Copinhos de Chocolate com Doce de Ovos Pobre e Frutos Vermelho


Sempre ouvi dizer que “é Natal até aos Reis”, e para mim, o dia de Reis é assim uma espécie de festa de despedida do natal. Até lá mantemos as decorações e a árvore e o espírito das Boas Festas. E depois disso sentimos finalmente que as rotinas, a casa e os dias começam mesmo a voltar ao normal.
Acabo sempre a ficar ligeiramente nostálgica em dias de retirar as decorações de natal, mas gosto de fechar ciclos que me deixam feliz.
Dia de Reis está mesmo a chegar, e não sei se há por aqui quem comemore, nem que seja com um bolo rei ou rainha nestes dias. 
Por aqui, desde que tivemos os miúdos, que eles trazem sempre uma coroa da escola, ou “celebram” de alguma forma, e nós tentamos sempre fazer algo com eles.
Por isso, e como despedida do Natal, aqui fica uma sobremesa muito simples de preparar!

Ingredientes:

16 copinhos de chocolate
6 ovos
o peso dos ovos em açúcar (pesados os ovos antes de partir)
Frutos vermelhos a gosto
fios de ovos q.b.
hortelã q.b
açúcar em pó q.b.

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar e leve ao lume numa caçarola mexendo sempre até engrossarem. Deixe arrefecer antes de utilizar.
Recheie depois cada copinho com o doce de ovos. Decore depois a gosto com os frutos vermelhos, as folhinhas de Hortelã e os fios de ovos. Povilhe com açúcar em pó


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Bom dia! Onde arranja os copinhos de chocolate? Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Depois do ano novo entro em modos 'slow down' mas no dia de Reis temos sempre um Bolo-Rei para a despedida. Bom Ano!!!

    ResponderEliminar
  3. Onde arranja os copinhos de chocolate? Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Na minha família, temos a tradição de celebrar os Reis, porque como a família é grande e não conseguimos passar o Natal todos juntos,juntamo-nos sempre na noite de dia 5 de Janeiro, para o primeiro jantar do ano em família e festa de despedida do Natal. Há bacalhau, rabanadas, aletria, leite-creme e bolo-rei. No dia 6 ainda andamos a comer as sobras do dia 5 e no dia 7, finalmente, retiram-se as decorações natalícias (no meu caso, também sempre com a nostalgia de que aqui fala a Joana!)e arquivamos o Natal durante os 11 meses seguintes. :)
    Gostei imenso destes copinhos, estão lindos e devem ser uma delícia!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:23

    Estes copinhos estão uma autêntica tentação!
    Não tenho o hábito de comemorar os Reis, mas é uma forma de prolongar um pouco as doçuras do Natal em versão mais simples. Curiosamente, é fora da época festiva, que normalmente apetece alguns doces de Natal, bolo-rei (ou rainha) e as rabanadas/filhoses.
    Irei guardar a sugestão para um momento de gula repentina, ou alguma ocasião especial.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir