Polvo Confitado com Alho e Alecrim


Este mês de Janeiro, com as maleitas dos miúdos, está a custar a passar. Parece que nunca mais passa, e que não fazemos outras coisa do que estarmos enfiados em casa a curar febre e vírus.
Mas adiante, que isto passa não tarda!
Hoje trago uma receita de polvo, que cá em casa é sempre um eterno favorito, apesar de às vezes os miúdos dizerem que não querem. Quando não querem polvo, troca-se o nome para “carne do mar” e já há mais vontade de comer. Desta vez, o polvo fresco da “Peixinho da Lota” foi cozido (desde que aprendi a cozer polvo assim nunca mais preparei de outra maneira) e depois foi ao forno a “confitar”. O azeite que fica é maravilhoso para temperar as batatas a murro e a couve salteada, mas nada se desperdiça. Guarda-se num frasco para outras utilizações, de peixe ou polvo!
Espero que gostem!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 polvo com cerca de 1kg
1 cebola
sal e pimenta q.b.
150ml de azeite
4 dentes de alho
1 ramo de alecrim fresco

Preparação:

Coza o polvo numa panela sem água, em lume brando e tapado, apenas com uma cebola. A água que o polvo liberta é suficiente para o cozinhar, e quando a cebola estiver cozinhada, o polvo também estará.
Retire depois o polvo e coloque-o num pirex (não muito grande), inteiro ou separado em tentáculos. Cubra com o azeite, tempere com uma pitada de sal e pimneta e junte os dentes de alho inteiros e descascados e o alecrim, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20minutos.
Sirva depois com batatinhas a murro (dê-lhes uma pré cozedura primeiro e depois cubra-as de sal e leve a acabar de cozinhar no forno. Retire e dê-lhes “um murro” antes de levar para a mesa) e com couve salteada.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Nunca cozinhei o polvo assim fresco, sempre me recomendaram a congelar primeiro. É possível fazer isso numa panela de pressão?

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana, Antes de mais, parabéns pelos blogs cheios de dicas e ideias úteis e práticas (que adoro seguir!) e pelos livros (O dos jantares faz imenso jeito!)!
    Quanto à cozedura do polvo, fiquei curiosa! Usou polvo fresco, mas posso usar congelado? Devo descongelar primeiro? Quanto tempo demora, em média a cozer?
    Obrigada e parabéns também para a sua pequena Benedita! :)

    ResponderEliminar
  3. Filipa12:20

    Joana, sempre que cozinho o polvo assim é um stress com a água, porque está sempre a sair para fora. Algum conselho?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:03

    Também gostaria de saber, se sendo o polvo congelado o processo é o mesmo..
    Obrigada
    Ana Tavares

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:14

    Tinha ficado curiosa com este polvo quando o vi na meal prep.
    A forma de o cozinhar é nova, pois só conhecia a de cozer o polvo congelado.
    Vai ser algo para fazer assim que arranje o polvo, pois é apreciado em casa, embora os "esquisitos de serviço" não digam o mesmo!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  6. É de facto uma boa tecnica de cozedura , mas nao lhe pode chamar confitado, confitar é outra coisa.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:21

    Desculpa mas não é confitado, isso é á lagareiro.

    ResponderEliminar

Imprimir