Waffles de Aveia e Maçã (sem açúcar ou laticínios)


A Maria Benedita está quase a fazer 1 ano. E conta já com 6 meses de alimentação complementar em BLW. O que significa que não houve as sopinhas ou as papinhas tardicionais. Os alimentos são apresentados “inteiros”, com cortes específicos e adaptados a este “método” e à idade da criança e as suas competências a cada momento. Agora já começa a comer “sopas” e “papas”, mas sempre pela mão dela - com muita porcaria à mistura - porque um dos objetivos fundamentais do BLW é que a criança coma sozinha, ao seu ritmo e pela sua mão... O que acontece, é que ao não lhe oferecermos as papas e sopas convencionais, acabo a “inventar” outras formas de lhe oferecer os alimentos que fariam parte dos lanches. Em vez de papas de aveia, por exemplo, faço-lhe panquecas, waffles, “bolachas” e outro tipo de alimentos mais sólidos que ela seja mais capaz de comer sozinha.
E tudo o que faço para ela, acaba também a ser aprovado pelos irmãos e por nós, porque o BLW tem também este maravilhoso princípio de todos comerem o mesmo desde o momento que a criança começa com a alimentação complementar. E sim, a Benedita come o mesmo que nós, desde os 9 meses de idade. E acabo apenas a encontrar alternativas mais simples para ela para os lanches e pequenos almoços, para diversificar e também para variar da fruta, ovos, das bolachas de milho ou de arroz, do pão e do leite (adaptado).
Por isso, e apesar destas waffles terem sido preparadas a pensar na Maria Benedita e nos seus lanches e pequenos almoços, são cozinhadas para todos. Eu gosto das minhas com Maple Syrup ou mel e uns frutos vermelhos. Os miúdos gostam de colocar iogurte e banana por cima, e a Benedita costuma comer as dela assim mesmo, simples.
E como são uma receita para todas as idades, nada melhor do que a partilhar por aqui.

Ingredientes para cerca de 12 waffles :
(chávena usada com 225ml de capacidade)

2 chávenas bem cheias de farinha de aveia (flocos de aveia triturados até ficarem em farinha)
1 colher de sopa de fermento em pó
2 ovos
1 chávena de leite de aveia
3/4 de chávena de água (uso água com gás porque acho que as waffles ficam mais crocantes por fora)
1/4 de chávena de óleo de coco derretido ou óleo de grainha de uva
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 maçã grande aos cubos

Preparação:

Numa taça misture a farinha de aveia, a canela e o fermento em pó. Reserve.
Numa outra taça misture os ovos com o leite de aveia, a água, o óleo de coco. Junte a mistura de líquidos às farinhas e envolva bem.
Descasque a maçã e corte-a em cubos pequenos. Junte também à massa. Deixe repousar 5 minutos.
Aqueça a máquina das waffles e coloque colheradas de massa no centro das chapas. Feche a máquina e deixe cozinhar, cerca de 5 minutos ou até as waffles estarem cozinhadas. Retire e repita até esgotar a massa.
Sirva as waffles simples  - no caso dos bebés - ou com o que mais gostar: maple syrup, mel, compotas, mistura de frutos, iogurte....
Nota: se não tiver máquina de waffles experimente fazer panquecas numa frigideira anti aderente.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Muito bem, alguém q tem a coragem de enfrentar 'tradições' e costumes tão enraizados na 'educação' dos meus novos! Mete-me um bocado impressão ver quase tds as mães espetar com colheres de papa e bolachas maria na boca aos miúdos! E vou fazer estes waffles, pq cá em casa somos tds adultos :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Que ricos e deliciosos waffles!
    Feliz 2019,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:53

    Uma boa ideia para todos!
    É pena que o BLW não seja mais divulgado e implementado. Talvez se deva ao facto de não haver paciência nem "vontade" para lidar com a "sujidade" inerente a este processo. Mas a verdade é que é um processo que integra todos, e torna as crianças mais autónomas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Olá boa tarde,
    Tenho alguma dificuldade em encontrar bebidas que complementem estes sólidos, como e o caso de panquecas, pão, biscoitos bons.. tem sugestões de bebidas sem ser leite ou o iogurte? Obrigada! Inês

    ResponderEliminar
  5. Que boa ideia, e em grandes quantidades. Vou fazer :)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Imprimir