lota, juntamente com mais outras coisas como polvo, atum e peixe galo. Isto de morar numa cidade onde não há lota e ter entregue no conforto na nossa casa peixe de mar, já preparado, amanhado e embalado a vácuo, e pescado durante a noite, é um previlégio maravilhoso. (Para já a Peixinho da Lota faz entregas também em Viseu e Leiria, além de Coimbra!)
O cabaz chegou, e ao ver o peixe, mil receitas começam a surgir com o que se pode fazer com ele. Para as línguas - que ainda por cima são simples de arranjar para os miúdos - a ideia foi logo prepará-las num simples molho de manteiga e alho, e assim ficam prontas em menos de 15 minutos (porque são fininhas!) e ter assim uma refeição ideal para dias da semana. 
Aqui em casa todos gostaram bastante! Quando o peixe é bom e fresquinho, é preciso muito pouco!

Ingredientes para 4 pessoas:

 8 línguas (azevias) ou 4 linguados já amanhado
2 colheres de sopa de manteiga
sal e pimenta q.b.
3 dentes de alho
60g de manteiga
sumo de limão q.b.

Preparação:

Tempere o peixe com sal.
Leve uma frigideira grande ao lume com o azeite e a manteiga e deixe aquecer. Coloque depois o peixe na frigideira e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Vire depois o peixe e junte os dentes de alho ralados ou pisados num almofariz até estarem em pasta e envolva bem no molho de manteiga e azeite. Tempere também com um pouco de pimenta moída na hora e deixe cozinhar mais 2 ou 3 minutos. (Dependendo da grossura do peixe - e se usar linguado - , pode ter e cozinhar um pouco mais de cada lado, mas não deixe secar!)
Retire o peixe para o prato de servir e regue com o molho da frigideira. Junte umas gotas de sumo de limão e sirva de imediato.
Acompanhe com batatinhas cozidas e legumes a gosto.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo13:36

    É uma boa sugestão, mesmo para os filetes de peixe.
    Os cabazes de entrega de pescado fresco e amanhã do são uma boa ideia, e bastante prática. O único senão é não haver muita oferta deste tipo de produto/serviço, por todo o país.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Tentei encomendar o cabaz para entrega em Leiria e não permite... no site não aceita o código postal.
    Estava tão entusiasmada por poder receber o cabaz, mas infelizmente para esta zona não é possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Garanto-lhe que há entregas em Leiria, pelo menos 1 x por semana. Pode ter apanhado o período em que não houve entregas de peixe , derivado ao mau estado do mar que invalidou a ida à lota. Aconselho também sempre a fazer a encomenda por telefone. É sempre mais seguro, e fica a saber caso por algum motivo exista algum problema!
      Att,

      Joana Roque

      Eliminar
    2. Recebi hoje a minha primeira encomenda.
      Voltei a tentar no dia seguinte e já foi possível fazer a encomenda.
      Estou muito entusiasmada e claro que tenho de lhe agradecer pela partilha.
      Muito simpáticos e profissionais!
      Parabéns a este projecto

      Eliminar

Imprimir